Desenvolvendo software em Java

Olá amigos programadores!

Há muito tenho visitado o fórum para sanar dúvidas sobre Java e devido a excelente contribuição de cada membro decidi fazer parte do mesmo.

Minha dúvida é um tanto quanto básica, talvez…

Estou desenvolvendo um software em Java.

Este software armazenará dados no banco de dados escolhido, MySql. Até aí tudo bem…

Na máquina em que estou desenvolvendo ele eu tenho o MySql instalado e tudo o mais, porém gostaria de saber como fazer na máquina do cliente.

Eu devo instalar o MySql (além do Jre) e sempre que ele for executar o software, deverá iniciar o MySql? Ou existe a possibilidade de ao ser iniciado o software o MySql iniciar automaticamente?

Bem…espero resposta…

Obrigado pela atenção…estou disposto a contribuir com suas dúvidas também… =)

parceiro
o mysql vai estar em execucao
o que tu precisa fazer eh abrir e fechar o preparedStatement e connection
procure o tutorial da caelum FJ21

Poderia ser mais claro?

Caro amigo, se entendi a pergunta, normalmente o banco de dados ficará em um servidor e os usuários acessam o mesmo banco no servidor.

Agora se vc for instalar o sistema em uma empresa por exemplo, que tenho poucas máquinas, vc mesmo assim deverá solicitar uma máquina separada para ser o servidor e instalar o mysql nele.

bemm . . espero ter ajudado.

Usa o HSQLDB … Dá um googlada nele, pq ele pode ser portado junto com a sua aplicação. O uso do HSQLDB é indicado pra aplicações desktop, como swing. Já se for usar web (servlets), você terá de manter um servidor, mas isso não é problema.

Será que isso resolve pra vc?

Sim, vc deverá instalar e deixar o seu mysql rodando direto. Assim que a máquina for startada.

Interessante…valeu pelas respostas amigos =)

Esqueci de informar uma coisa…a aplicação vai ser desktop, e vai ser uma máquina só…talvez eu poderia instalar o MySql nessa máquina mesmo…

qual a opinião de vocês?

Como eu faço para que o MySql seja startado junto com a máquina??

Na versão 5.0, durante a instalação ele ele vai perguntando para você o que fazer. Opte em instalar o MySQL como um serviço e para ele ser inicializado automaticamente no boot (se vc estiver usando Windows).

Até mais!

Uma opção seria você pode jogar um arquivo .bat lá na área de trabalho do cliente e configurar o bat para abrir o seu jar e startar o mysql.

Como se fosse um “atalho gambiarra”? haahahha

Exatamente :slight_smile:
É gambiarra, mas muita gente faz isso. Até eu já fiz :oops: :oops:

Então tá legal…obrigado pelas várias opiniões…

assim que chegar nesta parte do desenvolvimento retorno aqui para comentar os resultados e qual o método utilizado…

obrigado