Desenvolvimento web, design?

2 respostas
A

Ola Pessoal !

Sempre desnvolvi aplicações desktop em delphi e tenho um bom conhecimento em html, e estou começando a estuda java para desenvolvimento web.

A duvida é o seguinte toda parte de desing na pagina é html+java script
as validações ocorem todas em java script? o que é ajax e onde ele entra? teria uma boa apostila para indicar? e como implentar no netbeans?

desde já obrigado pessoal!

2 Respostas

_

Olá

a validaçao é sempre feita na camada de negócios, seguindo o padrao MVC…

as vezes utiliza-se a validaçao também em javascript para nao consumir a banda da conexao… mas a validaçao tem que ser feita novamente na camada de negocios…

ajax (assinchronous javascript with XML) é simplesmente um javascript que acessa o servidor assincronamente. é bastante utilizado em sites conhecidos como web 2.0.

Em java, tem uma ferramenta muito interessante pra trabalhar com Ajax, chama-se DWR. É bem fácil trabalhar com ela, bastando apenas configurar xml.

http://getahead.ltd.uk/dwr

Se quiser saber mais sobre MVC, é bem fácil achar no google…

G

“alvysson”:
Ola Pessoal !

Sempre desnvolvi aplicações desktop em delphi e tenho um bom conhecimento em html, e estou começando a estuda java para desenvolvimento web.

A duvida é o seguinte toda parte de desing na pagina é html+java script
as validações ocorem todas em java script? o que é ajax e onde ele entra? teria uma boa apostila para indicar? e como implentar no netbeans?

desde já obrigado pessoal!

Sim, as telas são construídas em HTML/XHTML + CSS + JavaScript. Você usar até o OpenLaszlo para criar um interface rica, mas aí é outra conversa :wink:

A validação depende do seu gosto. As validações podem ser feitas tanto no lado do server quanto no cliente. Alguns frameworks implementam essas funcionalidades.

Procura no Google que você encontra muito material sobre HTML, AJAX, etc…

Criado 14 de janeiro de 2007
Ultima resposta 16 de jan. de 2007
Respostas 2
Participantes 3