Desenvolver Sistema em Java

14 respostas
M

Ola pessoal, a cerca de 1 mes mais ou menos eu venho estudando a linguagem Java e estou gostando muito.
Desenvolvo sistemas profissionalmente em Delphi, ja tenho alguma noção de como funciona um sistema comercial…
agora eu quero fazer uns testes em Java como sistema comercial, ou seja, vamos ver como ele se comporta comparado aos meus sistemas em Delphi.
Até agora eu fiz apenas telinhas, JFrames semparados… agora eu quero juntar tudo em um unico Projeto e la vai algumas dúvidas…
NO delphi eu tenho o formulario principal e seu style é MDIForm, os forms que ele chama tem style MDIChild e os MDIChilds podem chamar um MDINormal.
os MDiChilds sao criados na hora que sao chamados… ja os MdiNormal sao criados quando o aplicativo inicializa.

agora… como eu faço esses lances em java? é simples… alguem poderia me dar uma ajuda.

Obrigado

14 Respostas

aconstantino

No Java vc tem que ralar no editor de texto ou então vc pode utilizar as ferramentas de desenvolvimento da Borland (JBuilder) ou o NetBeans (o melhor para isso, free, open source – www.netbeans.org). Veja os métodos de classes do swing. Existem classes para isso JInternalFrame etc…

Rafael_Steil

Eh, eh bom voce ler sobre Swing, que eh a parte de programacao grafica para Java. Agora, Delphi eh bastante diferente de Java, que tem como maiores vantagens ser multiplataforma, robusto e seguro.

Rafael

Elvis.The.Pelvis

Vou fazer uma análise bem fria aqui.
O seu sistema precisa ser facilmente escalonável?
Ele precisa de algum recurso que só o Java provê ou provê melhor?
Ele precisa ser independente de plataforma?

Pergunto isso pq se o Delphi atende suas necessiades, pq fazer em Java? Nenhuma IDE consegue superar a facilidade do Delphi.

Acho que Java tem outras aplicações. Java pra mim tem cheiro de tecnologia de ponta.

Só um desabafo aqui. Se o Java for usado como o Delphi é usado para a maioria das aplicações, ele está sendo subutilizado.

Espero que eu não tenha sido indelicado. Vá em frente, de qualquer forma, vai ser um grande aprendizado.

D

Existem ferramentes RAD bem evoluídas para Java… JBuilder, JDeveloper… são construtores de tela. Me falaram que o JBuilder é muito bom.

Você pode construir seu form inteiro como faz no Delphi só que usando Java…

[]s

Elvis.The.Pelvis

Não gostava muito do JBuilder não. Mas depois que vi ele funcionar com o JBoss e ver o EJB Desiner… Putz, essa ferramenta rocks.

D

Me falaram que tem integração com o Tomcat, com o ANT também…
nunca o utilizei…

M

Acho que alguns de voces nao entenderam minha pergunta.

Eu nao vou substituir meus sistemas feitos em Delphi por Java, pois o Delphi está satisfazendo muito bem…
O que eu quero é aprender Java, entao vou tentar desenvolver em Java alguns sistemas que eu tenho em Delphi (ou parte dele), entederam?
é só para aprendizado mesmo…

pois meu Objetivo em Java é mexer com Servlets e JSP, mas antes de chegar nesses pontos eu estou caminhando pelo JFrames…

Agora… eu vou pesquisar sobre swing… mas no que eu preciso pesquisar?
JInternalFrame? é isso?? só deem umas dicas no que eu preciso estudar, o que dentro do pacote swing que eu preciso estudar?

Obrigado

anjomal

Ai mano firmão !!!

Olha so vc vai precisar de estudar o pacote swing inteiro, pois nele reside todas ferramentas que vc vai precisar para suas aplicações GUI, nele que estão são Botões,Labels,Caixas de Texto,Caixas de Combo e etc … um bom inicio seria vc olhar a API do Swing(Mais esta em ingles), uma outra coisa que vc devera estranhar e muito e os gerenciadores de layout do JAVA, meus amigos programadores Delphi não consegue colocar eles na cabeça nem se enfiar pra dentro dela !!! :shock: mais não se preocupe tb pois existe um layout chamado null no qual vc pode dispor seus controles na tela como em delphi !!! não sei que experiencia vc possui em linguagems OO, mais a filosofia do JAVA e bem diferente de tudo que vc ja viu ate hoje, digo isso pois vejo aqui no site muitos conflitos de filosofia, como usuarios do Windows que migram para Linux, trazem filosofias do windows e ficam confusos quando não veem essas no Linux , conceitos como .EXE .DLL compilação e coisas do genero, vim da programação C/C++ não gosto de Delphi trauma de infacia(Caiu um livro de pascal na minha cabeça :smiley: ) mais vai adiante, isso ai não se pode abitolar em uma so tecnologia e dar as costas para o novo, mais compre um bom livro de JAVA pergunte o que quiser no forum, mais lembre-se que JAVA tem uma filosofia diferente !!! OK migão

t+

anjomal

Ops postei duas vezes, foi mal :lol:
:wink:

M

Ola Anjomal

obrigado pelas dicas…
mas vamos la
alguns problemas com Java eu ja enfrentei… nao estou começando AGORA Java, eu ja mexi com JTextField, JRadioGroup, JTextArea, JScrollPane… tudo isso.

Realmente, trabalhar com layouts pra quem vem do Delphi eh foda… no começo eu mexia com layout(null), mas ae tem que usar o JBuilder ou alguma IDE RAD, no começo foi foda, hoje ja trabalho perfeitamente com todos Layouts, e soh ferramente Free (em casa, pois na empresa ainda eh windows), uso Linux, Banco de dados Interbase/firebird e Eclipse e esta fantastico.

Eu ja sei trabalhar com os pacotes da swing, como eu disse… eu ja fiz varias telas de cadastros, consultas e etc…
a minha duvida eh fazer tudo em um unico sistema, ter uma tela como principal e as outras abrindo a partir dela…

mas valeu pelas dicas ae
vou procurar algo sobre JInternalFrame

falow

M

esqueci de escrever.

minha duvida eh mais precisamente sobre como trabalhar com os styles dos forms(se é que em Java existe isso).
como eu disse no primeiro post,
em delphi eu tenho 3 styles
o MDIForm (é meu formulario principal, onde tem meu JMenu…)
MDIChild (os formularios que o principal vao chamar, como Cadastro de Clientes, e etc) esses eu crio só quando eu chamo o formulario
MDINormal (Chamados pelo MDIChild, como um subformulario de pesquisa por exemplo) esse eu crio no inicio do sistema.

será que entenderam a duvida? hehehe, esse post ta grandinho, hehehe
obrigado por todos quererem me ajudar ae

anjomal

Então vamos por partes, oque vc chama de MDForm, esse conceito não existe em JAVA, em JAVA vc vai ter um JFrame com um JDesktopPane adcionado a ele, seus MDChlid são equivalentes aos JInternalFrames do JAVA, e suas Janelas de Consultas são os JDialogs do JAVA então na sua aplicação vc vai ter tres tipos de Janelas.

JFrames, que podem conter JDesktopFrames.
JInternalFrames que são adiocionados em seus JFrames
JDialogs são caixas de dialog que podem ser ou não modais e tb podem Conter JDesktopPane.

falow
t+

M

Isso mesmo Anjomal, é que em Java eu nao sabia como era chamado, mas ficou bem claro quando usar qual tipo…

agora a ultima dúvida…

Esses JFrames são criados todos quando o Sistema é inicializado?
ou tem jeito de eu criar os JInternalFrames na memoria só quando eles sao chamados?

anjomal

Voce so cria um JInternalFrame,JFrame,JDialog quando vc os instancia com o comando new Ex: JFrame meuframe = new JFrame(“Meu Frame”), e os tira da memoria no evento windowClosing dando um MeuFrame.disponse(); no caso MeuFrame e seu Frame

blz

qualquer coisa estamos ai
t+

Criado 16 de janeiro de 2003
Ultima resposta 17 de jan. de 2003
Respostas 14
Participantes 6