Desenvolvedor autônomo - Java ou C#

Pretento desenvolver alguns sistemas web como autônomo para micro e pequenas empresas, ja tenho certa experiência com Java + Jboss Seam e com C# + Asp.net(Webform), mas estou em dúvida sobre qual dessas tecnologias escolher, sendo que não quero comprar licenças e que gosto bastante do das duas linguagens.

Também não tenho ideia de como devo trabalhar (PJ ou micro-empresa), pois quero ter um meio de protestar caso não receba os pagamentos.

Outra coisa seria como o pessoal anda cobrando dos clientes, cobram um valor para o sistema e depois cobram uma mensalidade, quais opções eu tenho e quais suas vantagens e desvantagens?

Opinem, por favor.
Obrigado

Não existe bala de prata… depende muito do tipo do sistema que você vai fazer, onde vai rodar, etc… Geralmente sistemas para pequenas empresas não possuem regras ou complexidades técnicas tão grandes, fato esse, que pode possibilitar você trabalhar com mais de uma tecnologia, dependendo da necessidade do cliente.
A melhor forma de trabalhar para começar e o MEI (Micro empreendedor individual)… procure na Internet. Você não pode ter participação em nenhuma outra empresa. Faturamento maximo (pelo menos declarado) até R$ 5.000,00 por mês. Pode ter um funcionário. Os custos para manter são baixissimos porque não precisa de contador. Depois se aumentar o faturamento pode trocar para micro empresa. Pelo MEI ou micro empresa você vai possuir um CNPJ. Para protestar os clientes recomendo abrir a conta juridica em um bom banco que forneça ferramentas para você trabalhar sua cobrança de forma que possibilite o protestamento destes se necessário.

Em relação ao modelo de negócio vai depender muito do que você quer fazer.
Tem quem trabalhe por custo/hora… o projeto tem X horas e vai custar determinado valor.
Tem quem vende um produto para varios clientes, e possui um preço fixo de licença ou senão um valor mensal.
Se eu tivesse uma empresa para desenvolver produtos, cobraria apenas o aluguel mensal destes. Se fosse desenvolver projetos, cobraria por hora e utilizaria alguma métrica para demonstrar aos clientes que a necessidade dele exige X horas. O preço médio da hora de desenvolvimento é R$ 120,00, mas varia de R$ 80,00 até R$ 200,00… depende muito…

Vantagens e desevantagens é muito relativo…

Amigo … desculpe… mas consultei o site do MEI (minha esposa se encaixa na categoria professor particular), porém não é possível usar o MEI para desenvolvimento de software… terá de ser micro empresa mesmo…

putz não fui eu que abri o tópico mas já tava animado com esse lance :lol:

Dei uma pesquisada, a melhor coisa seria abrir uma ME mesmo.
Vi em alguns foruns algumas pessoas falando que são MEI mas mentem na caracterização das atividades.

Já viu se consegue EIRELI?

[quote=Edevar] Pretento desenvolver alguns sistemas web como autônomo para micro e pequenas empresas, ja tenho certa experiência com Java + Jboss Seam e com C# + Asp.net(Webform), mas estou em dúvida sobre qual dessas tecnologias escolher, sendo que não quero comprar licenças e que gosto bastante do das duas linguagens.

Também não tenho ideia de como devo trabalhar (PJ ou micro-empresa), pois quero ter um meio de protestar caso não receba os pagamentos.

Outra coisa seria como o pessoal anda cobrando dos clientes, cobram um valor para o sistema e depois cobram uma mensalidade, quais opções eu tenho e quais suas vantagens e desvantagens?

Opinem, por favor.
Obrigado[/quote]

As tecnologias e o modelo de empresa o pessoal já comentou. concordo que vc pode usar as duas conforme o cliente e o projeto.às vezes os clientes preferem uma plataforma especifica por causa do legado que já têm. Então, deixe o client escolher, e se ele não quiser ou não precisar escolher, vc decide conforme o tipo de sistema e o esforço necessário.

Eu queria comentar o modelo de negócios.

Se vc é uma emprea que produz software on demand vc é como um alfaite de código. Vc vende por “peça”. Sendo que “peça” é o software encomendado. Então cobre pelo software como um todo e não especifique quando vale cada parte ou coisas como “por/hora”. O alfaiate não faz ternos por metro nem por hora e ele não diferencia a calça do palito porque para ele é tudo uma coisa só: o terno. O máximo que o alfaite faz é dizer que com o tecido X custa Z e com o tecido Y custa W. No caso do software isso seria relacionado ao risco e ao beneficio final da aplicação. Aplicações mais “user friendly” são mais caras ( vide apple) porque são mais confortáveis. Existe toda uma série de propriedades do software que o podem fazer ser mais caro.

Se vc é uma empresa de produto, vc vende licenças de uso. Se seu produto tem upgrades vc pode cobrar pelos upgrades , ou vc pode pedir uma mensalidade que dá direito aos upgrades “free”. Também existe a mensalidade que dá direito a suporte free. Isto são tipos de contrato com o cliente do seu produto e pode estar ou não associado à licença. nos dias de hoje meio que costuma estar associado à licença.

Se vc é uma empresa que satisfaz alguns nichos como a criação de scripts ou a costumização de um produto via script, então caberia um modelo por script ou por hora, porque um script é um pedaço de software bem compartimentado e isolado.

Fuja de cobrar desenvolvimento por hora. Não apenas vc vai se dar mal como deprecia o que vc está fazendo. Imagine um alfaiate que cobre por hora e imagine o que vc pensaria dele.
Estimar o custo e o preço de um software on demand não é simples, mas vale o esforço pois pagamentos por hora ( ou por mês) são uma furada. O cliente vai começar a usar argumentos do tipo “vc não fez o que eu pedi, não te pago” ( quando na realidade ele mudous os requisitos no meio do caminho só para se esquivar … é… tem sacanagem nessas coisas… )

Agradeço as respostas de todos, minhas dúvidas foram sanadas.