[quote=Edevar] Pretento desenvolver alguns sistemas web como autônomo para micro e pequenas empresas, ja tenho certa experiência com Java + Jboss Seam e com C# + Asp.net(Webform), mas estou em dúvida sobre qual dessas tecnologias escolher, sendo que não quero comprar licenças e que gosto bastante do das duas linguagens.
Também não tenho ideia de como devo trabalhar (PJ ou micro-empresa), pois quero ter um meio de protestar caso não receba os pagamentos.
Outra coisa seria como o pessoal anda cobrando dos clientes, cobram um valor para o sistema e depois cobram uma mensalidade, quais opções eu tenho e quais suas vantagens e desvantagens?
Opinem, por favor.
Obrigado[/quote]
As tecnologias e o modelo de empresa o pessoal já comentou. concordo que vc pode usar as duas conforme o cliente e o projeto.às vezes os clientes preferem uma plataforma especifica por causa do legado que já têm. Então, deixe o client escolher, e se ele não quiser ou não precisar escolher, vc decide conforme o tipo de sistema e o esforço necessário.
Eu queria comentar o modelo de negócios.
Se vc é uma emprea que produz software on demand vc é como um alfaite de código. Vc vende por “peça”. Sendo que “peça” é o software encomendado. Então cobre pelo software como um todo e não especifique quando vale cada parte ou coisas como “por/hora”. O alfaiate não faz ternos por metro nem por hora e ele não diferencia a calça do palito porque para ele é tudo uma coisa só: o terno. O máximo que o alfaite faz é dizer que com o tecido X custa Z e com o tecido Y custa W. No caso do software isso seria relacionado ao risco e ao beneficio final da aplicação. Aplicações mais “user friendly” são mais caras ( vide apple) porque são mais confortáveis. Existe toda uma série de propriedades do software que o podem fazer ser mais caro.
Se vc é uma empresa de produto, vc vende licenças de uso. Se seu produto tem upgrades vc pode cobrar pelos upgrades , ou vc pode pedir uma mensalidade que dá direito aos upgrades “free”. Também existe a mensalidade que dá direito a suporte free. Isto são tipos de contrato com o cliente do seu produto e pode estar ou não associado à licença. nos dias de hoje meio que costuma estar associado à licença.
Se vc é uma empresa que satisfaz alguns nichos como a criação de scripts ou a costumização de um produto via script, então caberia um modelo por script ou por hora, porque um script é um pedaço de software bem compartimentado e isolado.
Fuja de cobrar desenvolvimento por hora. Não apenas vc vai se dar mal como deprecia o que vc está fazendo. Imagine um alfaiate que cobre por hora e imagine o que vc pensaria dele.
Estimar o custo e o preço de um software on demand não é simples, mas vale o esforço pois pagamentos por hora ( ou por mês) são uma furada. O cliente vai começar a usar argumentos do tipo “vc não fez o que eu pedi, não te pago” ( quando na realidade ele mudous os requisitos no meio do caminho só para se esquivar … é… tem sacanagem nessas coisas… )