Desenvolvimento Web com Java

Olá!

Sou iniciante (se é que posso dizer que já iniciei alguma coisa) em Java para web. Quero estudar em casa, mas estou tendo dificuldades para entender. Quero saber como construo o meu código de página web. Não estou entendendo onde é que entra JSP, servlets, JFS etc dentro do meu código, se é que essas coisas, de fato, entram no código. Acho que ajudaria se alguém explicasse a ordem dos assuntos referentes à Java (web) que eu tenho que estudar para aprender a construir as páginas, tipo um passo a passo. Tentei a apostila do site da Caelum (Java para Desenvolvimento Web FJ-21), mas não entendi nada. Ela começa explicando banco de dados, ou seja, um absurdo para um iniciante que mal construiu aquela “MinhaPrimeiraPagina”. Por enquanto, instalei Java no meu computador, assim como o Eclipse e o Apache Tomcat. Até criei aquela primeira página que todo mundo cria no início chamada “alô mundo”, e na mesma tentei incluir alguma coisa parecida com "… =new SimpleDateFormat(“hh:mm:ss”).Format(Date())/> para mostrar a data ao lado da string “alô mundo”, mas deu erro (não sei se escrevi o comando certinho agora, mas na hora em que estava tentando programar, copiei de um livro através do qual estou tentando estudar (Programação Java para Web). Portanto, o código em si estava certo). Tenho que instalar alguma coisa, tipo bibliotecas, pacotes etc para usar as classes do Java (não sei se é assim que se chama)? E aí exitem também Javaserver, Java EE, Javascript, Ilha de Java, etc, etc, etc…
Estou muito confuso. Por favor, alguém me ajude!

Peço desculpas por qualquer “besteira” que eu provavelmente tenha dito em virtude da atual e, espero eu, passageira ignorância total sobre o assunto.

Camarada, desculpe, mas isso tem um nome: preguiça.