Desenvolvimento web como é hoje... Oque podemos esperar?

Talvez isso seja uma polemica… mas vamos la.
Vejo o futuro do desenvolvimento web como conhecemos hoje, mudando lentamente…
Hoje cada vez mais projetos que pego de clientes estão sendo desenvolvidos digamos, como “programação desktop”.
Usando frameworks como o Thinwire, Echo, GWT e outra carrada que existe ai no mercado.
Particularmente eu gostei destes projetos, inclusive o tempo de desenvolvimento diminuiu drasticamente em diversos deles, isso por diversas questões (melhor rastreabilidade, não programar jsp ou javascript nem html, curva de aprendizado menor, entre outras).
Como hoje vocês estão tratando esta questão em seus projetos?
Esse modelo veio para ficar na opnião de vocês?

Grande abraço!

Nos meus projetos trabalho basicamente com VRaptor3, Hibernate, MySQL/PostgreSQL, JQuery, JSP e Sitemesh

Não sei como anda o GWT atualmente mas quando vi algo em 2008, achei bastante trabalhoso…

Eu não entendo como as pessoas podem querer trabalhar com projetos web e não mexer em html, javascrip e css.

Boa parte dos desenvolvedores JEE não possuem o mínimo necessário de conhecimento nestas linguagens e acabam adorando quando algum framework faz esse trabalho para ele. Eu acho que o desenvolvimento web vai continuar sendo o que é hoje. Aplicações distribuídas, com performance e fácil acesso.

A internet vem sofrendo mudanças como a web 2.0 mas essa mudança não afeta a maioria das empresas, a menos que você trabalhe numa agência de publicidade e precise usar redes sociais e afins.

[quote=Giulliano]Eu não entendo como as pessoas podem querer trabalhar com projetos web e não mexer em html, javascrip e css.

Boa parte dos desenvolvedores JEE não possuem o mínimo necessário de conhecimento nestas linguagens e acabam adorando quando algum framework faz esse trabalho para ele. Eu acho que o desenvolvimento web vai continuar sendo o que é hoje. Aplicações distribuídas, com performance e fácil acesso.

A internet vem sofrendo mudanças como a web 2.0 mas essa mudança não afeta a maioria das empresas, a menos que você trabalhe numa agência de publicidade e precise usar redes sociais e afins.[/quote]

Mesmo com estes frameworks as aplicações não deixam de ser distribuidas e com performance.
O fato é que escrever javascript e html é demorado, e pode ocasionar muitos problemas quando quem está trabalhando com isto não tem o devido conhecimento.
Também é fato que quanto menos código precisa “replicar” nas camadas, mais qualidade e rastreabilidade sua aplicação acaba tendo.
Não entro no mérito de alguns programadores saber ou não saber javascript, e sim nos prós e contras que estes frameworks de interface “server side” estão trazendo.

Abraço.

insonix eu trabalhei com JSF, VRaptor, Struts e JSP puro. Tenho certeza que a performance de uma JSP é superior aos 7 ciclos de vida do JSF (por exemplo). Além disso eu não disse que aplicações sem frameworks não são distribuídas e nem possuem performance. Apenas não acho que o desenvolvimento web vai mudar, o que pode surgir são novos frameworks que geram html, js, e css para vc.

Nesse caso o foco da sua dicussão deveria ser: “Será que vão criar frameworks web mais rápidos para desenvolvermos”

Escrever javascript é demorado ? Sim, para quem não conhece. E aí eu volto a dizer, não dá pra desenvolver aplicações para a web se a pessoa não sabe trabalhar ou conhece estas linguagens.

OLá pessoal, ja trabalho com desenvolvimento web a um bom tempo, ja passei por php , html, javascrit, q sem dúvida é um trio poderoso, em seguida começei a trabalhar com servlets, html/javascritp, depois jsp, até que conheci o struts utilizei em um projeto bem grande um portal… o projeto levou quase 2 anos… eu achava o struts a " ultima bolacha do pacote" , junto com taglibs e outras coisas mais…

em 2008 trabalhei em um projeto com GWT, precisei de conhecimento prévio em html e javascrit, pra poder dar qualidade real ao projeto, pra complementar,mas digo o seguinte, a produtividade com gwt é incrivel, vi a possibilidade de desenvolver componentes, criar uma arquitetura para desenvolvimento de aplicações muito interessante, vc pode ter componentes customizados, e criar seus plugins no eclipse … com isso vc consegue criar uma rotina bem complexa em poucas horas… a produtividade é muito grande…

atualmente to usando o Flex no projeto de um ERP, é um tanto mais simples que gwt, e tem possiblidades enormes… você pode também ter seus próprios componentes e usar editores visuais pra montas as telas…

se alguém me perguntar se quero voltar a usar STruts… taglibs, html puro… aff nunca mais…

a não ser que o requisito do projeto realmente impessa o uso de algo como flex ou gwt… sempre vou dar preferência a eles…

detalhe… sempre estive evolvido com projetos de " sistemas web" não de sites… pro meu caso … estas ferramentas são fantásticas…

Pessoalmente é importante conhecer também noções de SEO, HTML5, CSS 2/3 além de escalabilidade, incluindo estratégias de caching em todos os pontos, redundância de sistemas, NoSQL, saber gerar os cabeçalhos HTTP da melhor forma, etc.