Desenvolver sistemas e ganhar dinheiro!

Olá galeraaaa, vou ser breve e rápido, que tipo de sistema para uma pessoa que desenvolve em casa sem (‘gerentes’, ‘diretories’, ‘projetistas’)seria mais fácil de se vender para uma empresa.Por que as vezes fico pensando em como o pessoal da nossa área arruma tanto freela, to querendo entrar nessa área de freela e não sei como chegar lá, alguém pode dar uma ajudinha ae xD :smiley:

Geralmente os freelas fazem um sistema conforme o requisito da empresa., aí a resposta para sua pergunta é um depende.

Agora se voce quer fazer um sistema de “pratileira”, você precisa fazer com recursos gerais, que atenda a necessidade geral das empresas.

È isso ai, para depende muito, mas muito mesmo.
Mas em principio acho que deves ter uma aplicação feita por ti ( que pode ser de prateleira, ou não), para mostrar porque os clientes vão querer ver qualquer exemplo de como a aplicação deles vai estar se baseando num produto teu.

[quote=Lucas Emanuel]Geralmente os freelas fazem um sistema conforme o requisito da empresa., aí a resposta para sua pergunta é um depende.

Agora se voce quer fazer um sistema de “pratileira”, você precisa fazer com recursos gerais, que atenda a necessidade geral das empresas.[/quote]

Tipo assim… notei que no estado onde morro os hoteis eles não fazem transação pela internet, só reserva o quarto se for feito o depósito na conta do mesmo, pensei eu… vou desenvolver um sistema que suporte o que é feito hoje, pagamentos via internet com cartao de credito, boleto bancário e outras coisas… mais como seria a minha abordagem na empresa se eu não tenho uma pessoa do ‘comercial’ para publicar o sistema,como freela fazer para obeter sucesso nesses tipos de coisa, e como eles conseguem o contato com as empresas…

como nosso amigo aí em cima disse, depende da empresa pela qual está prestando serviço,

agora, sistemas de “prateleira” não é tão simples assim de vender, mas o interessante para vc ganhar nome como freelancer, é vc fazer alguns softwares sem cobrar nada para pessoas que tem influência ou vc sabe que vão te indicar para inserir seu nome na praça.

[quote=Douglas.Mesquita][quote=Lucas Emanuel]Geralmente os freelas fazem um sistema conforme o requisito da empresa., aí a resposta para sua pergunta é um depende.

Agora se voce quer fazer um sistema de “pratileira”, você precisa fazer com recursos gerais, que atenda a necessidade geral das empresas.[/quote]

Tipo assim… notei que no estado onde morro os hoteis eles não fazem transação pela internet, só reserva o quarto se for feito o depósito na conta do mesmo, pensei eu… vou desenvolver um sistema que suporte o que é feito hoje, pagamentos via internet com cartao de credito, boleto bancário e outras coisas… mais como seria a minha abordagem na empresa se eu não tenho uma pessoa do ‘comercial’ para publicar o sistema,como freela fazer para obeter sucesso nesses tipos de coisa, e como eles conseguem o contato com as empresas…[/quote]

Como eu disse, seu nome tem que estar na praça, pois quem faz seu nome é vc mesmo com sistemas de qualidade, e normalmente os clientes contratam quando pessoas indicam, isso dá segurança.
Outro ponto interessante é vc convencer que o cliente precisa daquilo, tipo, que o seu produto é a melhor coisa do mundo(mesmo que não seja) e que ele precisa imediatamente do produto senão ele vai ter grandes prejuízos, e fornecer benefícios em relação ao seu produto, mas sempre mostrar a qualidade.

[quote=Douglas.Mesquita][quote=Lucas Emanuel]Geralmente os freelas fazem um sistema conforme o requisito da empresa., aí a resposta para sua pergunta é um depende.

Agora se voce quer fazer um sistema de “pratileira”, você precisa fazer com recursos gerais, que atenda a necessidade geral das empresas.[/quote]

Tipo assim… notei que no estado onde morro os hoteis eles não fazem transação pela internet, só reserva o quarto se for feito o depósito na conta do mesmo, pensei eu… vou desenvolver um sistema que suporte o que é feito hoje, pagamentos via internet com cartao de credito, boleto bancário e outras coisas… mais como seria a minha abordagem na empresa se eu não tenho uma pessoa do ‘comercial’ para publicar o sistema,como freela fazer para obeter sucesso nesses tipos de coisa, e como eles conseguem o contato com as empresas…[/quote]

Como você está sozinho, seu a roupagem bonita das empresas, e sem a lábia dos vendedores, você precisa mostrar aos clientes algo concreto, algo que prove que seu sistema é de qualidade e que irá ajuda-los.

è exactamente isso que eu quis dizer.
A principio deves ter uma forma de provar aos clientes a qualidade dos teus produtos e a tua capacidade.
deves ter ou sistemas em empresas ou em prateleira para mostrar.
Mas vou ja avisando que essa vida não é facil por vezes ficamos muito tempo sem clientes e por vezes aparece muitos clientes ao mesmo tempo e todos com pressa, o melhor mesmo é ter um emprego fixo e trabalhar como freelancer para começar, depois de ter muitos clientes fixos podes viver apenas disso

[quote=sulito]
è exactamente isso que eu quis dizer.
A principio deves ter uma forma de provar aos clientes a qualidade dos teus produtos e a tua capacidade.
deves ter ou sistemas em empresas ou em prateleira para mostrar.
Mas vou ja avisando que essa vida não é facil por vezes ficamos muito tempo sem clientes e por vezes aparece muitos clientes ao mesmo tempo e todos com pressa, o melhor mesmo é ter um emprego fixo e trabalhar como freelancer para começar, depois de ter muitos clientes fixos podes viver apenas disso[/quote]

pow, é exatamente isso que eu prentendo entende… o que eu ganho fixo ainda é pouco, queria ajudar no freela. E sim, eu tenho sistema de prateleira, mais o mais difícillll mesmo é ter clientes…

[quote=Douglas.Mesquita][quote=sulito]
è exactamente isso que eu quis dizer.
A principio deves ter uma forma de provar aos clientes a qualidade dos teus produtos e a tua capacidade.
deves ter ou sistemas em empresas ou em prateleira para mostrar.
Mas vou ja avisando que essa vida não é facil por vezes ficamos muito tempo sem clientes e por vezes aparece muitos clientes ao mesmo tempo e todos com pressa, o melhor mesmo é ter um emprego fixo e trabalhar como freelancer para começar, depois de ter muitos clientes fixos podes viver apenas disso[/quote]

pow, é exatamente isso que eu prentendo entende… o que eu ganho fixo ainda é pouco, queria ajudar no freela. E sim, eu tenho sistema de prateleira, mais o mais difícillll mesmo é ter clientes…[/quote]

Sistema de que vc possui?

[quote=xjunior][quote=Douglas.Mesquita][quote=sulito]
è exactamente isso que eu quis dizer.
A principio deves ter uma forma de provar aos clientes a qualidade dos teus produtos e a tua capacidade.
deves ter ou sistemas em empresas ou em prateleira para mostrar.
Mas vou ja avisando que essa vida não é facil por vezes ficamos muito tempo sem clientes e por vezes aparece muitos clientes ao mesmo tempo e todos com pressa, o melhor mesmo é ter um emprego fixo e trabalhar como freelancer para começar, depois de ter muitos clientes fixos podes viver apenas disso[/quote]

pow, é exatamente isso que eu prentendo entende… o que eu ganho fixo ainda é pouco, queria ajudar no freela. E sim, eu tenho sistema de prateleira, mais o mais difícillll mesmo é ter clientes…[/quote]

Sistema de que vc possui?[/quote]

Eu chamo de Delivery Online, é uma praça de alimentação online, onde tem vários restaurentes onde vc pode comprar pela internet.

mas os sistemas de prateleira que deves ter, tens que escolher bem antes de começar a desenvolver, deves ver algo que muitas empresas necessitam e não tem uma solução boa no mercado, e de preferencia algo mesmo que muitas empresas vão precisas, mas se não achares algo assim faz algo simples e bonito e funcional, para ser o teu marketing

pela sua experiência como freela quais o sistemas que existe no mercado que não tem uma boa solução ?

pela sua experiência como freela quais o sistemas que existe no mercado que não tem uma boa solução ?[/quote]

Bom brother, em tudo vc pode ganhar $$, depende do diferencial dos seus sistemas…
Vc tem um sistema pronto, pq não ganhar $$ com isso, já foi naquela pastelaria da esquina, onde ninguém dá nada por ela em venda de sistemas???

já tentou provar pra ela que ela precisa disso e que as vendas vão aumentar e ainda, ela vai recuperar o investimento e as perdas vão diminuir, assim vai ter maior rentabilidadae???

poxa mano, vc tem que vender seu produto para um nixo escolhido, escolha seu nixo e investe, se o caso é software de “prateleira”…

Receita de bolo vai dar certo para uns, mas para outros a receita tem que ser diferente, vc não deve parametrizar o mercado da sua região com o meu daqui de minas, ou do sulito de angola, vc tem que saber como o mercado está na sua região, assim tudo começa de degrau em degrau…
ok?

olha isso é dificil de dizer assim de antemão, mas é o seguinte eu estou a pensar em desenvolver um sistema bom bom bom para o gerenciamento de hoteis, axo que no mercado não tem uns bons (mas mercado angolano), por exemplo o que eu estou a pensar em desenvolver vai fazer mais ou menos o seguinte:
[list]gestão de clientes[/list]
[list]gestão de vendas (restaurante do hotel , com parte financeira e etc)[/list]
[list]gestão dos quartos ( se esta ocupado ou não, data em que estara vago, fotos etc, coisas por fazer em manutenção)[/list]
[list]Gestão financeira[/list]
etc etc.
até que da jeito nos desenvolvermos juntos…???
fica da seguinte forma os requisitos e as funcionalidades todas da aplicação e o modelo relacional da base de dados podemos fazer em conjunto mesmo aqui num topico do guj, e dai vamos desenvolver o codigo para ele separadamente, ou em conjunto.

o que achas???

se analisarmos os requisitos e o modelo relacional da base de dados em conjunto com o pessoal do guj, acho que vamos ter uns requisitos bem legais, :idea: :idea:

[quote=xjunior]como nosso amigo aí em cima disse, depende da empresa pela qual está prestando serviço,

agora, sistemas de “prateleira” não é tão simples assim de vender, mas o interessante para vc ganhar nome como freelancer, é vc fazer alguns softwares sem cobrar nada para pessoas que tem influência ou vc sabe que vão te indicar para inserir seu nome na praça.[/quote]

Concordo com você com relação a dificuldade de se conseguir o primeiro cliente, mas acho que nada deve ser de graça, afinal o software vai precisar de manutenção entre outras coisas e se pensarmos bem prestar serviço ao longo de vários anos sem cobrar nada não é uma boa idéia. O negócio é procurar o primeiro cliente e fazer um preço diferenciado (um pouco menor do que será o preço final), e jamais entregar algo de graça, pois isso pode ter um efeito contrário (a pessoa pode espalhar que conseguiu o software sem custo algum, e por conta disso você ser conhecido como amigo da empresa)

[quote=sulito]olha isso é dificil de dizer assim de antemão, mas é o seguinte eu estou a pensar em desenvolver um sistema bom bom bom para o gerenciamento de hoteis, axo que no mercado não tem uns bons (mas mercado angolano), por exemplo o que eu estou a pensar em desenvolver vai fazer mais ou menos o seguinte:
[list]gestão de clientes[/list]
[list]gestão de vendas (restaurante do hotel , com parte financeira e etc)[/list]
[list]gestão dos quartos ( se esta ocupado ou não, data em que estara vago, fotos etc, coisas por fazer em manutenção)[/list]
[list]Gestão financeira[/list]
etc etc.
até que da jeito nos desenvolvermos juntos…???
fica da seguinte forma os requisitos e as funcionalidades todas da aplicação e o modelo relacional da base de dados podemos fazer em conjunto mesmo aqui num topico do guj, e dai vamos desenvolver o codigo para ele separadamente, ou em conjunto.

o que achas???[/quote]

humm cara, muito legal mesmo vamos ver isso. Manda o teu e-mail gtalk ou msn …

Exatamente isso mesmo, nada deve ser de graça, mais para aqueles primeiros clientes um discontinho básico, e como o nosso amigo xJunior falou né, procurar aquelas pastelarias que tem pertinho de casa que niguem da nada.

[quote=Douglas.Mesquita]
Exatamente isso mesmo, nada deve ser de graça, mais para aqueles primeiros clientes um discontinho básico, e como o nosso amigo xJunior falou né, procurar aquelas pastelarias que tem pertinho de casa que niguem da nada.[/quote]

Só pra complementar: Um engano que muitos desenvolvedores cometem, é achar que somente conhecer uma linguagem e criar sistemas é o suficiente para se criar softwares, mas não é. Principalmente “software de prateleira”, você tem que conhecer o negócio.

O que eu penso é o seguinte, se você quiser criar algum software pronto, pesquise o mercado, perceba alguma necessidade e estude a respeito do negócio, antes de qualquer coisa, você tem que entender bem o que você quer resolver, e se realmente é algo inovador. Um software tem que ser criado para atender alguma necessidade.

Abraços!