Pessoal estou com uma dúvida e ela é a seguinte.
Estou desenvolvendo utilizando pacotes por exemplo:
1 pacote com uma classe para a conexão com o banco de dados, 1 pacote com os encapsulamentos (get e set), 1 pacote chamado DAO para as regras de negócio tais como adicionar, listar, alterar, deletar (todos utilizando lógico comandos SQL), 1 pacote para os formulários, lembrando que por trás do formulário tem-se também alguns métodos como alterar contatos, mostrar pesquisas, excluir contatos,etc (Esses sem utilizar comandos SQL).
Obs: Utilizo JDBC.
Bem a minha dúvida é a seguinte: com uma tabela fica moleza fazer, porém como faço com duas ou mais tabelas? E se tiver mestre-detalhe como faço?
Alguém pode me dar uma dica, apostila, tutorial ou algum exemplo para eu poder analistar, estudar.
Você vai precisar saber de algumas coisas para implementar isso, vou listar algumas abaixo:
Modelagem de dados: é necessário fazer um modelo de dados da sua base contendo principalmente os relacionamentos para controle entre tabelas pai e filho.
Você vai precisar definir se esse controle será feito pelo seu programa ou pelo banco de dados. Pelo seu programa será muito mais trabalhoso.
Se você não conhece alguma ferramenta de persistência de dados como o Hibernate, você vai precisar conhecer sobre os comandos que o banco de dados aceita. Tem comandos que tem pequenas diferenças entre banco de dados.
O seu programa deve ser testado diversas vezes para verificar se as operações de insert, delete e update estão de acordo com o desejado.
Isso é só o começo, boa sorte!
Sérgio
R
Rhyan
Qual dos dois frameworks é melhor para a resolução de tal problema: JPA ou Hibernate.
Qual o mais fácil pra quem está iniciando? E qual o mais produtivo?
Alguém tem alguma dica de livro ou mesmo site que tenha um exemplo com duas ou mais tabelas?
S
shneves
Rhyan,
Particularmente acho que não há diferenças consideráveis entre eles no que diz respeito ao resultado final, mas eu trabalho com o Hibernate que me parece ter recursos bastantes úteis, alguns inclusive eu nem gosto de usar, além de um plugin para Eclipse e Netbeans. Talvez uma comparação entre o Hibernate e o EJB3 seja mais coerente. Você vai encontrar muita coisa na internet sobre Hibernate, mas a melhor solução para quem quer aprender a usar o Hibernate rapidamente são as video aulas do professor Neri (www.informaticon.com.br). Comprei o curso e aprendi a usar o Hibernate através dessas videoaulas em aproximadamente duas a três semanas, mas ralei muito. Gostei tanto que comprei outros dois cursos dele. Mas você deve assistir a todas as aulas e fazer todos os exercícios para não precisar recorrer às videoaulas com muita frequência. A dica mais importante que eu posso dar a respeito do Hibernate é que 95% das mensagem de erro que ocorrem são erros de digitação ou comandos modificados e ocorrem nos arquivos de mapeamento das classes. É nessa etapa que você deve ter a maior atenção, pois a simples troca de um caracter, podendo até ser de maiúcula para minúscula, ou vice-versa, ocorre mensagem de erro.
Uma coisa muito importante, é fundamental ter um bom conhecimento em Java.