Desenvolvimento ERP

Olá,

Sei que o assunto é pertinente, mas acontece que nunca pergutaram quais tecnologias utilizar.

Muitos tópicos fazem um questionamento do comparativo entre desenvolver pra Desktop ou para Web. Qual seria o ideal.

Na minha opnião construir um ERP do 0 hoje em dia pra mim é uma idéia não muito boa. Sendo que existem alguns softwares open source prontos.

A minha intenção não é construir um ERP do 0, mas sim alguns módulos. Por exemplo: Contas a pagar, Recursos Humanos, etc.

Em Java para desenvolver esse tipo de aplicação existem dois jeitos: JavaSE ou JavaEE .

No caso se eu fosse desenvolver pra JavaSE quais frameworks eu poderia desenvolver? (Swing, OpenSwing…)

E se fosse para Web? (Struts, JSF, …)

Quero produtividade, ferramentas e frameworks open source!

Se for para desktop, pesquise sobre Netbeans Platform ou Eclipse RCP. Analise quais os requisitos que o seu software terá e então veja qual plataforma te atende melhor. Ambas são excelentes plataformas para desenvolvimento de RC’s.

Dentre as vantagens que as plataformas te oferecem estão:
-> Desenvolvimento de uma aplicação totalmente modularizada;
-> Gerenciador de atualizações para seus módulos;
-> Economia em vários anos de desenvolvimento;
-> Outras infinitas vantagens…

Links:
http://netbeans.org/features/platform/
http://www.eclipse.org/home/categories/rcp.php

Bom, WEB não é muito minha praia, então minha dica fica somente para desktop mesmo.

[quote=peresjuliao]Olá,

Sei que o assunto é pertinente, mas acontece que nunca pergutaram quais tecnologias utilizar.

Muitos tópicos fazem um questionamento do comparativo entre desenvolver pra Desktop ou para Web. Qual seria o ideal.

Na minha opnião construir um ERP do 0 hoje em dia pra mim é uma idéia não muito boa. Sendo que existem alguns softwares open source prontos.

A minha intenção não é construir um ERP do 0, mas sim alguns módulos. Por exemplo: Contas a pagar, Recursos Humanos, etc.

Em Java para desenvolver esse tipo de aplicação existem dois jeitos: JavaSE ou JavaEE .

No caso se eu fosse desenvolver pra JavaSE quais frameworks eu poderia desenvolver? (Swing, OpenSwing…)

[/quote]

Antes de mais nada, corta essa idéia JSE = desktop , JEE = Web. Você pode muito bem escrever uma aplicação Web com Java sem usar JEE assim como pode muito bem utilizar JEE para aplicações com interface em desktop.

Desenvolver um ERP do 0 hoje não é uma má idéia, é uma péssima idéia! Existem muitas soluções no mercado, e algumas delas tão bem estabelecidas que é impossível concorrer.

Se você gosta de ERP’s acho que mais interessante do que desenvolver é especializar-se na implantação, que é um verdadeiro parto. Você pode deixar para desenvolver somente alguma customização. Contas a pagar, etc. e tal qualquer CD de revista tá distribuindo …

[quote=rmendes08][quote=peresjuliao]Olá,

[/quote]

Antes de mais nada, corta essa idéia JSE = desktop , JEE = Web. Você pode muito bem escrever uma aplicação Web com Java sem usar JEE assim como pode muito bem utilizar JEE para aplicações com interface em desktop.

Desenvolver um ERP do 0 hoje não é uma má idéia, é uma péssima idéia! Existem muitas soluções no mercado, e algumas delas tão bem estabelecidas que é impossível concorrer.

Se você gosta de ERP’s acho que mais interessante do que desenvolver é especializar-se na implantação, que é um verdadeiro parto. Você pode deixar para desenvolver somente alguma customização. Contas a pagar, etc. e tal qualquer CD de revista tá distribuindo …[/quote]

Pura verdade.

Ele pode dar uma olhada nesse cara aqui: http://www.openbravo.com/
Há um tempo atrás fiz uma pequena implantação de teste desse cara. Ele é bem legal.

Esse idéia que o pessoal tem que JEE = WEB realmente não tem nada a ver. Aqui na empresa, desenvolvo uma aplicação em JEE com um cliente em desktop.

Olá, Companheiro

Estava vendo a sua resposta.

Obrigado

Mas estava observando que voce é membro do uaijug, por acaso e de uberlândia?

sugestao
desenvolva no eclipse para desktop
creio que vc tem + segurança dos dados e dos fontes
se precisar disponibilizar na web use o JWS (java web start)
meus sistemas sao todos assim
roda em qualquer plataforma, qualquer navegador
o desktop vc tem + metodos de validacao, mas eh um pouco + “pesado” pra rodar
cada um tem seu pros e contras
mas eu ainda prefiro swing mesmo