Desenvolvimento de um software para controle de livros

9 respostas
V

Bom pessoal venho recorrer a vocês novamente.

Tenho que desenvolver um controle de livros em Java com a base de dados do BROffice ( Extensão ODF ), mais não sei nem por onde começar, queria utilizar o netbeans para o desenvolvimento da interface gráfica com o usuário.
As minhas perguntas são as seguintes:

1) Vocês acreditam ser importante criar o sistema em camadas ?
2) JDBC é o mais indicado para este sistema ?

Por favor se fosse possível vocês postarem links com matérias para eu estudar e conseguir desenvolver este sistema…

Abraços

9 Respostas

paulo1911

Olá amigo,

recomendo vc a usar hibernate mesmo sendo aplicação desktop com banco odf. Não use jdbc meso que seu sistema seja pequeno…vc vai levar mais tempo escrevendo sql do que com linhas de código…

é ideal sim que vc distribua em camadas adotando alguns padrões pra vc economizar tempo e padronizar o código…

Fallow

x111

Sim.

Não, use JPA.

Esse é um bom sistema para você aprender o que é orientação a objetos de fato! Não é um sistema com um dominio muito complexo mas você pode aplicar todas as práticas e utilizar muitos padrões.
Eu recomendaria como leitura:

1. Domain Driven Design, Eric Evans
  2. Padrões de Arquitetura de Aplicações Corporativas, Martin Fowler
  3. Java Persistance com Hibernate
  4. EJB em Ação

e se você ainda não leu o livro Use a cabeça: Padrões de Projeto, não deve fazer nada de nada mesmo.

Se você quer dominar o básico de UML leia UML Essencial, do Martin Fowler

ederson_js

legal o JPA;

x111

JPA (Hibernate) é fantástico, permite desnvincular totalmente o dominio da aplicação do banco de dados!

aajjbb

sim, hibernate é o mais recomendado, mas deve se ter atençao se você ja tem conhecimento sobre jdbc e um pouco de sql, por que aprender qualquer framework sem o dominio do “core” sobre o que o framework trabalha, simplismente vai fazer uma salada na sua cabeça…

murillosmaia

Arquitetura em camadas é muito bom…

Quanto ao uso de jdbc… Não recomendo… Utilize Hibernate + JPA… para facilitar a utilização…

Crie o Banco de Dados de uma ferramenta de gerenciamento… não utilize auto criação de tabelas…

Utilize Patterns para o código… e Faça uma documentação (Por mais básica que ela for, ajudará você a seguir um fluxo)

Pense… depois faça… e não ao contrário…

Tá dificil… ta errado… pense mais um pouco…

Não use tentativa e erro… Entenda o que está fazendo… facilita quando for fazer novamente ou alterar…

Se for um aplicativo de multiplo acesso… procure por:

containers de aplicação (Jboss, GlassFish)…

injeção de dependencias(EJB, Spring)…

V

Mais tipo na empresa onde trabalho eu tenho apenas o Broficce, porém não tenho permissão para instalar nada, mesmo assim usando o Hibernate irá funcionar ?

Abraços

ederson_js

vishshshshs…
experimente um change jobs.

murillosmaia

VinnY99:
Mais tipo na empresa onde trabalho eu tenho apenas o Broficce, porém não tenho permissão para instalar nada, mesmo assim usando o Hibernate irá funcionar ?

Abraços

Hm… sei lá… usa um Derby da vida… senão… so sorry…

Criado 11 de janeiro de 2011
Ultima resposta 11 de jan. de 2011
Respostas 9
Participantes 6