Desenvolvimento com Spring

Pessoal, sou novo no desenvolvimento java para web. Tenho lido algumas coisas sobre Spring e tenho gostado bastante.
Gostaria de saber do pessoal mais experiente as vantagens (e possivelmente desvantagens) da utilização desse framework ao invés de outros frameworks/técnicas mais comuns como JSP, Servlets, JSLT, EL, etc. Porque eu usaria (ou não usuaria) Spring comparando com essas tecnologias. Agradeço antecipadamente a todos. Abraço.

o Spring framework não pode ser comparado com tecnologias como as que você citou, já que seu propósito é diferente. Não o confunda com Spring MVC.
Na realidade o Spring framework trabalha muito bem com tecnologias como JSF, Servlets, e etc. As vantagens são imensas, como gerenciamento de segurança, de transação, injeção de dependência, e muitas outras.

Eu uso Spring a 1 ano e meio +/- e aconselho. Demora um pouco para você entender como ele funciona, mas o desenvolvimento com ele é muito facil. Você só vai ter que se preocupar com as regras de negocio do sistema.
Sem falar que ele tem todo o tipo de componente e varios outros frameworks se integram com ele.

Pode usar e bola pra frente!