Desenvolvimento em camadas/pacotes Dúvidas!

3 respostas
R

Pessoal estou com uma dúvida e ela é a seguinte.
Estou desenvolvendo utilizando pacotes por exemplo:
1 pacote com uma classe para a conexão com o banco de dados, 1 pacote com os encapsulamentos (get e set), 1 pacote chamado DAO para as regras de negócio tais como adicionar, listar, alterar, deletar (todos utilizando lógico comandos SQL), 1 pacote para os formulários, lembrando que por trás do formulário tem-se também alguns métodos como alterar contatos, mostrar pesquisas, excluir contatos,etc (Esses sem utilizar comandos SQL).
Obs: Utilizo JDBC.

Bem a minha dúvida é a seguinte: com uma tabela fica moleza fazer, porém como faço com duas ou mais tabelas? E se tiver mestre-detalhe como faço?
Alguém pode me dar uma dica, apostila, tutorial ou algum exemplo para eu poder analistar, estudar.

3 Respostas

S

Rhyan, sua dúvida é bem antiga, mas vamos lá!

Você vai precisar saber de algumas coisas para implementar isso, vou listar algumas abaixo:

• Modelagem de dados: é necessário fazer um modelo de dados da sua base contendo principalmente os relacionamentos para controle entre tabelas pai e filho.
  • Você vai precisar definir se esse controle será feito pelo seu programa ou pelo banco de dados. Pelo seu programa será muito mais trabalhoso.
  • Se você não conhece alguma ferramenta de persistência de dados como o Hibernate, você vai precisar conhecer sobre os comandos que o banco de dados aceita. Tem comandos que tem pequenas diferenças entre banco de dados.
  • O seu programa deve ser testado diversas vezes para verificar se as operações de insert, delete e update estão de acordo com o desejado.

Isso é só o começo, boa sorte!

Sérgio

R

Qual dos dois frameworks é melhor para a resolução de tal problema: JPA ou Hibernate.

Qual o mais fácil pra quem está iniciando? E qual o mais produtivo?

Alguém tem alguma dica de livro ou mesmo site que tenha um exemplo com duas ou mais tabelas?

S

Rhyan,
Particularmente acho que não há diferenças consideráveis entre eles no que diz respeito ao resultado final, mas eu trabalho com o Hibernate que me parece ter recursos bastantes úteis, alguns inclusive eu nem gosto de usar, além de um plugin para Eclipse e Netbeans. Talvez uma comparação entre o Hibernate e o EJB3 seja mais coerente. Você vai encontrar muita coisa na internet sobre Hibernate, mas a melhor solução para quem quer aprender a usar o Hibernate rapidamente são as video aulas do professor Neri (www.informaticon.com.br). Comprei o curso e aprendi a usar o Hibernate através dessas videoaulas em aproximadamente duas a três semanas, mas ralei muito. Gostei tanto que comprei outros dois cursos dele. Mas você deve assistir a todas as aulas e fazer todos os exercícios para não precisar recorrer às videoaulas com muita frequência. A dica mais importante que eu posso dar a respeito do Hibernate é que 95% das mensagem de erro que ocorrem são erros de digitação ou comandos modificados e ocorrem nos arquivos de mapeamento das classes. É nessa etapa que você deve ter a maior atenção, pois a simples troca de um caracter, podendo até ser de maiúcula para minúscula, ou vice-versa, ocorre mensagem de erro.
Uma coisa muito importante, é fundamental ter um bom conhecimento em Java.

Sérgio

Criado 20 de novembro de 2010
Ultima resposta 25 de nov. de 2010
Respostas 3
Participantes 2