Desenvolvimento RIA, o que temos disponível hoje?

29 respostas
Luiz_Aguiar

PessoALL,

Vou começar a desenvolver a view web de uma aplicação (projeto opensource), e estou estudando que framework utilizar, estou uns 90% inclinado a usar Flex 2, queria saber quais as outras opções disponíveis e possíveis experiências de vcs?

JSF ? particularmente não acho o resultando final tão agradavél…
Já vale a pena começar com o Flex 3 beta? alguém já testou, como estaria a estabilidade?
Algum framework ajax mais elaborado? Adobe AIR?

aguardo opniões, valeu!

29 Respostas

luiz_ross
Apesar do sdk do FLEX 2 ser gratuito, existe um grande problema em relação a integração entre java e flex. No caso de fazer um integração como essa, existe um framework que era conhecido como Flex Data Services, e mudou para Life Cycle Data Services ES. O problema é que este framework é pago. Porém existe sua versão free, mas que tem a limitação de poder ser usada somente em máquinas mono processadas. Pesquisando no pais dos burros, encontrei alguns outros frameworks open-sources - Granite Data Services, RED5 e OpenAMF. Todos estes frameworks citados servem para integrar java com flex, porém acho que ainda não são maduros o suficiente para serem usados em aplicações de grande porte,  fora a falta de documentação decente que é muito grande.
Luiz_Aguiar

Fala Rossetti blz?

Eu cheguei a ler algo sobre o OpenAMF mas não sei como ele está em termos de abranger os mesmo recursos do ex Data Services, vou dar uma olhada melhor.

valeu!

luiz_ross
O OpenAMF foi descontinuado. :S
T

Meu, vc tem laszlo FLEX2 (a propósito, uso a IDE e é muito legal se vc tiver oportunidade de usar). Infelizmente as maiores e mais comentadas iniciativas de RIA (tirando o flex2) é de posse da microsoft. Sei que não vai te ajudar, MAS é legal conhecer o Silverlight, WPF, as suites expressione dois projetos interessantes, chamados Photosynth e SeaDragon… muito interessantes. na verdade o tio Bill deixou bem claro ano passado que a microsoft estará voltada ao que eles chamam de rich experience… Então pode-se esperar ao menos coisas curiosas dos labs da micro$oft.

Luiz_Aguiar

Mas hoje não vejo mais pq usar o laszlo (para gerar conteúdo flash) e não o Flex 2 (ou maior).

qual sua opinião sobre isso?

T

eu tb não vejo muita…rs O que não gosto no flex é a necessidade do ActionScript, MAIS UMA LINGUAGEM de script para aprender… Enquanto com o Laszlo eu já não tenho muito esse problema… Gosto do laszlo pela “simplicidade” mas não o tomaria como recurso padrão. eu aposto bastante no FLEX2. PRINCIPALMENTE se usado com o flexBuilder, Porém peca na integração com código no server, como já disseram… O grande problema do Laszlo infelizmente é a falta de suporte descente e principalmente visual nas IDE´s…

T

ressalto aqui que o que estou expondo é opinião pessoal…rs

Luiz_Aguiar

Alguém está usando o Adobe SPRY ?

F

Nesse link tem alguma coisa sobre o assunto

http://osflash.org/open_source_flash_projects

[]'s

Fred

faelcavalcanti

Luiz Aguiar:
JSF ? particularmente não acho o resultando final tão agradavél…
Posso saber porquê? Quanto ao Laszlo, tb porque prefiriu não optar? (Curiosidade) Em um tópico aqui, tive problemas de lentidão utilizando frameworks como Richfaces e Woodstock.

Luiz_Aguiar

Rafael, qto ao JSF eu não vi (ainda) algo que me agradace muito em termos de resultado final, como por exemplo L&F.
Qto ao Laszlo (para gerar flash), se o Flex2 já é open source, não veja outra razão para o Laszlo “competir”, pq ele era exatamente uma alternativa enquanto o Flex era fechado, a partir disso, ele passa a ser apenas um fork, não sei com esta outros pontos técnicos entre os dois, mas o que eu vejo a princípio é isso.

T

Até onde sei o flex só usa FLASH e não gera nada como DHTML…

Luiz_Aguiar

Andei dando uma olhada nos componentes do Laszlo no site, até que fiquei interessado, mas tenho que “estudar” algumas coisas, ver os plugins pras IDEs, meu massante se tiver que “desenhar” tela direto em xml hein…

T

pode ter certeza de que VAI TER hehehe Por isso que eu não utilizao tanto o laszlo… A propósito se vc ver algum pluguin visual por ae dê um toque pra gente please…rs (Sério)… Eu desisti de aprender a fundo o laszlo por causa disso.

Luiz_Aguiar

Pow mas o pessoal por ai faz como então? rs na unha mesmo?

T

é, na unha mesmo… Há alguns “protótipos” de ide tipo spket, (a melhor que vi) mas que não me ajudou muito. Tem code completiom ao menos… É o que ajuda…

T

ah tem um pluguin pro eclipse tb, mas nem sei se vão continuá-lo…

ricardo.silva

Fala Luizinho, blz!

Então cara, eu já utilizei o OpenLaszlo por quase 1 ano no desenvolvimento de um sistema que iria migrar de Forms6i para a web. Na época chegamos a utilizar o LaszloIDE , um projeto inicialmente criado pela AlphaWorks (um depto. de pesquisas de novas tecnologias da IBM) e agora doado para a fundação eclipse, mas que infelizmente foi arquivado.

Não se se isto pode te ajudar, mas vou comentar a minha experiência destacando os pontos positivos e negativos. ( a experiência refere-se à versão 3.0.x se é que eu ainda me lembro com certeza)

Positivos:

• A interface do seu sistema fica show de bola!(é claro que você pena pra chegar lá :smiley: );
  • Você tema a possibilidade de geração de tela on-the-fly, oprocesso final fica um pouco mais lento (aí depende a infra da rede) mas as manutenções futuras serão mais “sossegadas”, mas isso depende também de como você monta a lógica pra gerar suas telas, e esta vantagem só tem 100% de praticidade pra telas CRUD;
  • aquela usuária quevive te enchendo, agora diz que quer casar com você porque diz que o sistema ficou bunitinhu…(zuêra)

Negativos:

• A customização visual dos componentes é sofrível;
  • A validação de valores em campos foi complicada, porque na época só sabíamos trafegar strings entre o servidor e o cliente. Não sei se dá pra fazer diferente com o Openlaszlo hoje, algo do tipo que se faz com o DWR.
  • Os componentes, principalmente Menubar e Calendar tinham bugs quando eram instanciados apenas quando a gente queria: em alguns casos a ordem de exibição dos componentes ficava trocada, em outros o componente ao ser exibido, distorcia todo o layout dos demais componentes(mesmo usando so gerenciadores de layout oferecidos);
  • Com relaçãoà IDE, no começo(5 minutos) foi o samba-do-maluco-doido :lol: , mas depois que a gente percebeu que ainda era um produto beta, e que o wysiwyg só funcionava quando a gente arrastava o componente pra dentro do fonte, e não do painel de visualização, aí jogamos no lixo e voltamos a fazer na mão.
  • Pastamos muito também com a criação de componentes que pudessem suportar o conceito de máscaras: date, números financeiros, valores monetários etc.
  • Como as chamadas eram assíncronas e nós ainda criávamos código sincrono, também tivemos muita dificuldade pra integrar o servidor com o cliente em casos onde o processo devia rodar no servidor mas bloquear a tela antes de receber a resposta.

Enfim, o esforço valia a pena realmente porque o resultado final era bom, porém a empresa deciciu que o trabalho era muito custoso em comparação à um desenhador de telas em swing.

Infelizmente percebo que o mercado de RIA ainda deixa a desejar nas opções para “desenhadores” de tela free que facilitem a vida.(estou me referindo apenas à Flex e OpenLaszlo), e está aí uma boa pedida para um projeto opensource o que acha? hehehe

Agora, uma outra opção para view de apps web que fica muito boa e aparentemente tem um bom suporte crossbrowser é a ExtJs. O resultado fica muito jóia, só que vc tem que montar as telas na mão mesmo. O que mais me atrai no extJs é que, por ser DHTML puro, sua view fica muito leve e não depende de runtime environment no cliente.

Ów, parabéns pela iniciativo do porjeto open-source! :thumbup:

Luiz_Aguiar

Estou fazendo uns testes com o Richfaces (da jboss/exadel) + ajax4fsf e vc tentar integrar com outros toolkits ajax como o jquery, acredito que o resultado pode ficar muito bom.
:smiley:

T

se ficar (e mesmo se não ficar) dá um toque pra gente aqui rs é um assunto que me interesso…

Luiz_Aguiar

acredito que ainda esse mês eu tenha alguma coisa já para “mostrar”… rs

G

Pessoal,

Aproveitando o tópico, eu queria saber o que valeria mais para minhas necessidades:

Gostaria de ter um ambiente em que pudesse desenvolver aplicações web com aparência desktop. É isso que tanto o laszlo e o flex oferecem, e estou meio que optando pelo flex 2 por me parecer ser mais legal (conclusão que tirei baseado em posts daqui e artigos da internet), mas tenho dúvidas sobre a performance do flash gerado pelo flex2, fica pesadão demais? nem todo cliente tem uma super máquina pra rodar suas aplicações, MAS podemos considerar que em um servidor local a rede da empresa cliente isso diminuiria?

Já fiz testes de criação de aplicações meio web2.0, com janelas e etc. Mas foi tudo feito na mão usando o scriptaculous. Achei que ficou meio deselegante misturar tanto javascript com jsp, deu um remendo feio.

Então, devo partir pro flex2? (usando a ide deles, claro)

andredeividi

Caro amigo,
Eu atualmente estou desenvolvendo aplicações com o flex e java,
digo pelas experiência que tive LCDS é melhor opção de se trabalhar com flex + java
opemAmf foi descontinuado,
tentei usar o GraniteDS rodou muita coisa mas acho cedo ainda para adotar em um projeto.
temos ainda o HTTPService e WEBService, porem são mais lentos que o RemoteObject
A outras maneiras de se trabalhar porem não posso dizer nada.
O flex é livre para o desenvovimento, o que é pago e a IDE flexBuilder
e LCDS, no entanto LCDS tem uma versão free que limita-se apenas para servidor com mono-processamento.

abraço

Referencias
http://groups.google.com/group/flexdev

rodrigoallemand

Eu utilizo Spry em um projeto que está iniciando… muito pouco por enquanto, como as TabViews, as caixas flutuantes, a ajuda de ajax e soutras coisas… to achando legal…

Mas pra uma RIA maneira, ao meu ver, só FLEX mesmo…
Alguem tem um HelloWorld bom de flex, pegando uma lista, iterando uma combo, re-populando campos, etc?

andredeividi

Prototipo de telas
http://www.orium.clientewebhost.com.br/tce/

Usuario:Cliente
senha: a;

na raiz da url http://www.orium.clientewebhost.com.br
é um chat usando flex com java com opemAmf

G

uma questão: o data services está incluído na instalação desse flex builder 2? ou é obrigatório compra-lo (ou adquirir a versão free) a parte?

eu gostaria de fazer um projeto web usando persistencia JPA (banco Mysql), servlets e o flex. alguém dá uma ajuda por onde começar a pesquisar o tema, já li sobre o OpenAmf. qualquer ajuda tá de bom tamanho, valeu.

andredeividi

O FDS (Flex Data Service) agora é LCDS(Live Cicles Data Service)
vc tem que baixar a aparte.

de como vc vai fazer do java para baixo digo java para o Banco de dados
vc não muda nada o jeito de se trabalhar.

Tente implementar algum exemplo simple de comunicação entre flex e java usando
LCDS.

abraço

passos

Luiz Aguiar:
Mas hoje não vejo mais pq usar o laszlo (para gerar conteúdo flash) e não o Flex 2 (ou maior).
qual sua opinião sobre isso?

Entre os dois lembre-se que o Flex vai sempre estar na frente do Laslo por ser da mesma empresa, principalmente porque o desenvolvimento desde anda em conjunto com o desenvolvimento do Flash Player

urubatan

quanto a integração, o DataServices não é obrigatório …
da pra utilizar também a mesma forma de intgração usada com ASP,PHP,Ruby,Rails,…
que é o XPL/XPC (XML pra ca, XML pra la :smiley: )
funciona muito bem e muito fácil :smiley:

Criado 8 de agosto de 2007
Ultima resposta 24 de out. de 2007
Respostas 29
Participantes 11