Desenvolvimento de Sistema em Java

Olá Galera do Forum.

Galera é o seguinte…
Aqui na empresa trabalhamos com sistemas em Dataflex, e agora meu chefe quer converter o nosso sistema para Java, para rodar em desktop e web, mas como nós dois não sabemos nada de java, a não ser o que se diz da linguagem em revistas e sites, eu gostaria da ajuda de vocês para que me digam o caminho das pedras.

Desde já muito obrigado.

Java é uma excelente escolha, pois é a plataforma mais robusta disponivel.

Antes de começar a estudar o Java certifique-se de que tem bom conhecimento de Orientação a Objetos, depois é só começar pelo começo (muita gente começa pelo meio e se dá mal), estudando os principios basicos da linguagem, Java SE, e por ultimo Java EE.

Ao desenvolver as aplicações, tente fazer sempre um código adaptável, de facil manutenção, que siga padrões e esteja bem estruturado, para que não perca tempo com muitas mudanças depois. Estude padrões de projetos, use os frameworks e ferramentas disponíveis no mercado, teste elas para saber quais se adaptam melhor às suas necessidades.

Se for o caso, uma consultoria pode ajudar.