Desenvolver sistema com Swing

Pessoal,

Eu le a FJ-11 da caelum, e estou finalizando a FJ-21, porem agora tenho que desenvolver uma aplicação bem pequena, no entanto preciso usar GUI.

Eu ja fiz essa aplicação em C# no VS, é bem simples, pois a IDE tem aquele esquema de drag and drop de elementos de tela bem simples.

Agora vem minha dúvida, para fazer a GUI da aplicação, o eclipse tem alguma dessas facilidades? ou o netbeans? existe alguma IDE com essas facilidades?

muito grato

Sim, as últimas versões do Eclipse vem com o Window Builder. Para usar, clique com o botão direito no pacote onde você quer criar a classe, new, other, Window Builder, Swing Designer e escolha a classe do Swing que você quer criar (JFrame, JDialog, etc).

O Netbeans também vem com um editor chamado Matisse.

Entretanto, recomendo fortemente que você aprenda a fazer as classes de tela na mão, antes de começar a usar os editores gráficos.

Como sua dúvida não é de Swing, e sim dos editores, vou mover o tópico para Ferramentas, Frameworks e Utilitários.
Se a dúvida fosse de Swing, o tópico seria movido para o fórum de Interface Gráfica.

Parabéns, aparentemente você está saindo da zona do “Java Básico”. :wink:

Muito obrigado Vini,

Gostaria de fazer “from scratch”, existe alguma apostila que introduza a criação de telas no Java?

As apostilas da Caelum não entram nesse assunto.

muito grato

Eu ate cogitei em fazer usando JSP + Servlet, mas estaria complicando todo o processo, pois teria que instalar o Tomcat, ou qualquer outro servlet container na maquina do usuário para funcionar.

Você pode usar os tutoriais da própria Oracle:
http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/components/index.html

Excelente, muito obrigado pela ajuda Vini, vou começar agora.