Desenvolvimento Web com java, vantagem?

12 respostas
thiago.correa

Respondendo a primeira pergunta, php e asp são linguagens interpretadas e quanto jsp é compilada, ou seja, a execução é mais rápida. Outro ponto que eu gosto de JSP ao invés de php é que esta é tipada enquanto a PHP não é. Se você está familiarizado com java para deesktop (J2SE) não irá sentir muita dificuldade pois a sintaxe é a mesma, os objetos disponiveis na J2SE existem para a web também.

Quanto a segunda pergunta applet não é uma opção ao JavaScript pois um, é um cliente java que roda no navegador do cliente, e o outro é uma linguagem de script, utilizado amplamente pelos desenvolvedores web como validação de dados, e interações no lado do cliente.

12 Respostas

danieldestro

Applet? Argh! Evite applets… Os applets são aplicações ricas (“desktop”) que rodam no browser e dependem da JVM instalada (JRE / Plugin Java).

Não use JSP como se usa PHP ou ASP, use como a implementação da camada visual da sua aplicação web (procure saber sobre o padrão MVC).

ricardolecheta

Não entendi, pode me explicar melhor?
Obrigado.

No JSP vc pode usar código Java + HTML. Igual fazem em ASP. Mas fica ruim de dar manutenção em um código assim, principalmente se a aplicação for complexa. Como o Daniel disse existe o pattern MVC, onde a lógica fica em um Servlet + Classes de negócios e o JSP é utilizado apenas para mostrar os dados.

Uma vez eu utilizei applet num sistema que mostrava fotos de carros na web, onde era possível editar as fotos (cor/brilho/contraste) e ainda desenhar algumas coisas na imagem, depois era possível salvar a imagem no servidor. Bom isto é uma applet, um programa rico que vc só conseguiria fazer no desktop, mas com Applets é possível fazer uma aplicação destas na web. Mas só utilize isto em casos onde não existam outras opções.

ricardolecheta

Acho que aqui:

http://www.guj.com.br/artigos.jsp
http://www.google.com.br/search?hs=Iw1&hl=en&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Aen-US%3Aofficial&q=mvc+%2B+servlets+%2B+jsp&btnG=Search

danieldestro

Apostilas: http://java.danieldestro.com.br

Luca

Olá

Não, applets não são pesadas e são usadas por milhares de sites, talvez até pelo seu próprio banco. Os principais problemas de applets são:

1. Como o Daniel disse, para usá-las é preciso fazer download e instalação (automática) do plugin que é rápido para quem tem banda larga. É como o Flash ou o Quicktime, sem o plugin o browser não mostra.

2. Por terem uma interface mais rica e com muito mais conforto para o usuário, são muito mais demoradas para desenvolver e o resultado pode ficar horrível como aqueles programas em VB ou Delphi em que o programador pensa que sabe alguma coisa de designer gráfico.

Se pode fazer aplicações completas e muito complexas com milhares de classes como applets. Basta você passar em qualquer agência dos Correios e verá 2 programas que funcionam interligados: SARA (gestor da agência) e Banco Postal. Devem ter mais de 5 mil classes. Porém atualmente se usa um outro modo de se obter os mesmos benefícios de applets usando aplicações independentes do browser através da tecnologia Java Web Start (que usa o browser apenas por debaixo dos panos).

[]s
Luca

M

Aqui quando abro o site do Banco que tem applets a máquina fica bastante lenta, o mesmo ocorre em qualquer site com Applets.

Acho que tem a ver com a JVM, se usar a da Microsoft não fica tão lento. Já a da sun deixa a máquina lenta.

Luca

Olá

macfly2500:
Aqui quando abro o site do Banco que tem applets a máquina fica bastante lenta, o mesmo ocorre em qualquer site com Applets.

Acho que tem a ver com a JVM, se usar a da Microsoft não fica tão lento. Já a da sun deixa a máquina lenta.

O caso dos bancos não tem nada a ver com a JVM. Estude SSL e veja porque quando HTTPS é usado toda a comunicação fica mais lenta.

Quanto aos demais sites minha experiência participando no desenvolvimento de sites com camada de apresentação usando applets PESADAS DE VERDADE, é que uma máquina tipo Pentium III 800 MHz com 128 Mb de memória roda normalmente (ambiente dos Correios, dê uma olhada no trabalho do funcionário e veja se é lento). Menos do que isto fica sofrível.

[]s
Luca

M

Ok entendi, mas continuo achando que deixa a máquina lenta em ambiente com https ainda mais. Vai ver é só na minha máquina que isso ocorre…

[]'s

automouse

Saudações, gostaria de saber as vantagens de trabalhar com JSP em vez de php ou asp. E trabalhar com applet em vez do javascript.
Seria applet um opção ao javascript?

Desde já obrigado

automouse

Opa, valeu Thiago!
Mas então, para que serve o applet?
Que tipos de aplicações são indicadas fazer com applet?

Obrigado

automouse

Não entendi, pode me explicar melhor?
Obrigado.

automouse

Isto porque é pesado demais pra carregar no browser?

Onde posso encontrar tutoriais sobre JSP e pattern MVC?

Desde já obrigado

Criado 2 de setembro de 2006
Ultima resposta 2 de set. de 2006
Respostas 12
Participantes 6