Giulliano:
aconstantino:
Quer desenvolvimento rápido? Php ou RoR e métodos ágeis.
Já está mais que provado pela quantidade de sistemas open source que php e ruby são muito melhor que Java.
Pelo amor de Deus…se algum dia vc quiser mudar de prosissão pode se tornar um kamikaze.
Não existe nenhum tipo de comprovação alegando que uma linguagem é melhor do que a outra. Muito menos se o concorrente desta for a plataforma Java.
Na verdade estou me baseando em meu conhecimento. Já desenvolvi muitos sistemas em Java, e o que tenho visto é que Java tem sido amplamente usado em projetos que não precisam de tanta “coisa”… Na verdade acredito que Java com EJB faz muito sentido, mas para projetos pequenos, nem pensar. O fato é que existe muito sistema enorme em PHP, se não os maiores! basta olhar a maioria dos sistemas open source de sucesso… todos em php…
Por muito tempo acreditei em Java e se mostra sim a melhor tecnologia atual, porém os rumos que java tem tomado nos últimos anos me preocupa. Algumas empresas simplesmente ignoram frameworks como hibernate entre outros, pelo simples fato de apesar de dar um "ganho"na manutenção e dar uma arquitetura de certa forma mais fácil de manter possui problemas muito graves de desempenho…
Aplicações fortemente pesadas e cheias de frameworks muitas vezes servem para aplicativos do banco central, ou banco do brasil como vc mesmo falou, mas tenho visto que java tem sido largamente adotado em projetos onde não se faz necessário.
Em quase todos os projetos que trabalhei tivemos sérios problemas de performance com o hibernate e isso é real… no começo vai tudo bem, mas quando o projeto começa a crescer demais… meu deus…a gente acaba correndo atrás e revisando muita coisa para melhorar a performance…Outa coisa é que é muito difícil prever o que vai acontecer no domínio quando se trabalha com o hibernate… a não ser que a equipe conheça muito bem o projeto, pois se tiver mudanças no domínio provavelmente a equipe terá problemas e terá que gastar mais tempo ainda para contornar.
Acredito que o java ee 6 pode mudar muito essa “impressão” que java está me causando, e olha que eu demorei muitos anos para perceber isso… simplesmente porque demorou um pouco para eu sacar que frameworks como jboss seam/spring/hibernate/jpa se tornaram padrões.