Desenvolvedor Full Stack

Salve Galera…
Galera gostaria de saber a opinião de vcs. Imaginando uma pessoa que já tem uma boa lógica de programação e deseja ser um Desenvolvedor Full Stack analisando o mercado de programação hj, vale mais a pena investir pesado no Java ou JavaScript. Eu sei que dá para aprender as duas mas qual das duas terá mais futuro a médio e longo prazo?

1 curtida
  • Primeiro o que é FULLSTACK?
  • Segundo já vem comparação de linguagem, pra que, porque, donde, quando?

Dica: ganhar dinheiro com programação leva tempo e conhecimento, então, foque no que deseja aprender e vai estudar, vai treinar, vai codificar, vai ver a região aonde você mora para ver o que o mercado deseja (já que o mercado é mais importante do que seu gosto)

Eu vou respeitar, mas, eu vou repetir, perguntas assim não levam a futuro algum, sabe porque, são mais importante do que o conhecimento adquirido.

Vamos começar por aqui: Neymar não ganha mais dinheiro que o Zé da Linguiça que joga no time amador do campeonato de várzea do teu estado por que ele é mais bonitinho. Ele ganha mais por que soube vender o talento que tem (não vou questionar se ele joga ou não). Ele se mostrou diferenciado, alguém comprou a ideia e pagou (ainda paga) por isso.

Agora, então, se você se mostrar diferenciado em java, C#, PHP, ruby ou mesmo javascript, certamente você vai ganhar mais e melhor.
O teu conceito de linguagem complexa é meio estranho. Java e javascript são extremamente diferentes. Mas, quem aprendeu java primeiro, pode pensar que uma linguagem não tipada (como o PHP e o próprio JS) é muito mais complicada (por que raios declarar var ou let e não dizer de que tipo é aquela variável?).

Sobre desenvolvedor full stack…
Quando eu comecei a desenvolver, o nome disso era desenvolvedor mesmo. Essa coisa de fullstack só apareceu agora para designar o profissional que se f0d& no front e no back (isso não significa que o cara seja bom em ambos. Geralmente ele é medíocre em um e esforçado noutro).
Porém,se é pra optar entre uma que vai te sustentar e outra que vai exigir e demandar tempo… Eu escolho a primeira.

Isso é um forum, faz parte comentar não só sobre o texto do autor do tópico.

@Lucas_7, simule a procura por emprego agora e veja na prática o que mais pedem nas melhores vagas. A partir daí invista no que for de acordo com a realidade da região que deseje trabalhar. Não adianta investir em back-end Java ou front JavaScript se por acaso o forte ai for back-end .NET ou PHP com mínimo de JavaScript.

Deixa eu explicar meu ponto de vista (vulgo

):

  1. Que eu nem estava discordando de ti, pelo contrário, apenas ressaltei que a complexidade ou a falta dela é uma percepção pessoal. E o que eu respondo é, sempre, com base na minha percepção pessoal. Sendo assim, eu sou um dos caras que, mesmo tendo estudado PHP antes de java, sempre achou o js uma bela duma bost@ por conta de sua estrutura. Mas, como é importante ressaltar, para evitar que uns e outros se sintam ofendidinhos: é a minha opinião.
  2. Você já conheceu alguém que trabalhou ou passou pelo processo seletivo do Google, Amazon, Facebook ou alguma empresa gigante dessas? Pois é, eu sim. E, em efetivo, você precisa ser muito, mas muito bom em javascript (além de falar, no mínimo, 3 idiomas fluentemente e gostar muito de trabalhar). Então, se eu falo que: se você se mostra diferenciado em ____________________ (complete com a linguagem que desejar), você certamente ganhará mais e melhor.
  3. Eu sempre digo que: enquanto discutem se linux > windows, intel > amd, toddynho > leite com pêra, java > c#, eu continuo ganhando dinheiro e me divertindo com tais comentários sem embasamento e com o objetivo de desqualificar o outro. Acontece que eu estou nesse fórum desde 2010… E, sim, isso tudo aqui era mato e quem frequentava era um pessoal mais casca grossa. Mimimi nem existia, na real.
  4. Linguagem é só ferramenta. Assim como SO ou IDE. Não existe melhor, pior ou mais ou menos. Existe aquela com que você se identifica e aquela que você usa para receber no fim do mês. Se ambas forem a mesma, melhor.