Desenvolvimento como programador

Olá pessoal. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre algumas idéias que eu tenho para adquirir conhecimento na area de programação.
Eu estou trabalhando hoje como estagiário em programação, e estou cursando Ciencias da Computação. Porem já percebi(faz tempO) que isto não será o suficiente
para alcançar as ambições que almejo na carreira, pois a area de TI é muito dinâmica. Eu tenho algumas idéias para me desenvolver mais profissionalmente nas linguagens (C#/Java):

• Criar algum aplicativo Free e disponibiliza-lo em sites de downloads gratuito ( Baixaki,etc…)
    Eu tenho um bom conhecimento em orientação a objetos e já fiz um mini sistema em java de serviço Windows de Backup de Arquivos, entre outros(simples).
    O que vocês acham, é interessante fazer isto?
    Aproveitando, caso achem uma boa idéia, qual utilitario (DESKTOP) eu poderia desenvolver? Pelo que percebo, já existe praticamente de tudo disponivel FREE hehe

• Participar de projetos Open Source. Já li aqui no forum algumas vezes que isto é interessante, mas gostaria de saber até aonde isto pode me dar algum retorno?

OBS: Não estou visando retorno financeiro!!! apenas aprendizado e networking!

Gostaria de opinião de programadores experientes como vocês sobre o que mais eu poderia fazer para me desenvolver profissionalmente.

Desde já agradeço o apoio de todos!

eu sinto a necessidade de ter um sistema integrado ao sistema da policita rodoviária.

no qual qualquer pessoa possa digitar a placa de um carro e saber se o mesmo foi roubado ou não, caso positivo ele entraria em contato com a policia denunciando o mesmo.

não cheguei a pensar nas consequencias, mas o lado positivo é ter o país inteiro denunciando atitudes de furto e roubo de veículos.

teria que ver se é viavel e se realmente é possível, só tive a idéia esses dias mas não cheguei a pesquisar nada…

Muito boa a sua ideia, se implementada vai gerar grande impacto.

[quote=MarceloRocks]Olá pessoal. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre algumas idéias que eu tenho para adquirir conhecimento na area de programação.
Eu estou trabalhando hoje como estagiário em programação, e estou cursando Ciencias da Computação. Porem já percebi(faz tempO) que isto não será o suficiente[/quote]
Ótimo que vc percebeu isso é o primeiro passo para uma grande carreira. A maioria dos programadores que conheço não pensam assim!

[quote=MarceloRocks]- Criar algum aplicativo Free e disponibiliza-lo em sites de downloads gratuito ( Baixaki,etc…)
Eu tenho um bom conhecimento em orientação a objetos e já fiz um mini sistema em java de serviço Windows de Backup de Arquivos, entre outros(simples).
O que vocês acham, é interessante fazer isto?
Aproveitando, caso achem uma boa idéia, qual utilitario (DESKTOP) eu poderia desenvolver? Pelo que percebo, já existe praticamente de tudo disponivel FREE hehe
[/quote]
Crie qualquer aplicativo! Teve uma idéia, codifique! Não se preocupe se já tem no mercado ou não, apenas faça!

[quote=MarceloRocks]- Participar de projetos Open Source. Já li aqui no forum algumas vezes que isto é interessante, mas gostaria de saber até aonde isto pode me dar algum retorno?
[/quote]
Isso vai de ajudar a montar um networking e você vai ver muito código de outras pessoas (bom e ruim) o que é um excelente aprendizado por que uma coisa é o jeito que você faz outra é ver como os outros programadores pensam

[quote=MarceloRocks]Gostaria de opinião de programadores experientes como vocês sobre o que mais eu poderia fazer para me desenvolver profissionalmente.
[/quote]
Acho que você está no caminho certo. Uma outra coisa é fazer é se interesar pelas metodologias ágeis como XP e TDD, eu começaria por TDD. Mas não utilize o material que tem na internet por que vai mais te atrapalhar. Vá direto a fonte e compre o livro do Kent Beck que eu acho a melhor referência.