Desenvolvento Aplicação Para Domotica (Automação Residencial) por Celular
4 respostas
ruben_m
Alo pessoal…
Bom estou desenvolvendo um sistema domotico que permitirá o controle de dispositivos de uma residencia atravez de uma aplicação em J2ME, um Web server e um Arduino com um Ethernet Shield.
minha duvida é a seguinte:
como posso estabelecer uma conecção entre a aplicação J2ME e o Arduino/webserver sem ter de depender dos IP’s? pois o unico que posso garantir que tenha um IP fixo é o Web server, e também achei muito esforçoso a
ideia de ter uma base de dados que é sempre actualizada… mas em fim.
Se existir ai alguem com experiencia em Desenvolvimento para Domotica please me dé uma Luz…
Um webservice não precisa necessariamente acessar uma base.
Se vc não precisa de uma base crie apenas o webservice executando processos
que vc desejar.
Quanto aos IPs, não consigo imaginar nenhuma forma de conexão com J2ME
que não os envolva. Aliás J2ME já é uma trava, só existe basicamente um
processo para conexão que é usado nas biblios ksoap e kxml.
Se vc conseguir que tudo seja controlado pelo ws e este controle o arduino,
creio que tenha uma chance, senão…
eliangela
Que tal vc tentar usar Android?
J2ME é muito ruim pra usar com essas coisas, principalmente com rede.
ruben_m
Acho que vou passar a actualizar sempre uma base de dados para poder ter sempre os Ip’s
Quanto ao aplicativo , posso tentar desenvolver uma pagina Web ? tipo posso usar um Broswer do telemovel para acessar?
Mas em fim essa seria uma solução a posterior… Por enquanto tem mesmo de ser J2ME pois exigi-se a factor multiplataforma no projecto
Quanto ao Android Eliangela? podes me dar uns tutorias/documentação basica ? tipo para iniciar mesmo, é algo que vem ganhando o meu interresse
JoaoBluSCBR
Nao há browser em j2me.
Por isso que estamos falando da limitação. Não conte com os mecanismos normais de conexao. J2me não tem java. net.
Eu consegui conectar um celular (telemovel) com um webservice usando as bibliotecas ksoap e kxml.
Se quiser montei um tutorial desse trabalho pois era para orientação de uma aluna. Se quiser posto ou lhe envio para seu email se o fornecer.