eu estou começando a estudar Java e me deparei que o Java EE é utilizado mais para o Desenvolvimento Web (me corrijam se eu estiver falando besteira) e o Java SE para Mobile e Desktop. O que eu penso é: qual vale mais a pena para conseguir um estágio, emprego e tudo mais? Acho bacana todas as 3 versões de desenvolvimento, só quero escolher bem em questão de remuneração, vagas para estágios etc…
Acredito que o melhor caminho é Focar no básico, pois com o andamento do percusso verá que a linguagem menos importa, pois precisara de uma gama de conhecimento, quanto mais a sua base estiver firme, mais rápido aprendera qualquer tecnologia.
Então:
html, css, javascript, sql, git e alguma linguagem backend de sua preferencia.
Para mobile tenha preferencia por nativo.
Nunca cheguei a usar JAVASE(não que eu saiba) para android* e sim o próprio java com a lib. do android nativo.
Um bom diferencial além do inglês é saber padrões, teste e diversas metodologias sem falar no quesito, faça você mesmo.
Quanto mais experiência e conhecimento, mais valioso você se tornara, tudo que falei não é lei, mas por esse caminho que venho seguindo. OBS: vagas sobram…só ter skill e xp, por isso faça você mesmo também é importante. xD
Como @Daniel_Dias falou, o forte do mercado para Java (Oracle) é web, e fraco para desktop. Não se iluda com Java da Oracle para mobile, só foi importante na época do Symbian com Java ME.
Jovem, meu conselho é você analisar sua região.
Se não tem vaga pra desenvolvedor Java, busque outras linguagens. Eu estudei Java por tempos e fui contratado pra ser programados Delphi.
Veja só como são as coisas.
E digo mais. Java Swing é antigo, não perca tempo. Estude JavaFX e já inicie com o pé direito no futuro do Java.