Desenvolvimento Web com Java

Olá!

Sou iniciante (se é que posso dizer que já iniciei alguma coisa) em Java para web. Quero estudar em casa, mas estou tendo dificuldades para entender. Quero saber como construo o meu código de página web. Não estou entendendo onde é que entra JSP, servlets, JFS etc dentro do meu código, se é que essas coisas, de fato, entram no código. Acho que ajudaria se alguém explicasse a ordem dos assuntos referentes à Java (web) que eu tenho que estudar para aprender a construir as páginas, tipo um passo a passo. Tentei a apostila do site da Caelum (Java para Desenvolvimento Web FJ-21), mas não entendi nada. Ela começa explicando banco de dados, ou seja, um absurdo para um iniciante que mal construiu aquela “MinhaPrimeiraPagina”. Por enquanto, instalei Java no meu computador, assim como o Eclipse e o Apache Tomcat. Até criei aquela primeira página que todo mundo cria no início chamada “alô mundo”, e na mesma tentei incluir alguma coisa parecida com "… =new SimpleDateFormat(“hh:mm:ss”).Format(Date())/> para mostrar a data ao lado da string “alô mundo”, mas deu erro (não sei se escrevi o comando certinho agora, mas na hora em que estava tentando programar, copiei de um livro através do qual estou tentando estudar (Programação Java para Web). Portanto, o código em si estava certo). Tenho que instalar alguma coisa, tipo bibliotecas, pacotes etc para usar as classes do Java (não sei se é assim que se chama)? E aí exitem também Javaserver, Java EE, Javascript, Ilha de Java, etc, etc, etc…
Estou muito confuso. Por favor, alguém me ajude!

Peço desculpas por qualquer “besteira” que eu provavelmente tenha dito em virtude da atual e, espero eu, passageira ignorância total sobre o assunto.

Camarada, desculpe, mas isso tem um nome: preguiça.
Qual a dificuldade em procurar um livro de java web? Aliás, até mesmo o use a cabeça ou o do deitel tem exemplos disso. Se você saísse do facebook e pesquisasse na internet, encontraria milhares de exemplos, de todos os tipos, cores e orientações sexuais.
Saia do ovo, aprenda a pesquisar. Vai ser muito útil e interessante.

[quote=drsmachado]Camarada, desculpe, mas isso tem um nome: preguiça.
Qual a dificuldade em procurar um livro de java web? Aliás, até mesmo o use a cabeça ou o do deitel tem exemplos disso. Se você saísse do facebook e pesquisasse na internet, encontraria milhares de exemplos, de todos os tipos, cores e orientações sexuais.
Saia do ovo, aprenda a pesquisar. Vai ser muito útil e interessante.[/quote]

Cara, quando é que um preguiçoso fica a tarde inteira lutando contra um computador para configurar Apache Tomcat, Paths, Eclipse, entre outras coisas com as quais está tendo contato pela primeira vez na vida? Acho que o preguiçoso em questão é você, por não ter lido o tópico até o final. Caso contrário, teria visto que eu estou tentando estudar pelo livro “Programação Java para Web” e que já saí da fase “pesquisa por livros de Java na web” já faz tempo. Eu nem sequer tenho perfil no Facebook. Aliás, nem Orkut eu tinha. Nunca gostei de sites de relacionamento. Pesquisar na Internet? Oras, não é isso mesmo que eu estou fazendo aqui? Se eu já tivesse sanado as minhas dúvidas com os milhares de exemplos, de todos os tipos, que existem na Internet (os quais você mencionou), eu não teria perguntado aqui. Tenha humildade. Não é porque você aprendeu sozinho Java web através dos milhares de exemplos que citou, que todas as outras pessoas interessadas no assunto vão aprender também. E também não é porque você utilizou os referidos exemplos para sua orientação sexual, que outras pessoas precisam fazer o mesmo. Eu pensei que estava completamente perdido quanto à programação Java web. Agora vejo que há outras pessoas ainda mais perdidas do que eu, as quais tiveram de procurar entre milhares de exemplos, de todos os tipos, para adquirirem até mesmo, dentre outras coisas, alguma orientação sexual. É assim mesmo, camarada. A gente procura pelo que precisa. Eu procuro por orientação em Java web. Agora todos sabem de que tipo de orientação você precisou… ou será que ainda precisa???

Boa tarde IPMON,

Percebi que você está meio tenso querendo aprender trocentas coisas ao mesmo tempo. A primeira dica que lhe dou é começar aos poucos, sem querer entender diversas coisas ao mesmo tempo. Se você está começando agora, tente abstrair o JSF dos seus estudos por enquanto. Foque no Java básico, Servlet, e JSP.

Poste o erro que deu ai no seu código.