Desenvolvimento Mobile com Primefaces

Iai galera, ja faz um tempo que to usando primefaces nas minhas aplicações e vi que ele da suporte a aplicações mobile, vi algumas demonstrações no site só que me veio algumas duvidas:

1- Se eu criar um projeto usando o primefaces para ter acesso em dispositivos mobile, eu tenho que criar um projeto javaME ou javaEE?
2- Existe alguma forma de fazer minha aplicação reconhecer se a pagina esta sendo acessada de um celular ou de desktop?
3- Caso ele reconheca que estou acessando de um iphone,ipad,etc como fazer para carregar a pagina referente ao dispositvo?

O meu objetivo é acessar a aplicação atravez do browser do celular. Desde ja agradeço a ajuda de todos e descupem se as perguntas foram meio que “noob”, é que nunca trabalhei a fundo com javaME.

Estou meio em dúvida sobre as mesmas coisas, vou acompanhar esse tópico:

A 1, eu acredito que seja projeto JavaEE mesmo, pois é no server, e olhando o source do exemplo do primefaces parece que é mesmo JavaEE (a meu ver, o JavaME usa bibliotecas java para interação diretamente no mobile, não através de html): http://code.google.com/p/primefaces/source/browse/examples/trunk/showcase/src/main/webapp/mobile/showcase.xhtml

1. será que buscando o SO da máquina cliente não conseguimos identificar se é mobile?
  2. no faces, seria fácil usando os templates não? Ou adicionando um PhaseListener que redireciona dependendo do SO.

encontrei esse código PHP que verifica o SO e diz se é mobile ou não, poderia portá-lo a java.
http://blog.falci.me/php/como-saber-se-o-visitante-esta-em-um-dispositivel-movel/

Nossa,esse código do php ta tenso, vou procurar algum função melhor para verificar isso.

se encontrar algo melhor (não pesquisei muito), posta aqui que mais para frente também vou usar, hehehehhe.

Surgiu outra duvida, como vou testar minha pagina para ver como ela esta se adaptando no celular?Tem como usar um emulador?

Sei que você ta usando primefaces e talz…

Mas já viu jQuery Mobile?

Ele não reconhece qual o sistema você esta usando, mas adaptada a tela, botões, barras, etc… de acordo com o tamanho da sua tela.
Quando tem muito botão e atela é pequena, ele oculta e cria um botão para expandir.

É bem legal o tema, vale a pena da uma olhada. =)

É,to dando uma mexida no jquery mobile mas os componentes não estão se ajustando a tela não, tem que colocar algum código na pagina para ele redimencionar?