Desenvolvimento ERP Web

Boa tarde galera,

Gostaria de uma super ajuda da galera.

Entrei em uma empresa onde toda a empresa trabalha com Delplhi, e a proposta que fizeram pra mim foi o seguinte, “você vai desenvolver um sistema ERP que já existem em Delphi e vai passar ele todo para WEB mas com o mesmo visual de desktop seguindo todo o modelo do projeto DELPHI”.

E ai começou o problema, bom o sistema é dividido nas seguintes tecnologias, EJB, JPA, JSF, SPRING SECURITY E PRIMEFACES.

Como eu não tenho a experiência necessária para desenvolver um sistema tão complexo como esse, o projeto está muito devagar, por mais que eu me esforce, chegando cedo na empresa, trabalhando muito e estudando direto os finais de semana, não dá, pois eu não tenho a quem recorrer quando tem erros, até tem uma pessoa que sugeriu esse projeto, porém ele é muito ocupado e não tem como ficar me ensinando e pra ele minhas duvidas são apensa “pesquise no google” e isso está gerando um desconforto para meu gerente.

bom, esse é um super resumo do que está acontecendo.

Agora um dos programadores aqui da empresa conversou com meu gerente, e tudo mudou…
falou que eu posso desenvolver o sistema da forma que eu bem entender e como eu quiser, mas seguindo um padrão, então eu gostaria de uma sugestão para quais tecnologias eu poderia usar para desenvolver esse sistema ERP.

spring mvc, ejb, jsf… enfim, preciso muito de uma opinião que possa abrir meus olhos, pois trabalhar com primefaces sem conhecer muito gera uma grande bola de neve, pois o sistema fica muito lento, tirando o principal do projeto que é um sistema ágil, bom visual e com facilidade de uso para os clientes.

se alguém tiver alguma sugestão ficaria muito grato; Eu pensei em usar o BootStrap com algum frameWork, oq acham?

ps. isso pode ser algo muito bom pra mim ou não, afinal eles querem migrar os sistemas para java, porém só podem fazer isso se esse “ERP WEB” funcionar.

cara, o site do nosso amigo Hebert, tem um sistema web completo quase essa arquitetura ai…

Como o sistema já deve ter toda sua estrutura de tabelas prontas, e algo pra se basear pra criacao das telas, pega o sistema de exemplo q ele fez pra criar um crud basico, e cria os outros cruds baseado nele

http://uaihebert.com/?p=836

Esses frameworks que eles passaram é ótimo pra criar um ERP,
apesar de nao conhecer mto a fundo do bootstrap, nao recomendaria muito, pq parece q ele é mais pra sites e nao pra sistemas… com o primefaces vc vai fazer as telas de cadastro facilmente…

Do ponto de vista de um profissional, tenho que dizer, deixe para quem sabe fazer. Afinal, provavelmente você vai “cobrar” bem menos que alguém com experiência na área cobraria.
Do ponto de vista de forista, sinceramente, precisamos saber quais problemas você está enfrentando. Lentidão é algo muito relativo, pode ser oriundo de falhas com a construção de qualquer parte do sistema. Portanto, precisaria uma análise mais adequada sobre a situação, para que seja possível dar algum parecer.

Cara, eu já trabalhei em um desenvolvimento de um sistema ERP J2EE, e essas tecnologias são otimas

Eu só mudaria o Spring pelo JASS, para ficar tudo integrado no J2EE já que hoje em dia "quase tudo " tem no J2EE , . Apenas uma opnião

Ficaria algo como JPA + EJB + CDI + JSF 2(PrimeFaces)

Você precisa dominar a tecnologia que vai usar.

Logo que comecei a programar profissionalmente eu passei por esta situação também. Precisei “migrar” um módulo do ERP feito em Delphi para uma aplicação web com Flex. :smiley:

O meu problema era o mesmo que o seu. O cliente queria algo muito parecido com o que já existia, e os componentes nem sempre eram tão fáceis de customizar. Muitas vezes tive que ficar um bom tempo lendo o código do componente pra entender bem, uma vez que a documentação não entra em tantos detalhes.

O prazo da primeira entrega realmente extrapolou, até porque tinha muitas regras de negócio que eu desconhecia e foram aparecendo com o passar do tempo. Mas no fim das contas, aquele tempo foi curto se comparado a tudo que já foi solicitado depois que ficou pronto. E a vantagem é que agora eu tenho mais experiência na tecnologia (Flex, que está morrendo por sinal) e, quando aparece algo novo, eu dou uma estimativa de tempo pra ficar pronto (diferente da primeira vez que eu já entrei na empresa com um prazo determinado - ontem).

Acho que independente da tecnologia que você escolher, você vai ter este “problema”. A menos que você já conheça algo muito bem, o negócio é baixar a cabeça e estudar.

Se você optar pelo bootstrap, por exemplo, vai ver que ele não tem muitos componentes. E aí, vai fazer do zero? Vai integrar com outra biblioteca? Provavelmente vai ter os mesmos problemas. :S

Eu diria para fazer com essa pilha que o pessoal está falando mesmo, afinal já deu para ver que o usuário quer um sistema desktop na web.
Daí existem vários componentes prontos com o primefaces com todo tipo de firula.
Poderia-se pensar no gwt também.
Mexi com ele faz um bom tempo, mas na época achei um pouco lento o carregamento de umas páginas mais complexas.

[quote=jaison_js]Boa tarde galera,

Gostaria de uma super ajuda da galera.

Entrei em uma empresa onde toda a empresa trabalha com Delplhi, e a proposta que fizeram pra mim foi o seguinte, “você vai desenvolver um sistema ERP que já existem em Delphi e vai passar ele todo para WEB mas com o mesmo visual de desktop seguindo todo o modelo do projeto DELPHI”.

E ai começou o problema, bom o sistema é dividido nas seguintes tecnologias, EJB, JPA, JSF, SPRING SECURITY E PRIMEFACES.

(…)
ps. isso pode ser algo muito bom pra mim ou não, afinal eles querem migrar os sistemas para java, porém só podem fazer isso se esse “ERP WEB” funcionar.[/quote]

eles não querem migrar para java, querem migrar para web. São coisas bem diferentes. Simular um desktop em web não é simples.

Em vez do jsf eu usaria Vaadin. É muito semelhante a desktop na parte da programação e vc só tem que usar java (nada de html, css , javascriipt etc… ). Isto pode dar um boost na sua produtividade e fica mais bonito e parecido com desktop. Dê uma olhada no desmos no site deles. O Vaadin é montado seguindo a linha do swing entao a experiencia que vc adquire permite que vc entenda fazer uma aplicação desktop real (como é o Delphi) e vice versa. Claro que se vc não sabe swing complica um pouco, nesse caso pode tentar o ZK que é semelhante ao Vaadin em algumas coisas mas é mais parecido ao jsf em outras. Ambos têm inegração com Spring. Do lado do servidor com certeza EJB , JPA só se for o 2. E pense em colocar isso em um servidor SaaS, ai sim eles vão gostar (porque é mais barato e mais seguro que um servidor “caseiro” ).

Galera, o jeito mesmo é eu estudar mais e cair dentro do que estou implantando, apesar da dificuldade.
Mesmo assim agradeço a todos que estão lhe enviando suas opiniões, pois está mesmo me ajudando muito.

Pelo que vejo, realmente é válido usar o ejb, prime…, jsf, jpa, para desenvolvimento de um ERP, porém é muito complicado
ainda mais pra quem está começando mas acho interessante, tirando algumas coisas; ele é bem dinâmico para o usuário final.