Fala Luizinho, blz!
Então cara, eu já utilizei o OpenLaszlo por quase 1 ano no desenvolvimento de um sistema que iria migrar de Forms6i para a web. Na época chegamos a utilizar o LaszloIDE , um projeto inicialmente criado pela AlphaWorks (um depto. de pesquisas de novas tecnologias da IBM) e agora doado para a fundação eclipse, mas que infelizmente foi arquivado.
Não se se isto pode te ajudar, mas vou comentar a minha experiência destacando os pontos positivos e negativos. ( a experiência refere-se à versão 3.0.x se é que eu ainda me lembro com certeza)
Positivos:
- A interface do seu sistema fica show de bola!(é claro que você pena pra chegar lá
);
- Você tema a possibilidade de geração de tela on-the-fly, oprocesso final fica um pouco mais lento (aí depende a infra da rede) mas as manutenções futuras serão mais “sossegadas”, mas isso depende também de como você monta a lógica pra gerar suas telas, e esta vantagem só tem 100% de praticidade pra telas CRUD;
- aquela usuária quevive te enchendo, agora diz que quer casar com você porque diz que o sistema ficou bunitinhu…(zuêra)
Negativos:
- A customização visual dos componentes é sofrível;
- A validação de valores em campos foi complicada, porque na época só sabíamos trafegar strings entre o servidor e o cliente. Não sei se dá pra fazer diferente com o Openlaszlo hoje, algo do tipo que se faz com o DWR.
- Os componentes, principalmente Menubar e Calendar tinham bugs quando eram instanciados apenas quando a gente queria: em alguns casos a ordem de exibição dos componentes ficava trocada, em outros o componente ao ser exibido, distorcia todo o layout dos demais componentes(mesmo usando so gerenciadores de layout oferecidos);
- Com relaçãoà IDE, no começo(5 minutos) foi o samba-do-maluco-doido :lol: , mas depois que a gente percebeu que ainda era um produto beta, e que o wysiwyg só funcionava quando a gente arrastava o componente pra dentro do fonte, e não do painel de visualização, aí jogamos no lixo e voltamos a fazer na mão.
- Pastamos muito também com a criação de componentes que pudessem suportar o conceito de máscaras: date, números financeiros, valores monetários etc.
- Como as chamadas eram assíncronas e nós ainda criávamos código sincrono, também tivemos muita dificuldade pra integrar o servidor com o cliente em casos onde o processo devia rodar no servidor mas bloquear a tela antes de receber a resposta.
Enfim, o esforço valia a pena realmente porque o resultado final era bom, porém a empresa deciciu que o trabalho era muito custoso em comparação à um desenhador de telas em swing.
Infelizmente percebo que o mercado de RIA ainda deixa a desejar nas opções para “desenhadores” de tela free que facilitem a vida.(estou me referindo apenas à Flex e OpenLaszlo), e está aí uma boa pedida para um projeto opensource o que acha? hehehe
Agora, uma outra opção para view de apps web que fica muito boa e aparentemente tem um bom suporte crossbrowser é a ExtJs. O resultado fica muito jóia, só que vc tem que montar as telas na mão mesmo. O que mais me atrai no extJs é que, por ser DHTML puro, sua view fica muito leve e não depende de runtime environment no cliente.
Ów, parabéns pela iniciativo do porjeto open-source! :thumbup: