Desenvolvimento para IPAD / IPHONE, o que é preciso para começar?

Oi pessoal

Tenho interesse no desenvolvimento mobile para IPAD e IPHONE mas tenho algumas dúvidas:

Só consigo desenvolver para IOS com um Mac ?
Hoje não tenho um MacBook, e sim um Notebook com Ubuntu e o Eclipse. Será que com isso consigo desenvolver em IOS para Mobile ?
Para desenvolver para IOS tenho que pagar para a Apple?

Enfim, é isso…

Alguém saberia me informar ?

Abraços!

O que é preciso para começar: comprar um Mac :slight_smile:

Infelizmente é verdade, o kit de desenvolvimento que inclui a IDE (xcode) só está disponível para MacOS. (Aliás, por isso que todo mundo estuda Android e não iOS)

Agora mais uma parte inconveniente:
Depois de baixar a IDE você consegue desenvolver e testar em um simulador, mas para testar em um aparelho real e/ou publicar na AppStore só depois de cadastrar-se na Apple como um desenvolvedor. E adivinha… essa associação é paga.

Aprender uma linguagem complicadinha chamada: objective-c

Acho a linguagem simpática

Olá amigo,

Ano passado comecei a programar para iOS.
Eu não tenho MAC! Eu uso uma VM do VMWare com o MAC OS Lion 10.8.
Criei uma conta na Apple de desenvolvedor, baixei o XCode e consigo programar normalmente.
Não consigo debugar no aparelho ainda, pois precisa da licença de desenvolvedor. Custa uns $80 - $100 dolares não lembro.
Mas pra efeito de aprendizado pra mim é suficiente. a VM roda tão rápido quanto se fosse nativa.

Procure na Web, pois tem uns blogs ensinando a criar a VM com o VMware.

Fica a dica.

Pessoal, muito obrigado pelas respostas.

Também achei umas informações interessantes aqui:
http://blog.dmatoso.com/2011/09/app-iphone-sem-mac/

Acho interessante a idéia de obter um Mac, mas na opinião de vocês, em termos de retorno financeiro das aplicações, compensa o IOS ou Android ?

Mais uma vez obrigado

[quote=paulo1911]Olá amigo,

Criei uma conta na Apple de desenvolvedor, baixei o XCode e consigo programar normalmente.
Não consigo debugar no aparelho ainda, pois precisa da licença de desenvolvedor. Custa uns $80 - $100 dolares não lembro.
Mas pra efeito de aprendizado pra mim é suficiente. a VM roda tão rápido quanto se fosse nativa.

Fica a dica.[/quote]

Ótima idéia, paulo1911 !!! Tinha esquecido que posso usar o VMWare. Como já tenho o VirtualBox vou ver se rola nele também!

Abs

[quote=jamesfrj][quote=paulo1911]Olá amigo,

Fica a dica.[/quote]

Ótima idéia, paulo1911 !!! Tinha esquecido que posso usar o VMWare. Como já tenho o VirtualBox vou ver se rola nele também!

Abs[/quote]

Uma duvida. Para efeitos legais, isso é permitido ??? Não é ilegal rodar o Mac OS em um hardware não MAC ?
Talvez para estudo ou ainda um desenvolvimento “caseiro” não seja problema, mas para uma coisa mais séria tipo uma empresa, até mesmo publicar o app e vender o app não seria algo ilegal fazer isso ?

[quote=jamesfrj]Pessoal, muito obrigado pelas respostas.

Também achei umas informações interessantes aqui:
http://blog.dmatoso.com/2011/09/app-iphone-sem-mac/

Acho interessante a idéia de obter um Mac, mas na opinião de vocês, em termos de retorno financeiro das aplicações, compensa o IOS ou Android ?

Mais uma vez obrigado[/quote]

Não sou ninguem para afirmar mas pelo que pessoas “do meio” falam, os usuários Mac compram muito mais aplicativos do que os usuários Android que geralmente querem tudo de graça!
Se o objetivo for ganhar dinheiro vendendo aplicativo, pode ser que IOS seja efetivamente melhor, mas eu não posso afirmar!

Já se o foco é ter bastante uso do aplicativo e ganhar dinheiro de outras formas, por exemplo, ADs… acho que Android tem muito mais gente usando…