Estou iniciando no desenvolvimento de um módulo do nosso sistema corporativo para emissão de NFS-E - Santos-SP
Não tenho experiencia no assunto e gostaria de alguma dica de como iniciar, um caminho das pedras que eu tenho que percorrer, li alguns tópicos aqui no GUJ porém eles são de 1 ano para trás, não sei se já estão obsoletos…
Alguém tem alguma sugestão de artigo ou documentação que possa ajudar nesse inicio?
Obrigado.
Lembrando que NFe e NFSe são coisas diferentes. Infelizmente, NFSe não é tão padronizado quanto NFe, então é bom dar uma consultada na documentação da sua prefeitura-alvo - Santos no caso, certo?
Eu não conhecia esse GINFES, mas pelo o que vi rapidamente agora, eles seguem o padrão definido pela ABRASF, o que é bom, já que algumas prefeituras seguem esse modelo (não todas, SP não segue por exemplo…).
Só não entendi qual é o papel deles. O GINFES faz o intermédio entre você e a prefeitura?
Ok, faz sentido. Pelo menos eles usam o ABRASF, então fica mais fácil suportar outras prefeituras, mesmo que não seja através do ginfes (rio e bh por exemplo).
Voltando então à sua pergunta, comece lendo o manual de integração. Gerar classes com bases nos arquivos xsd e wsdl pode ajudar também.
Possuímos na empresa um componente de terceiros em Delphi que faz todo este trabalho para nós, o componente está com código aberto, acho que vou analisar o código tentar fazer algo parecido no Java, assim que conseguir desenvolver algo vou postando aqui para ajudar outros desenvolvedores…
Se alguém também tiver algum material e puder ajudar agradeço.