Desenvolvimento de loja virtual (Apostila Caelum)

13 respostas
T

Olá pessoal… Meu primeiro post! lol

Estou tentabndo seguir a apostila da Caelum e vi que parece q tem q se ter um projeto já pre pronto dela pra seguir emcima…
É isso mesmo? Pq tem coisas que a apostila nem comenta… ja começa pedindo pra se abrir um projeto existente…

tem como alguem clarificar isso pra mim?

Alguem ai ja terminou essa lojinha?

AbraXXX a todos!

13 Respostas

L

Sua dúvida está extremamente confusa.

sergiolopes

Olá

Na pagina do curso voce encontra o zip do projeto inicial para download.

Sérgio

T

Opa Sergio!
Valeu cara… ja achei aqui!
Vc da aula na caelum? seu rosto nao me é estranho!

Abraço e mais uma vez obrigado!

sergiolopes

opa, dou aula la caelum sim… será que nos encontramos por aí ja? :smiley:

T

c deu aula pra mim po… huahauha
foi um curso de certificaçao java… lol
Sua aula é muito boa… mas achei o curso mt corrido… 6 meses depois eu passei, mas nao sem tomar uma pau basico antes!
hahaha

aproveitando que vc já ta ai, eu baixei o zip lá…
as bibliotecas do displaytag nao vem no zip né? estou tendo um erro aqui e dei uma pesquisada a respeito… nao consegui entender muita coisa… o erro é o seguinte :

javax.servlet.ServletException: java.util.zip.ZipException: invalid entry size (expected 20492 but got 127511 bytes)

org.vraptor.VRaptorServlet.service(VRaptorServlet.java:87)

javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:820)

org.jboss.web.tomcat.filters.ReplyHeaderFilter.doFilter(ReplyHeaderFilter.java:96)

Antes desse erro, tava dando um outro dizendo q nao conseguia encontrar a biblioteca do displaytag…
Dai fiz um include, etnatbndo mostrar onde q tá o Displaytag.css que ta na pasta do projeto… dai agora ta dando so o erro de cima mesmo… meu jsp tpa assim:

<%@page pageEncoding=“UTF-8” contentType=“text/html; charset=UTF-8” %>
<%@taglib uri=“http://displaytag.sf.net” prefix=“display” %>

@import url("./css/displaytag.css"); Insert title here

tem ideia do q ta errado? To tenantando terminar esse projetinho da loja virtual… to achando ducaramba!

sergiolopes

hauhauhau boa… faz tempo isso ne?

bom, do erro, ZipException eh algo com arquivo corrompido… algum Jar que ta corrompido.
tenta fazer o download de novo e descompactar de novo

ah e essa apostila ta meio desatualizada mesmo… talvez se baixar as ultimas versoes de tudo nos sites oficias as coisas estejam um pouco diferente.
a gente ta trabalhando agora na versao dessa apostila com o novo vraptor3 (ainda ta em beta mas deve sair logo)

[]'s

T

ahhh mais uma coisa…
essa linha do meu jsp : <%@taglib uri=“http://displaytag.sf.net” prefix=“display” %>
ta com o URI em vermelho… tipo… nao ta achando… :frowning:

ma.pops

Bom dia, estava lendo o post e vi que o Sergio e professor da caelum.
Eu estava vendo de fazer o curso de Preparação para certificação mais perdi o emprego e estou tendo que estudar por conta mesmo.

Mas então estou nessa apostila da Loja Virtual e parei na parte de validação
está dando o um erro (Segue abaixo) que pelo que entendi, ele não está conseguindo achar o jar do Hibernate Validator.
na pasta lib o jar esta com o nome de hibernate-validator-4.0.0.Beta1.jar e quando eu abro projeto e deixo o campo de titulo da musica em branco da esse erro.
Já tentei de tudo, não sei mais o que fazer.
Se você poder me dar uma luz agradeço.
Obrigado.

HTTP Status 500 -

type Exception report

description The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request.

exception

javax.servlet.ServletException: Servlet execution threw an exception

root cause

java.lang.NoClassDefFoundError: org/hibernate/validator/ClassValidator
	org.vraptor.plugin.hibernate.ValidatorLocator.getValidator(ValidatorLocator.java:26)
	org.vraptor.plugin.hibernate.HibernateLogicMethod.validateParam(HibernateLogicMethod.java:95)
	org.vraptor.plugin.hibernate.HibernateLogicMethod.validate(HibernateLogicMethod.java:64)
	org.vraptor.core.ValidatorEngine.validate(ValidatorEngine.java:35)
	org.vraptor.interceptor.SettingAndValidationInterceptor.intercept(SettingAndValidationInterceptor.java:100)
	org.vraptor.core.InterceptorsLogicFlow.execute(InterceptorsLogicFlow.java:72)
	org.vraptor.interceptor.InjectionInterceptor.intercept(InjectionInterceptor.java:41)
	org.vraptor.interceptor.ComponentLookupInterceptor.intercept(ComponentLookupInterceptor.java:57)
	br.com.caelum.lojavirtual.logic.DaoInterceptor.intercept(DaoInterceptor.java:18)
	br.com.caelum.lojavirtual.logic.AutorizadorInterceptor.intercept(AutorizadorInterceptor.java:28)
	org.vraptor.interceptor.FlashScopeInterceptor.intercept(FlashScopeInterceptor.java:22)
	org.vraptor.interceptor.RegisterAttributesInteceptor.intercept(RegisterAttributesInteceptor.java:47)
	org.vraptor.core.VRaptorExecution.execute(VRaptorExecution.java:97)
	org.vraptor.core.DefaultController.execute(DefaultController.java:46)
	org.vraptor.http.DefaultDispatcher.dispatch(DefaultDispatcher.java:44)
	org.vraptor.VRaptorServlet.service(VRaptorServlet.java:48)
	javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:717)

root cause

java.lang.ClassNotFoundException: org.hibernate.validator.ClassValidator
	org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1387)
	org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1233)
	java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(ClassLoader.java:320)
	org.vraptor.plugin.hibernate.ValidatorLocator.getValidator(ValidatorLocator.java:26)
	org.vraptor.plugin.hibernate.HibernateLogicMethod.validateParam(HibernateLogicMethod.java:95)
	org.vraptor.plugin.hibernate.HibernateLogicMethod.validate(HibernateLogicMethod.java:64)
	org.vraptor.core.ValidatorEngine.validate(ValidatorEngine.java:35)
	org.vraptor.interceptor.SettingAndValidationInterceptor.intercept(SettingAndValidationInterceptor.java:100)
	org.vraptor.interceptor.InjectionInterceptor.intercept(InjectionInterceptor.java:41)
	org.vraptor.interceptor.ComponentLookupInterceptor.intercept(ComponentLookupInterceptor.java:57)
	br.com.caelum.lojavirtual.logic.DaoInterceptor.intercept(DaoInterceptor.java:18)
	br.com.caelum.lojavirtual.logic.AutorizadorInterceptor.intercept(AutorizadorInterceptor.java:28)
	org.vraptor.interceptor.FlashScopeInterceptor.intercept(FlashScopeInterceptor.java:22)
	org.vraptor.interceptor.RegisterAttributesInteceptor.intercept(RegisterAttributesInteceptor.java:47)
	org.vraptor.core.VRaptorExecution.execute(VRaptorExecution.java:97)
	org.vraptor.core.DefaultController.execute(DefaultController.java:46)
	org.vraptor.http.DefaultDispatcher.dispatch(DefaultDispatcher.java:44)
	org.vraptor.VRaptorServlet.service(VRaptorServlet.java:48)
	javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:717)

note The full stack trace of the root cause is available in the Apache Tomcat/6.0.18 logs.
Apache Tomcat/6.0.18
sergiolopes

opa parece que o jar do hibernate validator nao bate com o esperado pelo vraptor.

como eu disse antes, essa apostila ja esta meio antiga (estamos reformulando no momento) e vc vai precisar das mesmas versoes usadas antes.

tenta colocar a versao 3 do hibernate validator e ver se funciona. é a unica ideia que me vem a mente…

[]'s

T

Opa Sergio...
Tive outro problema...
Meu esquema para fazer o interceptor nao está funcionado...
Dá pau na minha classe que cria uma session... Criei uma classe Util pra fazer essas coisas....

public class HibernateUtil {

private static SessionFactory factory;

static {
		Configuration conf = new AnnotationConfiguration();
		conf.configure();
		factory = conf.buildSessionFactory();
	}

public static Session getSession(){				
		return factory.openSession();			
	}

}
Só que ta dando pau no bloco static quando vai pegar uma session e jogar na factory... tá dando esse erro : java.lang.ClassCastException: org.hibernate.validator.event.ValidateEventListener cannot be cast to org.hibernate.event.PreInsertEventListener org.hibernate.cfg.AnnotationConfiguration.buildSessionFactory(AnnotationConfiguration.java:819) lojavirtual.util.HibernateUtil.(HibernateUtil.java:16) lojavirtual.dao.DAOFactory.(DAOFactory.java:13) lojavirtual.store.DAOInterceptor.(DAOInterceptor.java:12

Sabe oq pode ser? Essa parte tava funcionando antes... :-/

Thanks pela ajuda ae!

T

Ah, nao sei se pode ter algo a ver… mas os imports q eu to fazendo sao os seguintes :

import org.hibernate.SessionFactory; import org.hibernate.cfg.*; import org.hibernate.classic.Session;

:roll:

sergiolopes

troca o import de Session para

import org.hibernate.Session;

e ve se resolve…

ma.pops

E ae Segio valew cara
coloque o Hibernate Validator 3 e funcionou direitinho
to terminando essa apostila já
que e muito boa to no capitulo 10
me deu uma visão melhor sobre projetos

agradeço a caelum por disponibilizar ela