Prezados a Realidade Aumentada é uma nova tecnologia que está ganhando muito espaço no mercado, para quem não conhece a tecnologia ainda, recomendo que busquem videos da mesma no youtube para perceber o potencial dela.
A principio utilizo Realidade Aumentada(RA) com a ferramenta ArToolKit que é desenvolvida em C, porém já existem ferramentas para o desenvolvimento de RA em Java, acredito que seja conhecida como JArToolKit, e com ela é possível desenvolver aplicações de RA para celulares. Estou buscando informações sobre esse desenvolvimento de RA em Java na internet, porém a informação é escassa e estou desenvolvendo um projeto de conclusão de curso sobre isso e peço a ajuda dos colegas que tiverem alguma informação que possa me ajudar!
RA para internet já é uma ferramenta mais facil de desenvolver, acredito que posso te ajudar sim, me add no msn que te passo maiores informações, tem msn no meu perfil.
Estou há um tempo fazendo alguns experimentos mas, ainda nada efetivo.
Alguem conseguiu fazer algum teste ?
Estou tentando mas, de uma outra abordagem:
–Utilizar o celular para enviar a imagem da camera via streaming para o PC e ai, realizar o processamento da imagem com Java3D API no PC pois, acredito que pode ficar um pouco lento o reconhecimento de imagem no meu celular (que é um Nokia5130).
Mas, não é o ideal … é somente para experimento mesmo.
Eu gostaria de desenvolver meu TCC da graduação com esse tema também…
Gostaria de implementar em Java, mas estou em dúvida entre web ou aplicação local mesmo…
:?: :?: :?: Há possibilidade de usar o jARToolkit em Java para web? Como configurar esta ferramenta? Dá para desenvolver através de uma IDE?
Quais ferramentas devo instalar para usá-lo? :roll:
Desculpem pelo excesso de perguntas, mas é que apesar de ter entendido razoavelmente o sentido de R.A., não sei por onde começar para desenvolver… :oops:
Boa noite galera, estou fazendo uns experimentos em RA e ja consegui uns resultados legais.
Só que eu usei o flar toolkit (que usa action script 3 do flash) e queria contruir em JAVA.
Queria uns tutoriais e umas idéias …
Meus problemas são em trabalhar com modelos complexos e como interagir mais de um objeto.
O NY AR Tollkit eu não achei manual ou tutorial, quem achar avisa.
Vou organizar um material que tenho e vou postar.
Alguém sabe a melhor engine pra utilizar os modelos, tipo Papervision 3d. O OSGART é pra .NET e C++ mas parece que com o .NET da pra portar em java …[/quote]
Cara, posta msm o material, eu peguei o NyArToolkit pra ve e parece legal! Não consegui faze os exemplos funcionarem ainda por falta de tempo, mas vi q tem umas coisas usando JF e tals!
E se vc conseguiu faze algum daqueles exemplos funcionarem, avisa ae hehe!!
Galera, to bem sem tempo, mas agora no carnaval vo aproveitar a folga e postar os materiais.
Vo bota uns modelos também, mas os mais complexos (com muitos poligonos) ta dando pau, não funciona direito no papervision3d ou eu que não estou sabendo tratar os modelos.
Assisti uma palestra em novembro/2009 sobre RA e confesso que fiquei encantado. Meu TCC está proximo e não quero fazer nada que seja só no papel, quero algo útil, palpável, que realmente seja chamativo e interessante. Vou dar uma olhada nos links.
Valeu pessoal!
cara pelo que entendi o JF é java framework … mas tem varias coisas pra ver
tipo eu estou tentando montar um aplicativo em java usando o nyartoolkit … provavelmente vou acabar reescrevendo os comentarios dele pois a versao oficial é japones e o codigo dele tinha comentarios em japones quando abri o codigo bugou tudo os comentarios e oq estava escrito em japones…
na versao do nyartoolkit que eu achei fala pra usar o nyartoolkit + java 3D + JMF (Java Media Framework)
ae pessoal mais um link ai pra vocês
não sei se vcs ja tinham visto
um tutorial de como fazer para funcionar o NyARToolKit, ainda não testei mas logo testo e volto aqui pra confirmar
Olá pessoal, sou novo neste fórum e pretendo, no meu TCC, desenvolver uma interface de realidade aumentada para celulares. Alguém tem experiência desenvolvimento para estes dispostivos? Por favor, ajudem-me!
Estou com problemas … eu consegui fazer rodar o codigo do tutorial porem agora estou tentando adicionar uma imagem 3D so que não sei como fazer isto. sei que os formatos compativeis são .wrl .obj .3ds so que não sei como vou adicionar estas extensoes no meu programa.
alguem teria uma ideia de como devo fazer???
algum tutorial que funcione???
aguardo uma resposta abraço