Desenvolvimento de sistema de atendimento - Sugestões

4 respostas
ezequiellorenzatti

Olá pessoal

Continuando com meus estudos sobre Java, resolvi criar um sistema de atendimento(tipo chat), ele irá rodar em um servidor tomcat 6 numa máquina virtual que eu tenho no meu pc mesmo.

Como eu já tenho um conhecimento suficiente para construir uma interface em Flex a camada visual já tá resolvida (eu sei também de toda a nuvem escura que está encobrindo o flex e seu futuro, mas no momento isso não vem ao caso ok)

Aqui algumas das ideias que eu tive para o sistema.

[list]Vários atendentes poderão conectar ao sistema(segurança com login e senha)[/list]
[list]Cada atendente poderá receber somente uma chamada por vez.[/list]
[list]Sempre que houver um atendente disponível o sistema irá enviar o cliente para esse atendente.[/list]
[list]O tempo de atendimento será calculado para que ocorra uma média (tempo de atendimento x numero de atendimentos), proporcionando um equilíbrio no tempo total de atendimento para todos os atendentes.[/list]
[list]Quando um cliente solicitar atendimento e todos atendentes estivem ocupados o sistema mostra uma mensagem informando que ele está na posição X da fila.[/list]
[list]Quando o primeiro atendente encerrar o atendimento atual o cliente que estiver em espera a mais tempo será direcionado para ele.[/list]
[list]Ao finalizar o atendimento o cliente irá receber um email com o numero e conteúdo do atendimento.[/list]
[list]De forma opcional o cliente poderá qualificar o atendente (isso é um segundo passo, ainda não tenho ideia de como fazer, mas já fica registrado)[/list]

Se alguém pude complementar com outras ideias fico grato.

Lembrando que o proposito do sistema é o estudo do java e suas tecnologias e não o sistema em si.

Meu intuito básico é fazer funcionar, e depois ir melhorando o sistema com o tempo e o conhecimento que vai sendo agregado.

Não tenho interesse em tornar esse um sistema comercial, mas nada impede de que isso ocorra com o amadurecimento do projeto e meu como programador.

Então é isso, quem tiver alguma ideia é só colocar ai.

4 Respostas

lele_vader

Vai usar o que no lado do server para receber as atualizações da conversa ?

ezequiellorenzatti

A interface tanto do cliente quanto do atendente irá ser construída em flex a troca de mensagem ira ser feita com producer e consumer, quem irá fazer a interface flex <-> java é o blaseds

Ainda estou estudando como funciona a troca de mensagens, quando eu tiver mais detalhes posso postar aqui.

Vou colocar o código do projeto do github assim que eu começar a escrever, por enquanto estou ainda em planejamento.

T

Realmente guri, é um projeto que leva bastante tempo para pensar. O desenvolvimento após o mapeamento não é difícil, o problema é interligar tudo isso de um modo mais rápido e prático para ambas as partes.
Estou contigo na ideia de primeiramente fazer um chat (1 Para 1) depois amadurecer, acho que essa é a melhor forma de implementar aos poucos e ir homologando seu sistema.

ezequiellorenzatti

Isso ai Tiago, o core vai começar com um chat e depois vai ser expandido

Criado 4 de dezembro de 2012
Ultima resposta 4 de dez. de 2012
Respostas 4
Participantes 3