Desenvolvimento de site - O que usar?

Olá,

Pretendo começar a desenvolver um site pra divulgação de alguns softwares e produtos que estou desenvolvendo.
Seria basicamente um portfolio da minha empresa. Com apresentação da empresa, dos produtos e divulgação de notícias.

Acho que isso é relativamente simples, e não sei se realmente vale a pena fazer isso em Java, seja jsp puro ou struts, seam, vraptor, etc…
Afinal os custos com hospedagem seriam bem mais altos que se utilizasse uma linguagem como PHP, por exemplo. Além do tempo de desenvolvimento geralmente ser mais longo.
Eu vejo java como uma linguagem mais útil pra desenvolvimento de sistemas mais robustos, não simples páginas de portfolio.

O que vocês acham?

Cheguei a pensar em rails, flex, e até mesmo usar joomla, pra facilitar a manutenção.

Só lembrando que eu teria que estudar essas tecnologias.

Qual seria a opção mais simples e ágil pra desenvolvimento desse tipo de site?

[]s

Você não precisa usar toda a especificação J2EE para fazer um site de portifólio, se é algo bem simples páginas jsp usando jstl para conteúdo dinâmico com Servlets e JDBC puro certamente dão conta do recado!!!

PHP eu não usaria nem para fazer o site de uma padaria!!!

Agora o que não cabe é fazer um site com uma aplicação J2EE distribuida em cluster com EJB, daí eu acho o fim!!! Quer algo mais leve pode-se optar por VRaptor para agir como controler, não sei como está a integração dele com o Spring como camada de negócio.

Eu usaria o Joomla, ou o seu irmãozinho Java, o OpenCMS.

Já deu uma olhada no Liferay?

Não conhecia.

Você já usou? Qual seria a vantagem sobre outros CMS, como o joomla e o opencms, citados pelo ViniGodoy?

[]s

Não me pergunte, pesquise.

[quote=diegosantiviago]Não me pergunte, pesquise.

Esse site é feito com Liferay:
http://www.todobpo.com.br[/quote]

Se eu pesquisar eu vou encontrar a sua opinião sobre o que você considera como vantagem em relação aos outros? :smiley:

Era mais fácil dizer: “não sei quais as vantagens.”. :slight_smile:

Obrigado pelo link.

[]s

Eu gosto do Joomla também por não ser em Java. Por consequência, é mais fácil achar sites que o hospedam. A comunidade PHP é tão ativa quanto a comunidade Java e, por o joomla ser bastante maduro (desde o Mambo), já possui inúmeros plugins gratuitos e de boa qualidade.

Amigo,

Não lembro de ter visto você perguntar minha opinião.

Sua pergunta foi:

“… Qual seria a vantagem sobre outros CMS, como o joomla e o opencms, citados pelo ViniGodoy?”

Você esqueceu de fazer o quote desde o início da frase :slight_smile:

Eu achei que a primeira pergunta já deixava implicito, na segunda, que eu tinha perguntado a sua opinião.
Tentarei ser mais claro da próxima vez. :thumbup:

Desenvolvemos aplicações web em PHP a muito tempo, posso te dizer que é uma linguagem fácil de aprender e usar, adequada em algumas situações e poderosa no que se propõe a fazer.

Você vai encontrar uma comunidade muito ativa na net, como o ViniGodoy mencionou.

O que faz do PHP bom ou ruim é o programador, como em qualquer linguagem.

cara o opencms também ja esta bem maduro e recomendo esse, pois utilizo no blog da facul e ficou massa!