Desenvolvedora nova

Olá a todos,

Estou em dúvida na preparação do curriculo.

Sou formada em uma área totalmente diferente da de TI, e não tenho experiência registrada nessa área. Me matriculei no curso de analise de sistemas e gostaria de saber como posso preparar meu curriculo pra quando eu começar a procurar vagas nessa area.

Por favor me ajudem dando dicas, de por onde eu começo?

Obrigada a todos =)

Tente pegar algum estágio ou participar de algum projeto do terceiro setor na sua área de atuação.

Izabela, seja bem vinda!

O conselho que costumo dar à pessoas que não tem experiência ou são formadas em outra área, é que coloque como objetivo no currículo o desejo de atuar nela Ex.: "Atuar na área de desenvolvimento de softwares, blábláblá, agregando à empresa com minhas experiências em blábláblá..". É só um exemplo, mas que mostra à pessoa que receber o seu currículo que, neste momento, você está decidida a mudar de área.

Em que semestre você está? Qual sua previsão de conclusão? Acho interessante também adicionar essas informações.

Como não tem experiência na área, é imprescindível que você coloque algum tópico no currículo com os conhecimentos acadêmicos Ex.: Orientação a objetos, Swing, Estrutura de dados, etc e etc.... Com isso eles podem analisar se com o que já sabe dá pra vc suprir a necessidade deles.

Boa sorte!

[quote=elio.cruz]
O conselho que costumo dar à pessoas que não tem experiência ou são formadas em outra área, é que coloque como objetivo no currículo o desejo de atuar nela Ex.: “Atuar na área de desenvolvimento de softwares, blábláblá, agregando à empresa com minhas experiências em blábláblá…”. É só um exemplo, mas que mostra à pessoa que receber o seu currículo que, neste momento, você está decidida a mudar de área.
[/quote]
+1

Vou dar um exemplo. Digamos que você fosse uma operadora de mesa de derivativos (ou seja, alguém que faz negociação com esse tipo de instrumentos financeiros - para mais detalhes sobre o que é um derivativo, consulte http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/iniciantes/mercados-de-derivativos/tipos-de-mercados-derivativos/tipos-de-mercados-derivativos.aspx?idioma=pt-br ) e resolvesse estudar Análise de Sistemas. Se fosse procurar emprego em uma corretora que lida com derivativos como analista de sistemas, você já sabe o jargão da área, e teria uma vantagem sobre alguém que fosse um analista de sistemas com a mesma experiência mas que nunca tivesse ouvido falar de derivativos na vida.

[quote=izabela.cdsa]Olá a todos,

Estou em dúvida na preparação do curriculo.

Sou formada em uma área totalmente diferente da de TI, e não tenho experiência registrada nessa área. Me matriculei no curso de analise de sistemas e gostaria de saber como posso preparar meu curriculo pra quando eu começar a procurar vagas nessa area.

Por favor me ajudem dando dicas, de por onde eu começo?

Obrigada a todos =)[/quote]

Eu ingressei no curso de SI, comecei a estudar Java por conta própria e depois de alguns meses comecei a enviar currículo, na verdade faz menos de 15 dias que comecei. Já tive alguns retornos mas nada concreto ainda.

izabela.cdsa,

Qual a outra área que você é formada?

A dica que dou é a seguinte:

Antes de trabalhar faça cursos, maximize seu tempo de estudo nesses segmentos. Faça trabalhos como voluntária, eu fui voluntário por três anos como professor de cursinho, o marcado olha com bons olhos pessoas assim.
Desenvolva seu lado humano! Não seja muito tecnicista ao ponto de se tornar introvertida.
Hoje eu trabalho em uma empresa financeira como analista de sistemas, e era algo que não imaginava fazer, mas que hoje me sinto muito feliz no setor. Não se apresse em decidir qual segmento vai seguir enquanto cursa a faculdade. Quer programar? APrenda uma linguagem por ano. Quer ser analista, estude tudo sobre projetos de softwares, desenvolvimento de pessoas, e tudo que tenha sobre administração.
Essa é minha dica.
Quem ver seu CV vai saber que não possui experiências por isso valorize seu conhecimento do que as atividades organizacionais. Vou repetir, invista em seu conhecimento! Quando se formar, tenho certeza que irá possuir um CV que vai atrair a muitas empresas. E claro, faça um estágio.
Mesmo que de graça! Faça!

Achei que tem tudo a ver com sua pergunta.

http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/empatia-contratacao-curriculo-recrutadores-pesquisa-carreira-725351.shtml?utm_source=redesabril_vocesa&utm_medium=linkedin&utm_campaign=redesabril_vocesa&