Desenvolvimento Mobile com Primefaces

7 respostas
Luciano_Lopes

Iai galera, ja faz um tempo que to usando primefaces nas minhas aplicações e vi que ele da suporte a aplicações mobile, vi algumas demonstrações no site só que me veio algumas duvidas:

1- Se eu criar um projeto usando o primefaces para ter acesso em dispositivos mobile, eu tenho que criar um projeto javaME ou javaEE?
2- Existe alguma forma de fazer minha aplicação reconhecer se a pagina esta sendo acessada de um celular ou de desktop?
3- Caso ele reconheca que estou acessando de um iphone,ipad,etc como fazer para carregar a pagina referente ao dispositvo?

O meu objetivo é acessar a aplicação atravez do browser do celular. Desde ja agradeço a ajuda de todos e descupem se as perguntas foram meio que “noob”, é que nunca trabalhei a fundo com javaME.

7 Respostas

E

Estou meio em dúvida sobre as mesmas coisas, vou acompanhar esse tópico:

A 1, eu acredito que seja projeto JavaEE mesmo, pois é no server, e olhando o source do exemplo do primefaces parece que é mesmo JavaEE (a meu ver, o JavaME usa bibliotecas java para interação diretamente no mobile, não através de html): http://code.google.com/p/primefaces/source/browse/examples/trunk/showcase/src/main/webapp/mobile/showcase.xhtml

1. será que buscando o SO da máquina cliente não conseguimos identificar se é mobile?
  2. no faces, seria fácil usando os templates não? Ou adicionando um PhaseListener que redireciona dependendo do SO.
E

encontrei esse código PHP que verifica o SO e diz se é mobile ou não, poderia portá-lo a java.
http://blog.falci.me/php/como-saber-se-o-visitante-esta-em-um-dispositivel-movel/

Luciano_Lopes

Nossa,esse código do php ta tenso, vou procurar algum função melhor para verificar isso.

E

se encontrar algo melhor (não pesquisei muito), posta aqui que mais para frente também vou usar, hehehehhe.

Luciano_Lopes

Surgiu outra duvida, como vou testar minha pagina para ver como ela esta se adaptando no celular?Tem como usar um emulador?

Mstanguine

Sei que você ta usando primefaces e talz…

Mas já viu jQuery Mobile?

Ele não reconhece qual o sistema você esta usando, mas adaptada a tela, botões, barras, etc… de acordo com o tamanho da sua tela.
Quando tem muito botão e atela é pequena, ele oculta e cria um botão para expandir.

É bem legal o tema, vale a pena da uma olhada. =)

Luciano_Lopes

É,to dando uma mexida no jquery mobile mas os componentes não estão se ajustando a tela não, tem que colocar algum código na pagina para ele redimencionar?

Criado 12 de dezembro de 2011
Ultima resposta 12 de dez. de 2011
Respostas 7
Participantes 3