Desenvolvedor x Nível superior

15 respostas
doravan

Amigos, trabalho como Dev. Junior em uma empresa na minha cidade. Fui selecionado entre vários colegas de nível superior.
Gostaria de saber se isso é uma particularidade da minha terra, ou se acontece em outros lugares no país.

Eu queria subir mais na carreira de desenvolvedor, gosto demais do que faço, além de ter boa experiência nessa área, trabalho com Java, mas conheço Delphi, PHP, C# e C++, porém não tenho nível superior em informática, estou estudando Direito.

Pergunto, é necessário mesmo nível superior em alguma área de informática para me tornar um desenvolvedor melhor remunerado?

15 Respostas

gfkauer

Isto é muito relativo.
Experiencia conta muito, mas para algumas empresas de grande porte você deve ter formação na área de atuação.

Eu por exemplo, tenho formação comcluída em Licenciatua em Física, e atuo como desenvolvedor PL/SQL. Dentro da minha empresa sou tido como senior pelo tempo de experiência, cursos, certificações e projetos que trabalhei, mas recentemente fiz uma entrevista para uma grande empresa na qual eu fui julgado como junior, apenas por não ter formação na area. Detalhe, o convite surgiu pois eu fui o instrutor de um curso para os funcionários formados, mas sem conhecimento pratico.

Já vi programadores/desenvolvedores com mais de 10 anos de experiencia e apenas o 2º grau concluído que na sua empresa era junior, mas sabia mais que os seniors da empresa.

Uma formação na área conta, e muito, mas muitas das empresa olha mais se você é experiente para a função. Hoje você trabalha como Desenvolvedor Junior, talvez nesta mesma empresa para chegar a senior ou a analista eles exijam superior na área…

A

A questão é que tem muita consultoria por aqui que contrata sem nível superior, isso vai depender a da exigência da consultoria tal como a exigência
de seus clientes. O fato de você já estar cursando nível superior já conta ponto, pelo menos na minha concepção. Tenho certeza de que o “curso de informática” não é pré-requisito essencial para você ser um excelente Desenvolvedor, contudo cada empresa tem sua opinião formada.

bsmachado

OLha, não necessariamente, conheço alguns colegas que fizeram so téc. em Informatica e ganham melhor que quem tem superior, mas é bom um diploma de superior… sim, uma dica pra você que ja conhce bem informatica, faz um curso de 2 anos e meio, é vantagem. É mais rápido e direto… Por exemplo o curso de Analise e Desenvolvimento de SI…

Y

Se vc for pra uma selecao com muitos outros candidatos é possivel que seu curriculo seja deixado de lado por nao ter formacao superior, mas a partir do momento em que te chamam e te avaliam, na maioria dos casos a experiencia pratica vai contar mais.

De qualquer forma o diploma faz falta sim, e se voce nao quiser cursar uma faculdade na area, vai ter que se esforcar muito pra compensar isso.

mews

Na minha concepção existem duas maneiras de ser contratado

Através de envio de currículos, onde esse é geralmente analisado junto com inúmeros outros currículos e nesse caso a formação fará diferença.
Outra maneira, e que geralmente lhe traz melhores salários é através de uma boa indicação e ai sim será avaliado a sua capacidade técnica.

Como muitos aqui falaram.
Eu não contrataria por causa de um currículo na nossa área de atuação, mas utilizaria para filtrar possíveis candidatos.

eduveks

Assino embaixo…

É exatamente o meu caso! Na verdade tenho 13 anos de experiência. E cheguei a fazer 5 meses de publicidade e propaganda :stuck_out_tongue:

Na empresa em que trabalho somos cerca de 16 pessoas, todas formadas, menos eu e um amigo (que esta so terminando a faculdade agora, parou durante bastante tempo). Só nos os dois é que somos seniors devido a nossa larga experiência e diversidade de trabalho que fazemos.

Com isto eu tenho a idéia posso estar muito errado, mas até hoje reparei muito nisto, as pessoas formadas custumam ter a mente mais fechada e limitam mais o seu trabalho, em fazer sempre a mesma coisa e não tem tanta apetidão para ser alto didata. Logo acabam por ficar meio estacionadas com o tempo, não estão muito preocupadas em estar atualizadas.

Mas não quer dizer que eu seja anti faculdades e talz, mas acho que é um fato que a maioria dos professores nas universidades estão ultrapassados, meio que estavam vou estão condenados no mercado de trabalho e se limitam a dar aulas daquilo que acham que é o mercado de trabalho. Acho que ai que esta um problema grave, ter a certeza que esta fazendo uma faculdade boa com bons professores. E há bons professores em termos técnicos mas péssimos na relação humana, logo não conseguem ensinar bem. Isto vejo mais como uma questão de sorte.

Também acho que o problema reside nos alunos que não tem a noção do que a profissão exige. Muita gente no curso errado. Quem não tem capacidade de ser autodidata nem devia ir para informática, achismo meu…

Bem, para mim eu pretendo fazer um curso, pois ainda sou novo, e tenho ai alguns objetivos para talvez alargar para a área de investigação e talz, mas pretendo fazer um curso que abrange uma área que não conheço, para ter uma mais valia.

Claro que é importante a faculdade, mas se vc é bom, e é autodidata, acho que não faz muita diferença. Pode fazer para ser contratado ou não na empresa na pré seleção, mas depois que vc entra na empresa o que conta é a qualidade do teu trabalho e não se vc tem faculdade ou não.

Bem é um pouco do que eu reparo, acho, e do que aconteceu comigo… não quer dizer q eu tenha alguma razão. A minha realidade também é aqui o mercado de trabalho português. Ai no Brasil eu estou meio por fora a anos, mas acredito que segue a mesma linha.

maior_abandonado

a impreção que eu tenho é que varia de empresa para empresa, mas na maioria conta sim… te indicaria fazer um curso ai de 3 anos, ou um EAD, só para pegar o canudo mesmo…

ViniGodoy

Não é necessário, mas o nível superior realmente pode acelerar o processo.Sem falar que te abre portas para concursos públicos, cursos de especialização e para a carreira acadêmica.

E como nunca se sabe o dia de amanhã, quanto mais possibilidades você tiver, melhor.

Algumas empresas de grande porte também atrelam seus planos de cargos e salários a presença de um curso superior. Se estivessemos nos anos 80 e no japão, talvez você pudesse contar com a possibilidade de trabalhar na mesma empresa a vida inteira… mas como hoje em dia a coisa é muito mais dinâmica, é melhor estar preparado para tudo.

M

Em todas as empresas que trabalhei, nenhuma contratava analista que não tivesse curso superior. A maioria usava isso como primeiro critério na hora de filtrar currículos, mesmo ciente de que possa existir alguém com experiência mas sem curso formal.

Particularmente, os que conheço com curso superior tendem a ter uma base teórica mais forte e são mais adaptáveis a mudanças de tecnologias, enquanto os auto-didatas tendem a ser melhores em uma tecnologia específica mas não se adaptam bem a mudanças.

Eu aconselharia mesmo quem tem vasta experiência na área, que fizesse uma faculdade, pra não arriscar perder injustamente alguma oportunidade lá na frente. Afinal, se o cara é tão bom na área, uma faculdade ele tira de letra.

P

Ola,

Concordo plenamente com o ViniGodoy e com o marcosalex. Um curso superior (numa boa universidade) expande
exponencialmente sua visao de mundo e sua adaptabilidade, pois tecnologias vem e vao, mas os conceitos nao. Sempre vale
a pena estudar.

[ ]'s

M

Talvez seja necessário pra entrar em algumas das empresas mencionadas por alguns aqui. Mas sendo formado em direito e com experiência na área de informatica vc esta muito melhor posicionado para oportunidades mais interessantes que vem a surgir, na minha opiniao mais do que um programador que passou 4 anos numa faculdade estudando estrutura de dados e java e que agora precisa seguir uma especificacao de um analista pra fazer um simples CRUD.

josenaldo

Necessário?

• Não.

Ajuda a ganhar mais?

• Com certeza.

Pense assim, o q um cara pode ganhar somente com x anos de experiencia, você pode ganhar mais rápido se TAMBÉM tiver curso superior.

rmendes08

josenaldo:
Necessário?

• Não.

Ajuda a ganhar mais?

• Com certeza.

Pense assim, o q um cara pode ganhar somente com x anos de experiencia, você pode ganhar mais rápido se TAMBÉM tiver curso superior.

Tanto em termos monetários quanto em termos de aprendizado.

laudenpower

marcosalex:
Em todas as empresas que trabalhei, nenhuma contratava analista que não tivesse curso superior. A maioria usava isso como primeiro critério na hora de filtrar currículos, mesmo ciente de que possa existir alguém com experiência mas sem curso formal.

Particularmente, os que conheço com curso superior tendem a ter uma base teórica mais forte e são mais adaptáveis a mudanças de tecnologias, enquanto os auto-didatas tendem a ser melhores em uma tecnologia específica mas não se adaptam bem a mudanças.

Eu aconselharia mesmo quem tem vasta experiência na área, que fizesse uma faculdade, pra não arriscar perder injustamente alguma oportunidade lá na frente. Afinal, se o cara é tão bom na área, uma faculdade ele tira de letra.

Perfeito. Concordo plenamente com esse ponto de vista.
A faculdade não é garantia de nada a menos que você abra a sua cabeça e aprenda os conceitos que são apresentados. Logo isso reflete na vida profissional também, visto que como o marcosalex disse, se você entende o conceito e a teoria você fica muito mais livre para buscar melhores oportunidades em outras tecnologias.
Sem falar que é um fator exra para uma porta se abrir nas empresas onde você deseja trabalhar.

boaglio

Pense que escolaridade é apenas um dos critérios de escolha, tem muitos outros que são muito importantes também, como responsabilidade, organização e ética.

Criado 29 de dezembro de 2010
Ultima resposta 10 de jan. de 2011
Respostas 15
Participantes 16