Desenvolvimento de Aplicação Web Utilizando Java. O que saber? O que fazer?

Olá pessoal, boa noite!

Desejo de algumas informações que serão necessárias para meu trabalho de conclusão de curso.
Sou novo e inexperiente em Java… Até o momento tenho pouco conhecimento em Orientação a Objetos mas tenho boa lógica de programação.
Durante o período de faculdade fiz alguns softwares em C e PHP, softwares estes que foram comercializados e estão em uso inclusive.
No mais, estou querendo fazer 1 web-site/sistema em Java Web (JEE) para apresentar como trabalho de conclusão de curso.
Gostaria da colaboração de vocês para algumas orientações e respostas das perguntas.

[list]Por onde começar para conseguir desenvolver um sistema web em java? Existe uma lista(não achei outro nome) com ordens do que se aprender?[/list]
[list]Qual java é mais fácil de se aprender EE, ME ou SE? Por que motivos?[/list]
[list]O que devo conhecer/saber antes de começar a desenvolver o sistema web em java?[/list]
[list]É possível a utilização de frameworks? Quantos, quais? Quais são os melhores? Por que?[/list]
[list]No mercado de trabalho atual, quais IDEs para desenvolvimento são mais utilizadas já que as duas(Netbeans/Eclipse) são gratuitas?[/list]
Existem algumas outras mas de início são só, também não tenho certeza se estou perguntando no “lugar” correto do fórum…

Bom dia amigo!

Sobre suas perguntas

Primeiramente voce tera que ter uma base do JavaSE, porque ele é a base do EE. Quando digo base é mais sobre a liguagem não precisa aprender Swing, nem AWT.

ME é o mais simples, por ter poucos recursos, so que entre EE e SE depende muito SE voce não tem sessão e tem o controle total da aplicação já EE voce tem problema com sessão, ciclo de vida dos objetos além de ser obrigado saber mais de uma linguagem (html,jsf,jsp,javascript,css)

Para EE o interessante é voce aprender Servlets, Listener, Filtros, e a camada de apresentação pode ser JSP ou JSF, mais aconselho aprender JSP para depois aprender JSF

Existe vários.

Varios eu diria centenas ou ate milhares vai saber ex (VRaptor, Struts, Spring, EJB, Seam, JPA, Ibatis, RichFaces, Primefaces, Icefaces)

Cada caso é um caso, o que voce precisa saber é conhecer basicamente o que cada um faz e suas diferenças para poder escolher o certo em cada projeto

Eclipse é mais utilizado em empresas

A grande questão que java não é simplesmente uma linguagem e sim uma arquitetura com n framework’s

Como é trabalho de faculdade e o tempo deve ser curto acredito que o máximo que de pra usar seria
JSF2+(Primefaces ou RichFaces)+JPA

[quote]A grande questão que java não é simplesmente uma linguagem e sim uma arquitetura com n framework’s

Como é trabalho de faculdade e o tempo deve ser curto acredito que o máximo que de pra usar seria
JSF2+(Primefaces ou RichFaces)+JPA [/quote]

Como o amigo disse , eu pegaria firme para aprender a sintaxe da linguagem e iria ter como foco o desenvolvimento do trabalho , aprendendo aos poucos com o dev do mesmo …
O básico que voce tem que saber é SQL , OO , e o basico de java como : declaração de variáveis , fluxo de controle , atribuição , etc…

Da uma olhada aqui:

http://www.caelum.com.br/curso/fj-28-vraptor-hibernate-ajax/

Ai tu vai aprender o essencial para desenvolver um sistema com qualidade , utilizando frameworks de ponta como Hibernate e Vraptor.

Se quiser saber como montar seu ambiente Hibernate , JSF + Primefaces e manipular dados simples de um formulario com inserção em BD ,
pode dar uma olhada aqui : http://www.mauricio-carvalho.blogspot.com/p/java.html

Bons Estudos…

Minha opniao…

Você pode começar estudando Orientação Objeto enquanto aprende Java SE. Java SE é a base…sem aprender ela (não digo tudo, mais seus principais pontos), não tem como você aprender EE.
Depois você parte para parte WEB. Não sei qnt tempo vc tem pra fazer o seu tcc nem se vc quer fazer algo arriscado porem vc deve aprender JSP, SERVLET e um pouco de padrões de projetos. So depóis de aprender estes vc cai para frameworks.

Eu aconselho asim pq frameworks servem para facilitar seu trabalho, ou seja, ja trazem varias coisas prontas, sendo assim vc acaba deixando de aprender pontos importantes e fica muito dependente deles.

O eclipse realmente é a ide mais utilizada.

Muito obrigado pela informação de todos vocês.

leonardobhbr, mausexdd, Lucas Abbatepaolo.