Olá, eu fiz a formação java na Caelum, lá foi demonstrado em um sisteminha a utilização do spring mvc e em outro o hibernate, entretanto não mostrou junto. Estou fazendo o meu primeiro sistema sozinho e tentando utilizar esses conhecimentos, mas estou encontrando dificuldades para usar o spring e o hibernate no mesmo sistema, será que alguém teria algum exemplo para eu me basear?
Então você gastou uma grana no curso e saiu com dúvidas? Deveria ter aproveitado a oportunidade de perguntar enquanto estava lá. Uma das coisas mais comuns é a integração do Hibernate com Spring, estranho eles não abordarem isso no curso. http://www.edsongoncalves.com.br/2010/08/16/spring-mvc-3-na-pratica-com-jpa-2/
Eu adaptei aquele projeto fj21-tarefas para fazer a persistência dos dados utilizando JPA/Hibernate no lugar de JDBC puro. Na verdade fiz uma série de alterações, como deixar o sistema multi-usuários.
Infelizmente não foi abordada essa integração de hibernate e spring mvc mesmo, mas ainda sim o curso valeu a pena, aprendi bastante coisa e algumas dúvidas só vem quando tentamos fazer algo, por isso não perguntei na época, enfim, norbAns pode enviar o projeto sim, sem dúvida vai me ajudar. Obrigado!
Tudo bem que possam haver maneiras mais interessantes de fazer essa integração. Mas acredito que não haja segredo.
Você cria o recurso com o Spring e cria o recurso com Hibernate, em determinado ponto do seu sistema você chama de um componente configurado com Spring, o componente do Hibernate. Pode não ficar a melhor arquitetura, mas é um ponto inicial.
Sugiro tentar fazer qualquer gambiarra aí, pelo menos você já vai quebrando a cabeça no assunto. E com isso, vai aprender.
Depois que voce quebrar a cabeça, voce pode perguntar sobre os problemas específicos que voce teve, aí a galera vai ter até mais condições de ajudar.
Seria como alguém ter ensinado a gravar um dado no banco de dados e também ensinou a ler um arquivo. Agora você tem que ler um arquivo e salvar no banco de dados. É só pensar um pouco que sai.
eu também fiz o curso curso, mas a parte de integração de spring com o jpa, estava no apêndice, agora to tentando fazer e esta dando erros, alguém tem essa parte do sistema pronto?