Desenvolvendo desktop com Java Presente e Futuro?!

4 respostas
saulobt

Prezados,

Bom dia,

estava lendo esse documento que encontrei na internet e de 2006 e gostaria muito se alguém indicasse um livro ou material que fale desses assuntos abordados sobre programação desktop em java, padrões, boas praticas, estrutura de projetos, mvc, etc etc etc.

estava pesquisando sobre isso e esse documento e algo que tava procurando, ele resumido claro, porque se trada de uma apresentação provavelmente de uma palestra.

link: http://www.michaelnascimento.com.br/eventos/conexaojava/2006/apresentacao/desenvolvendo_aplicacoes_desktop_java_presente_futuro.pdf

obrigado mais uma vez

4 Respostas

ViniGodoy

O Java é adequado para sistemas desktop que fazemos para empresas, não tanto para sistemas desktop para o grande público.
Basta ver o número ridiculamente pequeno de sistemas feitos para não-devs (eu conheço o Azureus e o da Receita, alguém conhece mais algum?)

Isso porque, se estivermos falando de sistemas para o grande público, os tais “de caixinha” (embora não sejam mais vendidos em caixas), o java é uma péssima escolha de plataforma:

• Os problemas de performance não foram exatamente resolvidos. O Swing continua lento, pesado e consumindo muito mais recurso do que outros frameworks de desktop (como o .Net, QT, o wxWidgets ou o GTK) A diferença é que agora as máquinas são capazes de rodar aplicações Swing.
  • Ele ainda é inadequado para aplicações de tempo real, tais como players de vídeo ou games - ou aplicações que interoperem com hardware, ou integrem-se mais ao SO;
  • O java é extremamente inconveniente com o quesito “instalação do JRE”. O update não é fácil. Embarcar o JDK em toda solução que você faz penaliza o usuário. Além disso, o usuário deve estar ciente e tomar cuidado da versão de VM que tem na máquina;
  • Ele é multiplataforma, porém, a maioria dos toolkits gráficos de mercado são portáveis para um número de plataformas muitíssimo maior do que as fornecidas pelo Java.

Quanto a apresentação. Achei bacana, só um detalhe que acabou ficando desatualizado: o VEP não existe mais. Foi substituído pelo Window Builder, que agora é distribuído junto com o Eclipse.
Achei um pouco maldoso quando ele falava que “quando o VE se perdia, não tem o que fazer”. Por dois motivos.
a) Frequentemente tinha sim o que fazer: era possível ajustar o código para ele voltar a funcionar.
b) Esse problema não é exclusivo do VEP, o Matisse também se perdia.

saulobt

ViniGodoy, obrigado pela resposta, já aproveitando, fico imensamente grato, pois vejo as suas respostas em outro post e já me ajudaram bastante, pelo que vejo pela usa experiencia, eu to batalhando com java para desktop já a um ano… e no inicio foi foda tipo aprender a usar s controles mas isso e uma questão de tempo ate você se familiarizar com a forma de programar, desenvolvo sistema como você falou para uma empresa privada internamente, não para uma software house (de prateleira), mas depois disso tenho dado bastante aula de java para empresas e profissionais que querem a começar a aprender a trabalhar com java para desenvolver programas, talves para essa areá ou migração de algum programa, em fim eles querem usar a plataforma,saber o poder e o que se pode fazer com ela

depois deste post confesso que foi um banho de aguá fria…

pois me preocupo muito quando estou dando aula em mostrar o que o java e capaz de fazer inclusive programas desktop como um vb, delphi, mas a forma de se trabalhar que e diferente… do jeito certo não digamos assim um (POG), levando em consideração o minimo, inclusive uso o netbeans, mas como você diz cada caso e um caso uma vez aprendido a linguagem cabe ao desenvolvedor e ou ao projetista saber como e onde usa-la.

mas o que você falou já da pra ter uma noção e direcionar a quem queira encarar o java com talves um projeto grande !

obrigado mais uma vez.

ViniGodoy

Não sei porque, mas o povo costuma a ficar chateado por o java não fazer bem certas coisas. Bom, o foco da plataforma sempre foi web, e não desktop. É possível fazer coisas para desk? Certamente. Mas vai ficar atrás de uma plataforma onde o foco sempre foi desktop, como o QT.

O pessoal do QT, por outro lado, não fica por aí reclamando do fato dele não prestar para fazer um servidor web.

saulobt

Verdade, como falar que quem faz curso por exemplo tem a ver com computação que tem que saber de tudo quando uma pessoa perguntar,

talves pela fama do java… pessoas pensam que ela se aplica a tudo e tem quer ser bom em tudo, por não saber mesmo o seu foco acabei aprendendo aqui neste post
e concordo plenamente com o que você diz !

Criado 10 de novembro de 2012
Ultima resposta 12 de nov. de 2012
Respostas 4
Participantes 2