Tenho alguns sistemas em COBOL e pretendo convertê-los para JAVA para reconquistar alguns clientes que perdi. Penso numa arquitetura JSP com as regras de negócio em Servlet/Beans/etc. Estou no caminho certo?
Oi
eduSOFT, seja bem vindo cara… É claro que tu está no caminho certo…
Se precisar de qualquer coisa é só postar…
T+
Se você está pensando em uma arquitetura Cliente/Servidor (Java RMI), um sistema web de qualquer tema e complexidade (J2EE) ou ateh mesmo um simples software desktop seja bem vindo :brinde:
Grato pelas boas vindas!
Estou me capacitando e começando criando uma árvore de menu de todos os meus sistemas comerciais. Por hora, preciso de opniões e/ou críticas construtivas. Minha árvore está em desenvolvimento em www.edusoftti.com.br/edusoftti/index.html. Poderias avaliá-la? É só ume versão exprimental sem programa nenhum. Só o esqueleto.
[quote=“jeveaux”]Oi
eduSOFT, seja bem vindo cara… É claro que tu está no caminho certo…
Se precisar de qualquer coisa é só postar…
T+[/quote]
Grato pelas boas vindas!
Suas três frentes foram o que mais discuti e cheguei a seguinte conclusão há mais de 4 anos:
-
Na verdade não é um “simples software desktop” desktop pois não quero me preocupar com instalações de aplicativos em clientes. Só no servidor JSP. Os clientes só precisam de um browser. Isto irá reduzir meus problemas com suporte local. Ligo para o cliente e pergunto: Seu windows está oK? Se não estiver, chame o apoio local até que o browser funcione. Simples e objetivo não?
-
Também não creio que seja uma “aplicação cliente/servidor JAVA-RMI”. Até porque, desculpe a ignorancia, não sei o que significa JAVA-RMI.
-
Acredito ser um sistema web-local. A idéia é instalar um servidor JSP na rede ou desktop do cliente e do browser via rede local, acessar meus sistemas JAVA-JSP. Se o cliente quizer um site na web eu não teria problemas também, pois ele já estaria pronto para web. Certo? Este é o caminho que estou avaliando e investindo meu tempo, visão, estomago e noites em claro… Acredito que estarei encontrando alguma luz neste forum.
Oi
Edu, o link que tu mandou está fora cara… da erro 404. 
T+
Não está fora do ar não! Acabei de testá-lo!
Experimente tirar o ponto final do endereço.
Estava …www.edusoftti.com.br/edusoftti/index.html.
Experimente …www.edusoftti.com.br/edusoftti/index.html
Grato pela tentativa…
[quote=“jeveaux”]Oi
Edu, o link que tu mandou está fora cara… da erro 404. 
T+[/quote]
cara muito massa essa arvore de diretórios, nunca encontrei nada igual q executasse tão rápido pra web! :yes:
Edu,
se vc quer desenvolver uma aplicação web, você deverá implementar o padrão MVC, no qual o jsp seria apenas a interface com o usuário, e teria mais duas camadas, com as regras de negócio e o controller.
Procure saber mais a respeito deste assunto.
qlqr dúvida, posta ai… 
Anderson
Já ouvi falar em MVC e estou começando agora a estudar!
Valeu pela dica!
Aproveitando, as outras “duas” camadas são em JAVA?
Desculpe a ignorancia!
[quote=“andersonra”]Edu,
se vc quer desenvolver uma aplicação web, você deverá implementar o padrão MVC, no qual o jsp seria apenas a interface com o usuário, e teria mais duas camadas, com as regras de negócio e o controller.
Procure saber mais a respeito deste assunto.
qlqr dúvida, posta ai… 
Anderson[/quote]
Edu,
Sim, seriam em Java.
A camada de regras de negócio seriam classes normais em Java que fazem o processamento das informações e o acesso aos dados.
A camada Controller, seria um servlet que faz o “meio-de-campo” entre as camadas de visualização e regras de negócio. Mas vc não precisa reinventar a roda criando um controller, vc pode utilizar algum pronto, um dos mais utilizados é o Struts, do Projeto Jakarta da Apache (http://jakarta.apache.org/struts/).
até,
Anderson
Grato pelos esclarecimentos Anderson!
Com esta “lanterna” que você me deu, acho que agora é por minha conta.
Me aprofundarei um pouco mais no assunto e voltarei a procurar o forum com novas dúvidas.