Cara… eu fui + ou - assim…
Até hoje eu me arrependo de não ter entrado no mercado como estagiário, trbalhando de graça, etc…
Eu me formei com toda a base teórica, o menos ruim é que eu sempre tive a lógica de Programação afiada, mas pra aprender boas práticas e OO foi um sufoco… Logo, quando eu aterrisei no Java, conheci o Portal Java e logo depois o GUJ… Cara eu pensava que eu era bom… foi quando eu percebí que era um tronxo e que a Facul não tinha me preparado para o mercado e sim só me dado a base…
Até então era o meu problema, eu pensava que com o diploma tudo seria mais fácil.
Aí já imaginas né?? Quando comecei a pegar as porradas, queria “ajuda” com código pronto, afinal começou a bater o desespero. Depois de ler esse artigo das perguntas inteligentes, comecei a encarar as coisas com outros olhos. Se fazer de coitadinho dizendo “que não sabia e que aqui era lugar pra aprender”, saiu de meu vocabulário. Comecei a correr atrás. Foi aí que fui para o outro lado da moeda, por saber um pouco, sempre que via um “EU NO PASSADO” por aqui, enchia o cara com código pronto.
Precisei ler pela segunda vez e aí sim entendí, que os 2 lados são errados… Aprendi muito com isso e mais ainda aqui no GUJ, redobrei minha atenção, escrevo e leio com mais calma, procuro fazer código o mais limpo possível, procuro ajudar quando vale a pena e acompanho os Gurus daqui de perto, pelos blogs dos mesmos e pelos POSTs que muitas vezes nem respondo.
Enfim, não tenho vergonha de reconhecer o que fui, e tenho orgulho de me ver hoje, menos de 2 anos depois.
Por isso que quando dou esses conselhos, é com autoridade, um dia eu peguei a mesma bofetada pra poder aprender.
Abs []