Estou aprendendo a programar em java acho a plataforma muito promissora, estou iniciando um projeto de um sistema ERP (sistema de gestão empresarial), sou desenvolvedor VB.net, mas estou pensando em abandonar o vb.net e inicar o projeto com java, alguem tem esperiencia em aplicações deste tipo e quais ferramentas do java devo conhecer e utilizar
Obrigado
Renato Lima
Bom o q poço dizer… é q via mudar muito… pq vc vai passar pra uma linguagem orientado a objeto…
vc pretende montar seu aplicativo para funcionar como página web???
se sim… vai precisar dos pacotes do J2EE
…
se não… o J2SE lhe basta…
peuge o programa Eclipse… uma ótima IDE… www.eclipse.org…
no 1º topico aki do forum… tem um link + preciso…
seja bem vindo ao java…
se quizer 1 informação + precisa
Se vc poder explicar melhor q vc deseja fazer(detalhar), podemos lhe ajudar + ainda…
Bem vindo!!! 
Seguinte Renato,
Para iniciar em JAVA você já deu o primeiro passo, querer!!! como vocÊ vem do .NET, acredito que não terá muitas dificuldades com OO, porém, no que for preciso, entre em contato conosco que estamos aqui par ajudar. (meu e-mail está na assinatura, não exite em enviar mensagens de dúvidas!!!)
De qqr forma, as ferramentas:
além da API do java, que você baixa na página da SUN, você irá precisar de uma IDE para desenvolver (a menos que queira digitar seu código no NOTEPAD). Eu utilizo 2 plataformas (Eclipse e JCreator PRO) mas fique a vontade de escolher a que mais lhe agradar.
acho que no momento é isso. Qualquer dúvida entre em contato.
Eu baixei o
- J2SE SDK;
- J2EE;
- Eclipse 2.1;
já consigo fazer algumas aplicações teste como exemplo para estudar
e estou lendo um livro sobre POO e UML
Na empresa onde eu trabalho eles tem windows 2000 e sql server 2000 e .net, mas em casa eu to com windows XP em um HD e outro HD de 2.1 GB utilizando linux e estou pretendendo me especializar e a trabalhar voltado para o linux, instalei o J2SE, postgres SQL e o apache no linux… (o java eu consegui utilizar, mas estou lutando com o postgres SQL), estou com a distribuição da Conectiva
mas por enquanto não sei como funciona e como programa com banco de dados em java, ja ouvi falar em jdbc quais interfaces o java possui para trabalhar com acesso ao banco de dados ?
obrigado a todos pela a atenção
Renato Lima
aki tem um exemplo de um aplicativo que liga a banco de dados
http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=2980
eu aconselho a vc inicialmente copiar o código fonte do Conectar.java
e usalo para se ligar a banco de dados…
o que vc vai precisar é baixar o conector de banco de dados… do seu tipo de banco de dados… pois cada tipo de DB tem um drive do seu fabricante
pra isso… va no site de sua empresa… e procure… que la tem os arquivos do Drive…
ai vc usa essa classe ai… qualquer dificuldade da 1 toque