ViniGodoy, obrigado pela resposta, já aproveitando, fico imensamente grato, pois vejo as suas respostas em outro post e já me ajudaram bastante, pelo que vejo pela usa experiencia, eu to batalhando com java para desktop já a um ano… e no inicio foi foda tipo aprender a usar s controles mas isso e uma questão de tempo ate você se familiarizar com a forma de programar, desenvolvo sistema como você falou para uma empresa privada internamente, não para uma software house (de prateleira), mas depois disso tenho dado bastante aula de java para empresas e profissionais que querem a começar a aprender a trabalhar com java para desenvolver programas, talves para essa areá ou migração de algum programa, em fim eles querem usar a plataforma,saber o poder e o que se pode fazer com ela
depois deste post confesso que foi um banho de aguá fria…
pois me preocupo muito quando estou dando aula em mostrar o que o java e capaz de fazer inclusive programas desktop como um vb, delphi, mas a forma de se trabalhar que e diferente… do jeito certo não digamos assim um (POG), levando em consideração o minimo, inclusive uso o netbeans, mas como você diz cada caso e um caso uma vez aprendido a linguagem cabe ao desenvolvedor e ou ao projetista saber como e onde usa-la.
mas o que você falou já da pra ter uma noção e direcionar a quem queira encarar o java com talves um projeto grande !
obrigado mais uma vez.