Desenvolvimento multiplataforma

9 respostas
C

Caros amigos,
Ja trabalho ha vários anos com programação Visual basic, desenvolvendo
aplicativos comerciais.
E recentemente estamos entrando no mercado linux.
Gostaria de uma linguagem que possibilitasse desenvolver para as duas
plataformas, sem ter que alterar o meu codigo.
O java seria esta ferramenta ?
Sempre achei que o java fosse voltado para desenvolvimento de
aplicativos para net.
É viavel o desenvolvimento de aplicativos comuns para automação
comercial ?

9 Respostas

Rafael_Steil

Sim, Java eh A solucacao se voce quiser independencia total de plataforma!! Tanto que a logomarca eh “Write Once, Run Anywhere”!

Rafael

Bani

O Java realmente é a plataforma certa para seu caso.
Atualmente está bem viável construir aplicações comuns em Java.
No passado havia alguns problemas de performance em relação ao Swing (utilizado para fazer a interface gráfica), mas nas versões mais novas do Java isso melhorou muito.

Rafael_Steil

E vao melhorar ainda mais com o lancamento do Java 1.5, pois novas maneiras de gerenciamento de memoria ( Shared-Memory ) e melhoramentos estao sendo introduzidos.

Rafael

L

Existe alguma previsão para o lançamento da versão 1.5?

richardpeder

codelogan…o java eh versatil em todos os sentidos que vc possa imaginar…se vc quer algo client server, ou seja, aplicação stand alone, temos o swing, awt ai para desenvolvimento visual…j2se, a base de tudo…depois, caso queira WEB, temos o j2EE, que integrado ao j2se faz-se por aplicações multicamadas, como por exemplo uma classe que conecta ao BD, um servlet que chama essa classe e processa informações e um JSP que apresenta isso ao usuário. Quer desenvolver para seu celular, temos tb o J2ME, para desenvolvimento de softwares para palms e celulares…enfim, o java eh portavel em todo o sentido da palavra…e vc tendo o byte code (.class), pode rodar em qauqleru SO, bom neh?

Espero que vc venha para o mundo do java, e se vier, SEJA BEM VINDO!!! :lol:

Ate mais

Rafael_Steil

A previsa eh que o Tiger, tambem conhecido como Java 1.5, seja lancado ate o final do ano.

Rafael

L

Olha richardpeder eu sou programador em vb, e por coincidência estamos desenvolvendo sistemas na mesma área. Estamos pesquisando bastante para escolher a linguagem que iremos para qual iremos migrar nosso sistema e pelo que eu vi de java, ele é ideal, tanto que já comecei a estudar e encher o fórum de perguntas. Realmente a portabilidade deve ser levada em conta, tato que iriamos para .Net, mas ficar novamente preso a microsoft não é uma boa idéia. Você como programador vb deve saber que com o lançamento do .Net os programadores em vb fora praticamente abandonados, é como se microsoft nunca tivesse criado o vb). Amanhã se ela desistir no .Net ela vai dizer problema seu, mude para nossa nova plataforma. Em java podeacontecer mas como tem muitos empresas por trás, acho mais difícil acontecer. Bom acho que deu pra entender o que eu quis dizer… os produtos da microsoft podem ser bons mas não podemos ficar presos a eles.

richardpeder

com certeza Leandro…não podemos ficar presos ao Micro$oft…temos que ir atrás de plataformas open source, free…desde que começei a programar em java e vi tudo o que ele porporciona, não quero mais saber de nenhuma outra linguagem…por enquanto fico no java mesmo… :smiley:

Obs: não sou programador VB…programo apenas em java ok? :wink:

ate mais

L

A tah… agora queeu estou vendo o programador vb era o codelogan…

Criado 15 de fevereiro de 2003
Ultima resposta 15 de fev. de 2003
Respostas 9
Participantes 5