Desenvolver arquitetura do zero?

Olá pessoal denovo…

Então… em um último artigo que li, achei interessante uma parte em que diz “mas voce nao precisa desenvolver uma arquitetura MVC do zero… já existe o Struts e blá blá blá…” … interessante… mas eu gostaria de saber a opinião de vocês quanto a isso…

Deveria eu tentar pesquisar e desenvolver do ZERO uma estrutura assim apenas como forma de aprendizado ou vale mais a pena usar um Struts da vida e ir seguindo os exemplos e aprender assim???

Grato…

Na boa, se você não precisa fazer nada correndo, dá pra ir aprendendo criando o seu. Mas se você precisa de produtividade, utilize os frameworks existentes:

webwork
vraptor
spring
stripes

Ok.

Não que eu tenha todo o tempo do mundo. Mas prefiro optar pelo Começar do Zero, já que prefiro tentar aprender direito…

Agora, será que você pode me responder mais um pergunta?

Então… tomando como exemplo um cadastro de cliente… tenho:

–> ClienteFormulario.jsp para preencher os dados

–> ClienteVO para guardar as informações

–> ClienteRN para validar os campos digitados

–> ClientePers para finalmente gravar no banco…

Estou confuso em termos de fluxo de dados… eu ja li bastante sobre um .xml que deve ter ou um controller (FrontController por exemplo)… mas não está muito claro pra mim… como que eu faço isso na minha aplicação?

Outra duvida é em relação a servlet… meu conhecimento na area de servlet é muito pobre, e eu gostaria de saber se realmente há a necessidade de ter um servlet na minha aplicação…

Grato…

Não consegui entender muito bem esse fluxo. Você de seguir o MVC que é um padrão muito utilizado e implementado em vários frameworks.

Basicamente o MVC visa separar sua aplicação em três camadas:
Model (M)
View (V)
Controller ©

Model: camada que contém as regras de negócio.
View: camada de apresentação.
Controller: camada responsável por determinar o fluxo da apresentação.

No MVC, o servlet faz o papel de controlador, recuperando os parâmetros e executando as Actions.

O JSP faz o papel de view.

E na maioria das vezes um simples JavaBean irá compor sua camada model.

Outro padrão muito utilizado é o DAO (Data Acess Object), que encapsula todo o acesso a dados.

Tomando como base esses padrões, a arquitetura da aplicação ficaria parecida com essa:

ClienteFormulario.jsp (formulário JSP com tags HTML)

ClienteServlet (uma chamada a um método de validação pode ser realizada aqui…)

ClienteDAO (classe com métodos: save(), delete(), update(), findById()…)

Alguns links:

http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/DataAccessObject.html
http://www.jcorporate.com/expresso/doc/edg/edg_WhatIsMVC.html

Sugiro que leia GOF, P of EAA e os padrões da Sun. Aí com algumas várias horas você consegue fazer uma aplicação super fina.

:okok: