OLá pessoal, ja trabalho com desenvolvimento web a um bom tempo, ja passei por php , html, javascrit, q sem dúvida é um trio poderoso, em seguida começei a trabalhar com servlets, html/javascritp, depois jsp, até que conheci o struts utilizei em um projeto bem grande um portal… o projeto levou quase 2 anos… eu achava o struts a " ultima bolacha do pacote" , junto com taglibs e outras coisas mais…
em 2008 trabalhei em um projeto com GWT, precisei de conhecimento prévio em html e javascrit, pra poder dar qualidade real ao projeto, pra complementar,mas digo o seguinte, a produtividade com gwt é incrivel, vi a possibilidade de desenvolver componentes, criar uma arquitetura para desenvolvimento de aplicações muito interessante, vc pode ter componentes customizados, e criar seus plugins no eclipse … com isso vc consegue criar uma rotina bem complexa em poucas horas… a produtividade é muito grande…
atualmente to usando o Flex no projeto de um ERP, é um tanto mais simples que gwt, e tem possiblidades enormes… você pode também ter seus próprios componentes e usar editores visuais pra montas as telas…
se alguém me perguntar se quero voltar a usar STruts… taglibs, html puro… aff nunca mais…
a não ser que o requisito do projeto realmente impessa o uso de algo como flex ou gwt… sempre vou dar preferência a eles…
detalhe… sempre estive evolvido com projetos de " sistemas web" não de sites… pro meu caso … estas ferramentas são fantásticas…