Desenvolvimento java usando linux

Olá pessoal, me desculpem se postei em local indevido, mas estou com algumas dúvidas sobre desenvolvimento java no SO linux Ubuntu especificamente.

Dei uma lida em vários foruns sobre linux, mas não encontrei uma resposta do pessoal da nossa área mesmo, desenvolvimento. Comprei um notebook i7, 8gb ram, hd 1tb, ainda a caminho… mas, resolvi levantar esta questão antes da chegada.

Vamos a questão:

Alguém poderia me informar sobre o que é melhor, virtualizar ou instalar o linux ao lado do windows ? Utilizo os 2 sistemas operacionais. Entretanto, gostaria sobre a opnião de voces. Se virutalizar com 4gb ram é tranquilo, desempenho, enfim, o que puderem me auxiliar eu agradeço.

[quote=diegohsi]Olá pessoal, me desculpem se postei em local indevido, mas estou com algumas dúvidas sobre desenvolvimento java no SO linux Ubuntu especificamente.

Dei uma lida em vários foruns sobre linux, mas não encontrei uma resposta do pessoal da nossa área mesmo, desenvolvimento. Comprei um notebook i7, 8gb ram, hd 1tb, ainda a caminho… mas, resolvi levantar esta questão antes da chegada.

Vamos a questão:

Alguém poderia me informar sobre o que é melhor, virtualizar ou instalar o linux ao lado do windows ? Utilizo os 2 sistemas operacionais. Entretanto, gostaria sobre a opnião de voces. Se virutalizar com 4gb ram é tranquilo, desempenho, enfim, o que puderem me auxiliar eu agradeço.[/quote]

Cara,tenho dual boot aqui,e programo tanto no linux quanto no windows,mas prefiro programar no linux,isso é coisa minha mesmo,porque diferença,não há nenhuma.
Só digo que programo em um pc com dualcore de 2.8ghz e 3gb de ram de boas,não tenho problema nenhum.

Também tenho dual-boot.
Tenho a suite de desenvolvimento nos 2 S.O. , uso mais o linux porque gosto, não sei se é apenas impressão minha mas em java compila mais rápido no linux.
Deixo o Windows para usar programas que rodem exclusivamente nele(Games…etc).

Uso também virtualbox nos 2, uso para testes e outras coisas mais especificas. As VM tando do linux quanto do windows compartilham os mesmo discos virtuais ;)

Certo, mas com a experiencia de vcs, preferem usar virtualizacao ou dual boot ?

Cara depende do seu uso.

Eu uso quase o tempo todo linux, logo é melhor instalar no HD do que virtualizar.
Como uso o windows para jogos, virtualização não se torna uma opção, logo também instalei no HD.

A pergunta é: qual vai ser seu real uso?

[quote=asousaj]Cara depende do seu uso.

Eu uso quase o tempo todo linux, logo é melhor instalar no HD do que virtualizar.
Como uso o windows para jogos, virtualização não se torna uma opção, logo também instalei no HD.

A pergunta é: qual vai ser seu real uso?
[/quote]

Concordo!

Eu também passo por essa mesma situação, mas optei por não instalar o Windows por conta de precisar de muito espaço para minhas máquinas virtuais. Para os jogos eu acabo comprando pela Steam os que rodam no Linux e no Humble Bundle, já que vários tem suporte para o pinguim.

Instala o Ubuntu e virtualiza o Windows 7.

Cara ,isso vai depender do seu uso :
Virtualizar pra min é ultima opção porque não tenho muita ram para poder abrir um sistema virtualizado,até consigo,porém perde muito desempenho.Eu faço dualboot porque jogo no windows mesmo,porque,se não jogasse,ficaria só com o linux. Se você gosta de virtualizar,virtualiza,é até mais facil,eu particularmente odeio pelos motivos citados acima.

[quote=Slow17]Cara ,isso vai depender do seu uso :
Virtualizar pra min é ultima opção porque não tenho muita ram para poder abrir um sistema virtualizado,até consigo,porém perde muito desempenho.Eu faço dualboot porque jogo no windows mesmo,porque,se não jogasse,ficaria só com o linux. Se você gosta de virtualizar,virtualiza,é até mais facil,eu particularmente odeio pelos motivos citados acima.[/quote]

Eu também uso o Windows só pra jogar. O legal é que agora temos vários jogos excelentes que rodam no Linux e o suporte ao controle do XBox é perfeito. Por isso eu consegui arrancar o Windows físico e virtualizo somente para usar algumas coisas do trabalho que o crossover não dá conta ainda.

[quote=Ataxexe][quote=Slow17]Cara ,isso vai depender do seu uso :
Virtualizar pra min é ultima opção porque não tenho muita ram para poder abrir um sistema virtualizado,até consigo,porém perde muito desempenho.Eu faço dualboot porque jogo no windows mesmo,porque,se não jogasse,ficaria só com o linux. Se você gosta de virtualizar,virtualiza,é até mais facil,eu particularmente odeio pelos motivos citados acima.[/quote]

Eu também uso o Windows só pra jogar. O legal é que agora temos vários jogos excelentes que rodam no Linux e o suporte ao controle do XBox é perfeito. Por isso eu consegui arrancar o Windows físico e virtualizo somente para usar algumas coisas do trabalho que o crossover não dá conta ainda.[/quote]

Sim,o unico problema é que os grandes lançamentos ainda não possuem a versão nativa para o pinguim,grandes lançamentos que digo são resident evil,tomb raider,need for speed,entendeu?Porém,como o “video game” da steam vai rodar em linux,acho que as grandes empresas podem começar a mudar de ideia e fazer os jogos para linux também,só acho.

[quote=Slow17][quote=Ataxexe][quote=Slow17]Cara ,isso vai depender do seu uso :

Eu também uso o Windows só pra jogar. O legal é que agora temos vários jogos excelentes que rodam no Linux e o suporte ao controle do XBox é perfeito. Por isso eu consegui arrancar o Windows físico e virtualizo somente para usar algumas coisas do trabalho que o crossover não dá conta ainda.[/quote]

Sim,o unico problema é que os grandes lançamentos ainda não possuem a versão nativa para o pinguim,grandes lançamentos que digo são resident evil,tomb raider,need for speed,entendeu?Porém,como o “video game” da steam vai rodar em linux,acho que as grandes empresas podem começar a mudar de ideia e fazer os jogos para linux também,só acho.[/quote]

Isso é verdade… os títulos de empresas grandes dificilmente saem pra outro sistema. Esses eu acabo jogando em casa mesmo. Eu também espero ver mais investimentos por parte delas no Linux e a Steam Machine deve ajudar (pelo menos eu espero).

Resumindo… dual boot. :wink:

dua boot.

virtualização limita um pouco e só é aconselhável usar virtualização num cenário onde vc precisa de um “servidor” para a sua aplicação por exemplo…
já que vc não vai usar o windows e o linux ao mesmo tempo, então é melhor dual boot e fazer uso de todos os recursos de cada um SO sempre que for utilizá-los.
no Linux é mais fácil instalar alguns programas necessários para o desenvolvimento, uma distro UBUNTU te facilita bastante a vida com apt-get install e etc.