Desenvolvimento de projeto TCC

Olá amigos, estou querendo desenvolver um sistema simples, até mesmo porque vou desenvolver sozinho!
Estou pensando em desenvolver um sistema para alguma empresa, por exemplo, para uma loja, que precise cadastrar todos os produtos, fazer um controle de estoque etc.

Fiz meu curso no SENAC DF, porem a turma não estava conseguindo acompanhar as explicações os professores!
Conclusão, sofremos muitos atrasos, com isso deixamos de ver muitas explicações etc.

A dúvida é a seguinte, estou querendo fazer esse sistema em JAVA. A pergunta é como devo começar? primeiro tenho que fazer a parte documental? Por favor me liste os passos que devo fazer na parte documental, passo a passo, por exemplo, primeiro devo fazer o levantamento de requisitos? estou perdido na parte documental.

Olá amigo,

Eu estou fazendo o meu TCC e me foi proposto, pelo meu orientador, o seguinte:

• Diagrama Entidade Relacionamento.
  • Diagrama de Classes.
  • Os Casos de Uso.
  • Diagrama de Atividades das principais funcionalidades.
  • Diagrama de Seguencia das principais funcionalidades.
  • Diagrama de Pacotes.

Além do documento que voce escreverá a sua defesa.

Uma fonte apenas com o intuito de ilustrar: http://pt.wikipedia.org/wiki/UML

Eu acredito que se voce fizer uma representação Lógica do banco, aliada aos Casos de Uso, Diagrama de Classes, com um Diagrama de Sequencias expondo as principais partes do sistema, estará de bom tramanho.

Na minha instituição, não sei como eh nas demais, a defessa se dah 30 dias após a qualificação.

Sobretudo, converse com o seu orientador sobre as necessidades de se apresentar algo que satisfaça a banca, compartilhe a responsabilidade lhe eh de direito.

Desculpe se esqueci de algo, espero ter lhe ajudado e boa sorte com o seu trabalho.

[]'s

Olá fernando_gty :smiley:

Você já terminou o curso :?:

Caso não:

É bem o básico do básico… Sua instituição de ensino aceita estes tipos de sistemas ainda :?:

[quote=fernando_gty]…porem a turma não estava conseguindo acompanhar as explicações os professores!
Conclusão, sofremos muitos atrasos, com isso deixamos de ver muitas explicações etc.[/quote]

A metodologia de ensino da instituição/professor era ruim :?:

Aprendendo POO e Java

Costuma ser :smiley:

Sua instituição de ensino não tem Manual de TCC :?:

Quando eu fiz meu TCC, documentei assim (seguindo o manual de tcc da minha instituição de ensino):

[list]LEVANTAMENTO DOS REQUISITOS DO SISTEMA[/list]
[list]CLASSIFICAÇÃO DOS CASOS DE USO[/list]
[list]DIAGRAMA DE CASOS DE USO EM ALTO NÍVEL[/list]
[list]ESBOÇO DA INTERFACE HOMEM MÁQUINA E CASOS DE USO EXPANDIDO [/list]
[list]DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA, MÁQUINA DE ESTADO E ATIVIDADE[/list]
[list]DIAGRAMA DE CLASSES[/list]
[list]DIAGRAMA DE COMPONENTES[/list]
[list]DIAGRAMA DE IMPLANTAÇÃO[/list]

• Manual do Software

flw, boa sorte :thumbup:

[quote=InicianteJavaHenrique]Olá fernando_gty :smiley:

Você já terminou o curso :?:

Caso não:

É bem o básico do básico… Sua instituição de ensino aceita estes tipos de sistemas ainda :?:

[quote=fernando_gty]…porem a turma não estava conseguindo acompanhar as explicações os professores!
Conclusão, sofremos muitos atrasos, com isso deixamos de ver muitas explicações etc.[/quote]

A metodologia de ensino da instituição/professor era ruim :?:

Aprendendo POO e Java

Costuma ser :smiley:

Sua instituição de ensino não tem Manual de TCC :?:

Quando eu fiz meu TCC, documentei assim (seguindo o manual de tcc da minha instituição de ensino):

[list]LEVANTAMENTO DOS REQUISITOS DO SISTEMA[/list]
[list]CLASSIFICAÇÃO DOS CASOS DE USO[/list]
[list]DIAGRAMA DE CASOS DE USO EM ALTO NÍVEL[/list]
[list]ESBOÇO DA INTERFACE HOMEM MÁQUINA E CASOS DE USO EXPANDIDO [/list]
[list]DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA, MÁQUINA DE ESTADO E ATIVIDADE[/list]
[list]DIAGRAMA DE CLASSES[/list]
[list]DIAGRAMA DE COMPONENTES[/list]
[list]DIAGRAMA DE IMPLANTAÇÃO[/list]

• Manual do Software

flw, boa sorte :thumbup: [/quote]

Sim, terminei. Mas como ja citei, nossa turma passou por muitos problemas, dessa forma não co nseguimos obter o máximo de proveito, mas sim o mínimo!
Tenho uma boa noção de lógica de programação, estou estudando JAVA! mas a questão é que fico perdido na parte documental, queria exatamente saber por onde começar, no caso, como vocês dois listaram, já é de grande ajuda, obrigado.

Fiquei com dúvida se vc terminou ou não por causa do título do tópico :smiley:

Enfim…

Veja alguns exemplos no Google Acadêmico sobre UML e documente seu sistema (seguindo regras ABNT). Como vc pode ver varia de instituição para instituição (poucas coisas depende se é curso técnico ou superior) de como documentar.

flw :thumbup:

[quote=InicianteJavaHenrique]Fiquei com dúvida se vc terminou ou não por causa do título do tópico :smiley:

Enfim…

Veja alguns exemplos no Google Acadêmico sobre UML e documente seu sistema (seguindo regras ABNT). Como vc pode ver varia de instituição para instituição (poucas coisas depende se é curso técnico ou superior) de como documentar.

flw :thumbup: [/quote]

Meu curso é técnico em informatica! para ser bem claro! estou querendo saber por onde começar na hora de projetar um sistema. Por exemplo: qual o primeiro passo a ser feito? levantamento de requisitos? como é esse levantamento de requisitos? como deve ser feito? somente por escrito? logo após o levantamento de requisitos, qual o próximo passo?
Na parte de diagramas? quais são os principais, e quais devo fazer? quais ferramentas devo usar (programas para fazer os diagramas)? a parte de modelagem de dados, é feita quando estou criando BD? gostaria de explicação detalhada, passo a passo, para ficar bem claro a explicação e entendimento.