Desenvolvendo uma aplicação em Java para gravar fotos em um banco de dados Oracle

Boa tarde amigos,
Estou desenvolvendo um projeto em Java para gravar dados em um banco de Dados, e estou com uma necessidade que é gravar uma foto relativamente pequena em um banco de dados, Alguém já fez algo semelhante que possa me ajudar pois não tenho a mínima idéia de como fazer para converter uma imagem em bytes para ser gravado em um BD e fazer o sentido contrário para mostrar a foto em uma GUI…

Alguém pode me ajudar?

Obrigado

Olá amigo!
acho que gravar as fotos diretamente no banco não seria uma boa idéia. O ideal ao meu ponto de vista seria você definir uma pasta na sua máquina ou no servidor para servir como um repositório de suas fotos e armazená-las lá, deixando que seu programa gere umj nome para esta foto e quando você quiser pesquisar localize pelo cógigo da foto que este sim está no seu banco. Com isso você economiza espaço no seu banco e não compromete a performance do seu bd na hora de realizar o backup.
Eu já fiz isto em Delphi mas com java não sei como seria feito.
É uma idéia, espero que te ajude.

Você pode meter fotos pequenas no Oracle à vontade. Acho que sua única limitação é que se você estiver usando aquela versão gratuita do Oracle aí vai ter problemas com o espaço (já que o Express Edition aceita no máximo 4GB de banco de dados, e usa no máximo 1GB de memória.)

http://www.oracle.com/technology/products/database/xe/pdf/dbxe_faq.pdf

Mas, como fazer para gravar as fotos no BD?

Segue um link que te ajudará !

Google java oracle blob

Roger Leite