Desenvolvedor java querendo começar a estudar Oracle

Boa tarde pessoal,

Sou desenvolvedor java e só trabalhei até hoje com aplicações MySql. Sei que o Oracle é o banco de dados que as grandes empresas utilizam e resolvi aprender para atualizar meu currículo.
Minhas perguntas são:

1. O que é essencial para um desenvolvedor java, ou de qualquer outra linguagem, saber de Oracle? Sei que existem diversos cargos na área de oracle e queria aprender exatamente o básico ou específico que um desenvolvedor precisa para trabalhar com aplicações java usando Oracle.

2. Como e o que começar a estudar, material ideal para quem não sabe nada de Oracle aprender essa parte.

Resumindo, estou precisando de uma orientação, sobre que parte do oracle devo focar, o que instalar, etc…

Agradeço e aguardo retorno.

Instale o Java 7 Update 21
http://www.java.com/pt_BR/download/
Baixe o Eclipse
Nesse link baixe a versão Eclipse Classic 4.2.2,

Baixe também uma boa apostila, eu recomendo essa da Caelum.

DarkNei na verdade eu já trabalho com java, estou precisando de dicas para começar a aprender oracle.
Quero aprender o básico para trabalhar com oracle junto ao java.

Baixe o Oracle Database Express Edition e SQLDeveloper, é a versão free, portanto tem algumas limitações como espaço no banco,
mas para estudo é bem tranquilo :wink:

O que aprender depende até aonde vc quer chegar, se vc sabe administrar o mysql e vc quer também saber administrar o oracle então busque sobre administração oracle pois não foi assim que vc aprendeu sobre a administração do mysql ? E a mesma forma, usa SQL e é apenas isso.
PS: Se vc estivesse falando sobre noSql ai seria diferente pois os conceitos mudam mas entre bancos SQL e só ver a documentação especifica do produto.

Assim como no Java, ver o que é exigido numa certificação pode ser um bom guideline:
http://www.oracle.com/partners/en/knowledge-zone/database/oracle-database-11g/1z0-514-resources-169352.html

Se você só quer usar o banco, então, fuçar bastante e ler a documentação também pode ser um bom caminho.

[quote=igortsouza]Boa tarde pessoal,

Sou desenvolvedor java e só trabalhei até hoje com aplicações MySql. Sei que o Oracle é o banco de dados que as grandes empresas utilizam e resolvi aprender para atualizar meu currículo.
Minhas perguntas são:

1. O que é essencial para um desenvolvedor java, ou de qualquer outra linguagem, saber de Oracle? Sei que existem diversos cargos na área de oracle e queria aprender exatamente o básico ou específico que um desenvolvedor precisa para trabalhar com aplicações java usando Oracle.

2. Como e o que começar a estudar, material ideal para quem não sabe nada de Oracle aprender essa parte.

Resumindo, estou precisando de uma orientação, sobre que parte do oracle devo focar, o que instalar, etc…

Agradeço e aguardo retorno.[/quote]

[color=red]Bom, sejamos focados no q aprender para começar em projetos com Oracle:[/color]

• É importante saber instalar um Oracle do zero (foque em versões como 10g e 11g e tb o 9i);

• O q é instancia, como criar, qual porta é a padrão do Oracle, o q é tablespace, como criar e alterar, como criar usuário, dar permissionamento, fazer importação e exportação de base de dados com imp/exp e impdp/expdp, parar e subir o serviço do Oracle Listener, entender o conceito de schema…

Kra, se vc souber isso e eu tivesse contratando com certeza o colocaria num projeto com Oracle, e claro, treinar fundamentalmente o conceito de inner join, select, insert, update e delete (o básico q provalmente vc já domina por consequencia de mexer no MySQL)…