Desenvolver plataforma de ensino EAD

Pessoal, estou precisando desenvolver uma plataforma de ensino EAD e gostaria de saber algumas dicas, como por exemplo, hospedagem dos vídeos, melhor forma de reprodução deles. Estou pensando em utilizar Java para isso.

Obrigada!

Comece dando uma olhada em algumas opções já existentes de CMSs para e-learning, como Moodle, Olat e ATutor. Com base neles, você terá algumas ideias para implementar em seu sistema.

Referências:

Abraço.

@TerraSkilll muito obrigada pelos links, andei olhando e já consegui absorver bastante coisa, mas ainda estou com uma dúvida, não sei se tu sabe, mas como esses sites fazem o armazenamento dos vídeo? É no próprio site ou em algum outro?

Você precisará estimar o volume inicial esperado para armazenamento e tráfego para te auxiliar nesta decisão.

A SambaTech possui produtos para streaming de vídeos online.

Você também pode avaliar recursos da AWS, Bluemix, Azure ou qualquer outro provedor Cloud.

Há muitas opções pra você.

@fabioqb Será algo relativamente simples, com pouco conteúdo. Talvez esteja errada em meu pensamento, mas, por ser pouco conteúdo seria viável armazenar os vídeos em algum site como o vimeo e passar ele direto no html ou o melhor seria colocar em algum provedor cloud?

Se seus vídeos forem públicos, use bastante Youtube/Vimeo neste caso. Caso precisa implementar recursos de segurança (habilitar somente se usuário estiver autenticado) ou personalizado, ai talvez seja viável manter sem seu servidor/provedor.

1 curtida

https://www.hostkarle.in/web-hosting.php

Olá,

Você sozinha que desenvolver uma plataforma de ensino EAD ?

Você disse desenvolver em Java, mas isso é muito genérico, existem várias tecnologias e frameworks para isso.

Qual é a especificação realmente ?

Só para você ter uma idéia, o projeto do Moodle no GitHub está na versão 3.1.2 depois de 80.377 commits, 20 branches, 242 releases, e 350 contribuidores. A versão 1.0 foi lançada em 2002 !