Desenvolver bibliotecas

6 respostas
S

Alguem pode me explicar como se desenvolve uma “livraria”? Sempre qdo se fala em aplicaçao me vem uma interface grafica na cabeça daquela aplicaçao e assim começo a imaginar essa aplicaçao.
Mas como alguem desenvolve uma livraria? Ou seja, algo q se pode usar para desenvolver outros aplicativos, certo? como alguem testa isso? Como alguem roda isso?
Tive essa duvida olhando alguns projetos da forgesource.net, e vi que ali tem algumas “livrarias”, como por exemplo o projeto httpunit.

Valeu!

6 Respostas

leandronsp

Fera, desculpe se não interpretei bem sua questão mas, você quer dizer o quê com “livraria”? Uma biblioteca java, um projeto open-source?

Se for, sugiro não usar o termo “livraria”. Juro que quando vi o tópico pensei que quisesse criar uma livraria, uma rede social para livros, sei lá. Ficou estranho.
Geralmente usamos o termo biblioteca, aplicativo, projeto.

Um projeto open-source, como aqueles que estão no sourceforge.net, é um projeto qualquer, uma aplicação, podendo ser web ou não. Enfim, você faz um aplicativo, um código que acha que irá facilitar para os outros e sobe pro site, de modo a deixá-lo livre pra galera ajudar a mantê-lo. É assim que funciona.

Se não for essa a questão, se entendi errado, desconsidere oq eu disse e me desculpe.
Abraço

S

Ow… era isso mesmo… q mico… Eu estava lendo em ingles e nem pensei direito na hora q eu estava escrevendo.
Mas a minha duvida é, como alguem consegue desenvolver uma biblioteca, como se roda o executavel dessa biblioteca?
Eu estava lendo alguns projetos na source forge mas eu n saberia nem como ajudar nos projetos de biblioteca (q sao muitos).

leandronsp

Não existe o lance de rodar “executável”. Depende.

Você baixa o projeto, dá uma olhada na estrutura (se for web, vc olha as configurações do web.xml, entre outras coisas), configura, começa a trabalhar e contribui.
Percebi que você não tem muita experiência com programação, ou estou enganado?

Procure aprender mais sobre programação, como rodar projetos web (ou não web), aí você entenderá melhor como contribuir com ouros projetos

S

Não existe o lance de rodar “executável”. Depende.

Você baixa o projeto, dá uma olhada na estrutura (se for web, vc olha as configurações do web.xml, entre outras coisas), configura, começa a trabalhar e contribui.
Percebi que você não tem muita experiência com programação, ou estou enganado?

Procure aprender mais sobre programação, como rodar projetos web (ou não web), aí você entenderá melhor como contribuir com ouros projetos.

Eu sei q n existe “rodar” um executavel qdo se fala de biblioteca. E’ q me vem mais natural falar assim. No sentido de por pra funcionar, d qq jeito n é esse o ponto.
Eu programo ja faz um tempo, mas sempre com algum framework q faz o trabalho sujo (a pedido da empresa). E eu estava querendo ver algo a mais, fazer algo q funcione e eu veja como funciona.
Ai eu cheguei até o source forge, e me veio essa duvida das bibliotecas.
Vc esta chegando perto do ponto no qual eu n entendo mto. Eu baixei o projeto e o problema é exatamente qdo eu baixo o projeto. Eu n sei por onde começar, visto que n tem um executavel. Por isso que eu fico meio perdido qdo abro os codigos.

leandronsp

A maioria dos projetos vem com o arquivo README (ou pelo menos todos deveriam ter) onde neste arquivo deve ter todas as instruções de como rodar o projeto, e a forma de utiliza-lo

S

Valeu pelas respostas! Muito Util! :thumbup:

Criado 19 de abril de 2011
Ultima resposta 20 de abr. de 2011
Respostas 6
Participantes 2