Desenvolvedor Java Junior

Fala galera, tudo bem? Estou no meio da minha faculdade e já me decidi que quero trabalhar como Desenvolvedor Java. Durante a faculdade quero aprimorar meus conhecimentos e quando terminar a faculdae quero ter o minimo de conhecimentos necessários para ser um desenvolvedor java junior. Sei que não é padrão mas na opinião de vocês e até pessoas aqui do grupo que recrutam novos desenvolvedores, quais são os conhecimentos minimos necessarios que todo Desenvolvedor Java Junior deve ter, quais tecnologias ele deve dominar? Obrigado desde já pela ajuda pessoal!

Olhe como estão as vagas de sua região, não adianta a galera falar aqui que precisa de isso, isso e isso, sendo que quando vc for para o mercado está diferente.

1 curtida

Mano eu sei que é tenso.

Eu acho que a maioria das pessoas que entram numa faculdade, pensando que vai aprender a programar está redondamente enganado … (principalmente se for ciência da computação)

Você vai se envolver em tudo que a área da computação envolve, portanto entre com a mente aberta, muitos conteúdos novos vão surgir

1 curtida

Alguns conhecimentos elementares tem que estar na ponta da língua:

• Lógica de programação
  • Estruturas de dados (listas encadeadas, árvores, tabelas hash, etc.)
  • Orientação a Objetos
  • Banco de dados e SQL
  • Conhecer a linguagem de programação. No caso de Java isso significa entender como Java organiza a memória,
    variáveis primitivas x referências, collections API, etc.

Com essa base, já é possível atuar como júnior. Mas algumas habilidades mais práticas podem contar como diferencial:

• Conhecer pelo menos um framework MVC
  • Ter implementado e implantado uma aplicação completa, pode ser algo simples, mas que mostre que você conhece desde a construção da interface até o banco de dados. Se for para mobile, faça um app e disponibilize na store da plataforma.
  • Conhecer um controlador de versão, como Git ou SVN
2 curtidas

As dicas do rmendes08 foram muito boas, realmente esses pontos são importantes.

Uma dica, é tentar conseguir um estágio antes de se formar, e não esperar se formar pra tentar algo como Junior. Não há forma melhor de aprender, se não for praticando.

Outra dica é: o mercado é malvado, pede tecnologias específicas, mesmo pra um junior, e na nossa área é uma sopa de letrinhas. Não precisa necessariamente aprender, saber implementar, mas tente entender essas letrinhas que tanto aparecem nas vagas. Ex: Backend, Frontend e Fullstack, SQL, NoSQL, GIT, SVN, Tomcat, Web container, HTML, CSS, Javascript, JPA, Hibernate, JSF, MVC, EJB, Maven.

Não tenha medo dessas palavras, há bastante, porém elas não são complicadas de saber o significado.

1 curtida

no BR o conceito de estagiario é : um programador junior pra pleno que vai custar baratinho pra empresa.

logo vc vai ser bastante exigido. isso tem pros e contras

pros: vc aprende mais rapido e ganha experiencia pois seus atos tem consequencias e nenhuma faculdade ensina isso

cons: vai ser dificil conseguir um estagio sem saber muita coisa, a pressão pode ser grande e vc pode não estar preparado

arrume amigos que ja trabalhem ou tem estagio. veja o que eles fazem ou trabalham.

tem empresas q mesmo q o cara seja “bom” ele nao domina uma tecnologia x em especifico entao vc tem um tempo pra aprender, treinamento, etc.

1 curtida

Concordo! E com esse conceito eles exigem um nível do estagiário que ele ainda não possui, afinal o mesmo quer o estágio para adquirir conhecimeto e experiência. Estou cursando ciência da computação, e por essa exigência cada vez maior fui buscar conhecimento extra faculdade para conseguir concorrer à estas vagas, hoje conheço Spring, Hibernate, tenho projeto que fiz no github, etc etc e após adquirir estes conhecimentos estou à uns 5 meses atrás de estágio e nada, realmente está difícil o mercado, mas mesmo assim acho que tem que ser persistente que uma hora “encaixa”.

1 curtida

isso depende muito da empresa.

tem lugar q não faz teste unitario, tem lugar q sem isso vc não trabalha.

a diferença é notavel quando a qualidade de vida.

1 curtida

Obrigado galera pelas dicas…vou começar a procurar cursos e tentar fazer pequenos projetos usando as tecnologias mencionadas.VLW!!!