Boa tarde pessoal ja venho estudando Java a algum tempo mais me dedicava somente ao desenvolvimento J2EE, costumo utilizar o Delphi para desenvolver aplicações desktop… Massss hoje surgiu um projeto onde um dos requisitos é que seja todo desenvolvido em J2SE…
Minha pergunta é o seguinte… existe algum framework algo que eu possa me basear para estrutura esta aplicação ? pretendo permitir que a aplicação utilize Firebird ou Oracle, como IDE estou acostumado a usar o Eclipse mas tb já brinquei com o JDeveloper, JBuilder e NetBeans…qual melhor opcao no caso de desktop?
Bem acredito que essa minha duvida deva ser algo bem comum então oq vier de conselho sera util…
De uma olhada no Pendulum, tambem, que se eu entendi direito eh uma extensao do XWork com mais coisas voltadas ao desenvolvimento de aplicacoes desktop.
[quote=smorigo]Boa tarde pessoal ja venho estudando Java a algum tempo mais me dedicava somente ao desenvolvimento J2EE, costumo utilizar o Delphi para desenvolver aplicações desktop… Massss hoje surgiu um projeto onde um dos requisitos é que seja todo desenvolvido em J2SE…
Minha pergunta é o seguinte… existe algum framework algo que eu possa me basear para estrutura esta aplicação ? pretendo permitir que a aplicação utilize Firebird ou Oracle, como IDE estou acostumado a usar o Eclipse mas tb já brinquei com o JDeveloper, JBuilder e NetBeans…qual melhor opcao no caso de desktop?
Bem acredito que essa minha duvida deva ser algo bem comum então oq vier de conselho sera util…
valeuuuu[/quote]
Te recomendo altamente usar o NetBeans como IDE.Agora para ficar idependente de banco, arquivo e etc.Use DAO mesmo.
Se for esse o caso a questão é que J2EE não se restringe apenas a web.
Utilizando alguns patterns (vide MVC) vc pode facilmente ter ao mesmo tempo uma view web e uma view desktop em swing ou thinlet por exemplo.
A questão é que a correta divisão das camadas vai lhe proporcionar a independencia.
Ex.:
Web Desktop
| |
------------------
|
BO
|
DAO
Para a estrutura da aplicação veja spring
Quanto a vc ter indepêndencia de banco apenas o DAO não vai suprir sua necessidade pois vc não vai querer escrever 2 camadas de persistência, ou vai .
Sugiro a vc utilizar algum framework de mapeamento objeto relacional como por exemplo o hibernate ou outro da linhagem JDO .