Desenvolvimento Desktop

13 respostas
J

Olá,

Tenho alguns Sistemas desenvolvidos em C para o ambiente DOS/Linux, porem gostaria de migrar algumas sistemas para Windows, muitos se importam com janelinhas, então tem que acompanhar o mercado…

ai estou pesquisando algumas linguagens, e todas que vejo sempre tem algum problema, o maior é em relação a impressão de documentos em impressoras Matriciais, como ex. uma Nota Fiscal, ou cheques em formulario continuo.

Minha duvida…
O que preciso para Desenvolver uma aplicação de Grande porte para rodar em uma Rede Local. (alem do conhecimento da linguagem claro)

E a mesma aplicação poderia rodar tambem na Internet em Serve Windows ou Linux?

E a principal pergunta… é possivel em uma aplicação web desenvolvida em Java imprimir para uma Matricial diretamente sem ser pelo Navegador?

13 Respostas

kartler

-Quanto ao Rodar em qualquer sistema linux ou Win…com certeza o BROWSER É O SEU CLIENTE , não se instala nada em cliente…Cara quando vc vê uma aplicação rodando via Web com extras funcionalidades eu sinceramente fico encantado!, sem necessidade de instala desinstala em clientes nenhum, qualquer cliente magro Acessa seu sistema! é Show!

-Eu tenho um sisteminha aqui que imprime em uma matricial a partir do Navagdor, eu uso o JasperReports Gero um relatório de X páginas e dai mando imprimir.
8)

tomcat+jstl+jasper+postgreSQL+webwork+velocity+eclipse + Barato pro cliente + Lucro pra vc :slight_smile: heheheh

J

Obrigado,

Onde encontro tudo isto?

_fs

É possível sim imprimir direto do browser. Basta utilizar uma applet.

E, bem, não tem como ninguém aqui falar para você o que estudar baseado nisso:

Que tal ser um pouquinho mais específico?

ps.: há outras alternativas às que o colega citou acima. Thinlet + Webstart é quase tão fácil de distribuir quanto uma webapp.[/code]

pcalcado

Borwser é uma boa opção quando bem utilizado. Não é a solução para todos os problemas.

entretanto, se seu sistema pedir algo mais, você pode usar clientes em Swing/SWT ou algum outro mais exótico.

Opções não fakltam e se você dividir bem seu sistema, vai pdoer chegar até mesmo à independência de cliente.

[]s

J

Esta Aplicação é com Base em banco de Dados, o que tem em funcionamento Hoje tem 58 Tabelas, mas caso consiga trabalhar com ele na WEB tambem vai aumentar um pouquinho… são 12 Modulos que podem trabalhar Independentes ou num unico Menu…

O Sistema é para a area de Comercio Exterior, desenvolvi ele em 1993 e é usado até Hoje sem problemas, porem quero re desenvoler ele utilizando algo mais novo… como Falei foi feito com o C para DOS da Borland Vs 4.5, e estou optando pelo JAVA para isto.

A minha ideia é pegar os modulos menoes e com eles apender a linguagem… ai dependendo de como se portar o JAVA refaço a logica do Sistema e das tabelas, tenho que pensar na migração dos Dados que ja estão em funcionamento

No inicio pensei em Delphi para este desenvolvimento… mas estou optando o JAVA mesmo… uma que parece ser mais estavel, trabalha multi plataformas, entre outras vantagens o Java pesou mais na Balança que outras linguagens que pesquisei.

Ja peguei o
JDK 1.4.1
JasperReport
Eclipse

Se puderem me passar links que eu possa pesquisar que me ajude neste novo mundo.

E algo sobre o JDBC tambem sera muito importante pois o Sistema é Baseado em banco de Dados, penso em usar o MySql que ja estou acostumado com le desenvolvendo em PHP, mas tambem estou muito inclidado para mudar para o PostGree, ai ja mudo tudo de uma vz só.

_fs

Cara, provavelmente não vai gostar do que vai ler, mas: desencana de acessar dados agora. Aprende primeiro a base da linguagem, orientação a objetos … depois tenta fazer algo mais chique.
Caso contrário, é bem provável que aconteça como comigo por bastante tempo: seus programas em Java estarão totalmente procedurais, dificeis de manter, sem usar quase nada do poder que essa plataforma oferece.

Mas, se está com pressa e precisa do negócio pronto (e já manja o basicão), aconselho a começar a dar os primeiros passos com JDBC. Procure no google e aqui no fórum mesmo que há dezenas de milhares de textos e tutoriais espalhados.

Hempx

hummm… se eu fosse voce preocuparia era com isso aqui…
pq não sei se eh tranguilo não…

J

Tem varias coisas que estou preocupado, com relação a isto…

LIPE, voce tem algum exemplo simples de impressão?

mas a minha ideia basica é começar com coisas simples mesmo… alguns modulos de calculos, e com o tempo ir aprimorando até chegar aos modulos principais, sei que tenho muita coisa pela frente.

A principal que vejo é justamente o que o Lipe falou, sobre Objeto, todas as linguagens que programei sempre foi procedural.

_fs

Nunca precisei imprimir em Java. Pesquisa no google que você vai encontrar os exemplos que precisa ;D

R

Kra, pesquisei muito em fóruns sobre o assunto e sinceramente não vi muita coisa clara não… estou desenvolvendo uma classe para impressão de cheques em formulário contínuo. Fiz tudo na mão jogando direto na porta LPT1, li diversas vezes o manual da impressora que estou usando, inclusive os comandos para configurá-la sem passar pelo SO. O que está faltando é a configuração do tamanho da página, o resto está praticamente pronto. E pode-se usar tanto para desktop como para web. Estou fazendo o javadoc dele bem explicado para disponibilizar em breve para a comunidade java. Se alguém souber como configura a página, me avisem, pq nem todos os comandos que tem no manual eu consegui implementar. Mas a maioria que tem no manual, deu certo…

Mas, se vc não quiser esperar, a dica que te dou é usar apenas o java.io.*;

Vi em muitos lugares implementações que tinham vários imports, mas acreditem, só esse já é suficiente.

Abraço a todos !!!

Adolfo_Rodrigues

Tem os tutoriais da própria Sun, para diversos níveis de conhecimento da linguagem. Acho que são fundamentais, já que você não conhece Java. E se eu fosse você ainda me preocuparia em ler um bom livro de Orientação a Objetos para não acontecer o que o LIPE citou: programar de forma estruturada em Java.

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/

Quanto à interface com o usuário, acho que é vantagem utilizar browser (aplicação WEB) se o universo de usuários não for conhecido, muito grande, ou muito variável (com muitos usuários eventuais). Senão, acredito que você possa criar uma interface com Swing e distribuir a aplicação com o Java Web Start. Mas como disse o Phillip, se você dividir o seu sistema em camadas de forma correta, pode disponibilizar qualquer interface para o usuário…

PcAbrantes

soh pra tu dar uma atualizada… o java ja ta na versao 1.6

Marky.Vasconcelos

Se você ainda não tem conhecimentos da linguagem é melhor estudar só o JDK 1.6 compilando pelo prompt.
Depois você usa o eclipse para melhorar a velocidade que desenvolve.
Quando se acostumar com a linguagem pode começar a ver JDBC que eu indico o MySql.
Depois você começa na área web que tem muitos caminhos mas pra mim fiquei com:

JavaServer Faces, RichFaces, Hibernate, MySql, Tomcat, JasperReports

Criado 26 de agosto de 2004
Ultima resposta 17 de out. de 2007
Respostas 13
Participantes 9