Desenvolver aplicação web em módulos

Pessoal bom dia.
Estou com a necessidade de desenvolver uma aplicação web em módulos.

Gostaria de saber o que vocês acham sobre isso, qual a melhor maneira de se fazer isso?

Vou utilizar, JSP/Servlet/Tomcat/jQuery

Obrigado

Primeiro, abandone a idéia de usar jsp e servlets.
Segundo, eu preferiria usar um AS, como o JBoss, pois isso facilitaria o uso de EAR e a modularização seria mais fácil.
Digo isso, por que, num EAR você pode colocar vários WARs diferentes e com um AS fica mais fácil gerenciar isso.

Quanto ao JSP não vejo tanto problema, mas para servlet realmente é problema.

Você teria que sair pegando todos os parametros na unha, montar os objetos e tal. Muito trabalho.

Você poderia era usar JSP + Struts ou JSP + VRaptor ou JSP + Spring. [=

E realmente seria uma boa você utilizar JBoss igual ao que o drsmachado falou, viu! =D

[quote=jakefrog]Quanto ao JSP não vejo tanto problema, mas para servlet realmente é problema.

Você teria que sair pegando todos os parametros na unha, montar os objetos e tal. Muito trabalho.

Você poderia era usar JSP + Struts ou JSP + VRaptor ou JSP + Spring. [=

E realmente seria uma boa você utilizar JBoss igual ao que o drsmachado falou, viu! =D[/quote]
Me expressei mal, quis dizer que a combinação com servlet é que não é adequada.
Uso e recomendo Struts 2 com jsp.

Então…
a ideia de trabalhar com modulos é otima…pois facilita na manutenção e te dá possibilidade de reuso…caso seja desenvolvido certinho rsrs…
E como eles te disseram utilize os framework … para q dificulta se podemos facilita ? … rsrs
Particularmente eu gosto muito do Spring … mais ai tem q analisar quais são as necessidades da sua aplicação …

Obrigado pelas dicas pessoal.

é que eu ainda não sou expert em java, e não aprendi frameworks como Spint ou Struts.

mas acabo de receber uma noticia que não vai ser eu que vou desenvolver. hahaha. unico estagiario programador da empresa. e quando tenho a oportunidade de mostrar serviço me tiram da jogada. ninguem merece. vai ser uma empresa parceira. SUXXX

alguem de são paulo com uma vaga pra estagiario ai?

conhecimento em jsp servet tomcat linux sqlserver oracle mysql

hahahaha. brincadeira pessoal

obrigado pelas dicas irei estudar direitinho.

abraçoss

[quote=ssh]Obrigado pelas dicas pessoal.

é que eu ainda não sou expert em java, e não aprendi frameworks como Spint ou Struts.

mas acabo de receber uma noticia que não vai ser eu que vou desenvolver. hahaha. unico estagiario programador da empresa. e quando tenho a oportunidade de mostrar serviço me tiram da jogada. ninguem merece. vai ser uma empresa parceira. SUXXX

alguem de são paulo com uma vaga pra estagiario ai?

conhecimento em jsp servet tomcat linux sqlserver oracle mysql

hahahaha. brincadeira pessoal

obrigado pelas dicas irei estudar direitinho.

abraçoss[/quote]

É na crise que você precisa ver as oportunidades.
Aproveite agora, estude um framework web mais atual (VRaptor 3, JSF 2 ou Struts 2 - esse mais velhinho) e quando uma nova chance surgir, você já terá conhecimento para mostrar trabalho.

Cara fala um pouco mais do seu projeto.

A utilização de uma arquitetura ou outra depende da necessidade do projeto.

Não existe uma arquitetura padrão para todo o tipo de projeto.

Discordo da opinião de alguns colegas na questão do uso de Jsp e servlet por não ser adquada.

Servlets são tão adequadas que nenhum framework atual deixou de utiliza-las.

Servlets só geram problemas quando não se conhece sua estrutura, ciclo de vida etc… A verdade é que muitos não sabem criar um ótimo projeto MVC utilizando Jsp e Servlets e muito outros patterns.

[quote=RCM]Cara fala um pouco mais do seu projeto.

A utilização de uma arquitetura ou outra depende da necessidade do projeto.

Não existe uma arquitetura padrão para todo o tipo de projeto.

Discordo da opinião de alguns colegas na questão do uso de Jsp e servlet por não ser adquada.

Servlets são tão adequadas que nenhum framework atual deixou de utiliza-las.

Servlets só geram problemas quando não se conhece sua estrutura, ciclo de vida etc… A verdade é que muitos não sabem criar um ótimo projeto MVC utilizando Jsp e Servlets e muito outros patterns.

[/quote]
Concordo RCM, se criar uma arquitetura MVC direitinho utilizando classes DAO e servelets bem feitos não vejo porque uma aplicação não ser bem feita.

A minha aplicação abriria chamados referentes a algumas operações nada demais. faria reserva em salas. a diferença é que existem diversos tipos de chamados e iriamos liberando aos poucos. mas deixa pra la. não tenho q pensar mais nisso.

mas ja foi otimo ter ouvido as opniões de vocês.

Já dei uma estudada em JSF2 e vejo muitas pessoas não gostarem. e também não vejo nenhum ponto que diga." NOSSA ELE FACILITARIA MUITO DESENVOLVER EM MÓDULOS"

JSF/JSP/Struts ou qualquer outra coisa não facilita em nada módulo.

Oq eles facilitam é o modulo web apenas, e não o conjunto.

Realmente um sistema bem divido funciona bem com qualquer tecnologia. O problema em si é que com servlet puro você perderia muito tempo com coisa que framework já resolve.
Uma dessas coisas já seria converter os dados da tela em um objeto. =D

[quote=jakefrog]JSF/JSP/Struts ou qualquer outra coisa não facilita em nada módulo.

Oq eles facilitam é o modulo web apenas, e não o conjunto.

Realmente um sistema bem divido funciona bem com qualquer tecnologia. O problema em si é que com servlet puro você perderia muito tempo com coisa que framework já resolve.
Uma dessas coisas já seria converter os dados da tela em um objeto. =D[/quote]

Grato jakefrog.

Então na verdade não existe uma especificação para desenvolver sistemas em módulos. Você de qualquer maneira tem que ter uma visão bem geral do sistema para depois não ser necessário muitos alterações no banco de dados por exemplo?

Nesse caso o hibernate seria fundamental?

Na verdade existem algumas regrinhas como um EJB tem que ser deployada em JAR/WAR.
Um WAR acessar um EJB e assim vai.

hibernate/jpa eu acho fundamental pelo fato de facilitar desenvolvimento. Mas a aplicação que eu trabalho é enorme e usa JDBC.

Vai da arquitetura que você montar.