Desenvolvimento web com java

9 respostas
ari_cesar

Olá pessoal, queria a opinião de vocês quanto o desenvolvimento web com java. Dei uma passada pelo forum e vi gente falando para usar JSF, outros dizendo para usar JSP, já outros JavaFx e outros Adobe flex. Pois bem, nas minhas leituras as minhas dúvidas não foram sanadas e por isso resolvi perguntar. Seguem elas abaixo.

1º Para o desenvolvimento de web sites qual dessas é a que tem melhor desempenho e que de para fazer um layout atraente?

2º Qual delas é mais fácil de aprender?

3º Existe algum template pré-pronto em alguma dessas tecnologias onde só se precisa mudar uma coisinha aqui e ali e jogar na web (afinal sou programador e minha veia de design é pessima) ?

4º Java é uma linguagem que serve para fazer páginas de web?

5º Eu já tenho alguma idéia de Adobe flex, até ja desenvolvi um sistema mto bacana com ele, mas pelo que li ele não é bom para fazer sites por que fica pesado. Isso é verdade em relação ao adobe flex?

Obrigado.

9 Respostas

hiarlay

1- Com flex vc faz um aplicação web parecendo desktop. assim como o java Fx.

2- O seu design vai ser melhor se vc tiver boa noção de design e criatividade. CSS

3- O JSF é mais simples, pois possui o visual JSF, vc cria um sie Clicando e arrastando os itens assim como java swing do netbeans e no eclipse com plugin

4- Se você usar arquitetura MVC, o mesmo programa java pode rodar desktop, web ou até mobile(as vezes com algumas restrições)

Que tipo de site você quer fazer?

RESUMO GERAL - Use a tecnologia que você sabe, ela é a melhor pra realizar a atividade que você precisa.

ari_cesar

Vou ter que fazer para um parente um site comercial e que junto tenha uma área administrativa para controle de venda dos produtos e cadastro de representantes.

hiarlay

Então JSF ta resolvido.

ari_cesar

Não entendo nada de web e tecnologias para ela, mas me diz uma coisa, dá para fazer um layout atraente para o usuário com JSF? Com o adobe flex o layout enche os olhos, já com o JSF me parece mais uma pagina estática feita em httml puro.

Victor_Neves

JSF é arranjar sarna pra se coçar…

da pra voce fazer uns hellowords tranquilo, mas quando surge um problema maior você perde o controle justamente por que o JSF faz você não ter controle do código…

crie uma pagina em JSF no seu IDE , rode, e depois veja o HTML, o JSF cria um monte de coisas sozinho e que você não sabe pra que e por que!!!
o JSF faz coisas escondidas por trás do código programador mas que o programador não tem conhecimento, não tem controle…
eu , particularmente, gosto de ter controle sobre meu código, coisa que com JSF eu não teria…

F

JSP e servlets são o início do caminho de quem está aprendendo Java para Web.
A aparência é comum, mas você pode resolver isto com CSS e criatividade.
Como você disse que seu lado de designer é caído, carinha bonita é com o Flex.

Java é muito phoda pra Web. Tem muita coisa maneira pronta, mas para poder usufruir das coisas legais, você precisa conhecer de servlets e JSP no mínimo.

O flex tem um problema de gerência de memória. O seu GC não é tão eficiente. Há formas de minimizar tal problema. Mas este já é um dos casos que pega quem está iniciando com o flex. Como vc já tem alguma experiência com o flex, é só procurar por informações sobre este problema e cuidar bem da sua arquitetura.

O lance chato é que a curva de aprendizagem é longa.
Procure pelas apostilas do caelum.

luiz_renato

ari_cesar,

Com relação a visual vc no início pode até ir se virando c/ templates ou algo do tipo mas com o tempo vai ter que mexer com CSS.

Estudo e gosto muito de Java p/ web ms quando o negócio é freela (não sei se é esse o seu caso) , uso o Grails http://www.grails.org/Documentation+Portuguese porque ele roda na JVM, usa Groovy que é uma linguagem parecida com Java, gera toda a parte visual no padrão dele com CSS e vc pode mudar como quizer ; ele te permite criar ( não só ) CRUD’s rapidamente , muito produtivo e tem uma filosofia muito parecida com o Ruby on Rails.

Luiz Renato

ari_cesar

fvslistas:

JSP e servlets são o início do caminho de quem está aprendendo Java para Web.
A aparência é comum, mas você pode resolver isto com CSS e criatividade.
Como você disse que seu lado de designer é caído, carinha bonita é com o Flex.

Java é muito phoda pra Web. Tem muita coisa maneira pronta, mas para poder usufruir das coisas legais, você precisa conhecer de servlets e JSP no mínimo.

O flex tem um problema de gerência de memória. O seu GC não é tão eficiente. Há formas de minimizar tal problema. Mas este já é um dos casos que pega quem está iniciando com o flex. Como vc já tem alguma experiência com o flex, é só procurar por informações sobre este problema e cuidar bem da sua arquitetura.

O lance chato é que a curva de aprendizagem é longa.
Procure pelas apostilas do caelum.

Valeu fvlistas. Cara, onde encontro esse material que tu disso sobre java na web? Queria dar uma olhada pelo menos, mesmo não entendendo muito.
Ja aproveitando, quando tu fala em gerenciamento de memória tu ta tradando diretamente sobre aquela história de Flex não ser para web e sim para intranet ou é sobre algo mais específico?

luiz_renato:

ari_cesar,

Com relação a visual vc no início pode até ir se virando c/ templates ou algo do tipo mas com o tempo vai ter que mexer com CSS.

Estudo e gosto muito de Java p/ web ms quando o negócio é freela (não sei se é esse o seu caso) , uso o Grails http://www.grails.org/Documentation+Portuguese porque ele roda na JVM, usa Groovy que é uma linguagem parecida com Java, gera toda a parte visual no padrão dele com CSS e vc pode mudar como quizer ; ele te permite criar ( não só ) CRUD’s rapidamente , muito produtivo e tem uma filosofia muito parecida com o Ruby on Rails.

Luiz Renato

Luis, valeu pela dica do Grails. Eu não tinha a minima idéia de que dá para integrar java com CSS. Alias é possível eu colocar um Jquery, Flash ou qualquer coisa desse tipo para fazer uma view bonita para o usuário?

Uma outra pergunta para todo o pessoal do forum é onde posso encontrar material interessando sobre java web. Eu dei uma olhada no JEDI só vejo falarem de JSF, Struts, BD e coisas assim, na caelum é praticamente a mesma coisa que o material do JEDI… não sei mas me parece que java Web se resume a servlets, JSP, Struts, JSF, BD ou fameworks de persistencia. É por ai mesmo ou tem algo além disso?

Abraço e valeu pela ajuda

F

O material está aqui Apostilas Caelum.

O lance do flex é que ele leva objetos para a memória e não os retira por completo, mesmo que não haja mais referências a eles.

Criado 10 de setembro de 2010
Ultima resposta 10 de set. de 2010
Respostas 9
Participantes 5