Desenvolvimento de plugins

pessoALL,

estou começando a especificar uma aplicacao que precisa ser modularizada, assim como o eclipse e o netbeans, em eu posso acrescentar um jar (e um ou mais properties e descritores), e em tempo de startup o novo modulo eh carregado.

acho que eu preciso desenvolver um novo classloader, mas não sei se eh soh isso.

eu nao tenho necessidade de uma estrutura tao generica e expansivel como a do eclipse. meus modulos devem oferecer apenas um conjunto pequeno de funcoes especificas.

imaginem uma aplicacao de banco de dados, como o db-visualizer (http://www.minq.se/products/dbvis/), que carrega dinamicamente novos jdbc drivers. o meu caso sera o mesmo. eu quero adicionar “drivers” que processem de forma diferente o mesmo conjunto de informacoes.

alguem tem alguma referencia que eu possa estudar sobre isso?

muito obrigado,

[quote=katatau.br]
acho que eu preciso desenvolver um novo classloader, mas não sei se eh soh isso.
eu quero adicionar “drivers” que processem de forma diferente o mesmo conjunto de informacoes.[/quote]

vc primeiro teria que escrever todo o código baseado em interfaces, para ficar simples de implementar estes drivers…

Ai poderia ter um modulo no seu software que pegue todos os jar’s com as implementações dos drivers de um diretorio /lib/drivers… e entao usar um classloader para carregar o jar.