Há muito tenho visitado o fórum para sanar dúvidas sobre Java e devido a excelente contribuição de cada membro decidi fazer parte do mesmo.
Minha dúvida é um tanto quanto básica, talvez…
Estou desenvolvendo um software em Java.
Este software armazenará dados no banco de dados escolhido, MySql. Até aí tudo bem…
Na máquina em que estou desenvolvendo ele eu tenho o MySql instalado e tudo o mais, porém gostaria de saber como fazer na máquina do cliente.
Eu devo instalar o MySql (além do Jre) e sempre que ele for executar o software, deverá iniciar o MySql? Ou existe a possibilidade de ao ser iniciado o software o MySql iniciar automaticamente?
Bem…espero resposta…
Obrigado pela atenção…estou disposto a contribuir com suas dúvidas também… =)
Caro amigo, se entendi a pergunta, normalmente o banco de dados ficará em um servidor e os usuários acessam o mesmo banco no servidor.
Agora se vc for instalar o sistema em uma empresa por exemplo, que tenho poucas máquinas, vc mesmo assim deverá solicitar uma máquina separada para ser o servidor e instalar o mysql nele.
Usa o HSQLDB … Dá um googlada nele, pq ele pode ser portado junto com a sua aplicação. O uso do HSQLDB é indicado pra aplicações desktop, como swing. Já se for usar web (servlets), você terá de manter um servidor, mas isso não é problema.
Na versão 5.0, durante a instalação ele ele vai perguntando para você o que fazer. Opte em instalar o MySQL como um serviço e para ele ser inicializado automaticamente no boot (se vc estiver usando Windows).